Descubra 9 dicas para conseguir fazer viagens mais baratas

Dá para curtir sem gastar demais e ainda aproveitar as atrações do destino da viagem

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Quando chegam as férias ou épocas de final de ano e feriado, é comum buscar formas de fazer viagens mais baratas. É possível conhecer novos destinos, aproveitar atrações turísticas e descansar sem gastar todo o saldo bancário ou 13º salário, por exemplo.

Cada vez mais existem alternativas de transporte e destinos de viagem. Isso ajuda a encontrar não apenas valores de deslocamento mais baratos, como também locais que não serão extremamente caros para passar seu momento de descanso.

É importante viajar para desestressar, visitar amigos e familiares, aproveitar atrações naturais, conhecer pontos turísticos e curtir uma região diferente, conforme suas preferências. É possível fazer tudo isso com diversos recursos para fazer viagens mais baratas.

9 dicas para você fazer viagens mais baratas

  1. Monte uma reserva financeira para a viagem

A reserva financeira é aquela ajuda que qualquer pessoa pode usar diante de uma situação inesperada. Mas por que não guardar dinheiro também para fazer viagens? Além da reserva de emergência, é possível juntar grana para o momento de viajar.

Com isso, você terá dinheiro suficiente para curtir passeios e atrações durante a viagem, sem precisar usar a grana que seria direcionada para pagar contas e outros débitos do dia a dia. A reserva para viagem também permite pagar passeios e momentos especiais.

  1. Faça o planejamento com antecedência

Além de montar uma reserva financeira para a viagem, é importante montar um planejamento antecipado. Pesquisar por passagens e hospedagem meses antes ajuda a fechar viagens com valores mais baixos, já que existe mais oferta de passagens e hotéis.

Quanto mais próximo da viagem, menores as chances de conseguir preços baixos em hospedagens e passagens. Por isso, escolha o destino, a forma de viajar e o tempo de estadia com antecedência.

  1. Tenha datas flexíveis de viagem

Muitas vezes, tanto passagens quanto hospedagens em um determinado local têm valores mais altos próximos a feriados prolongados ou em alguns dias da semana, como sexta-feira e domingo. Para encontrar bons preços, vale a pena ter flexibilidade nas datas de viajar.

Alguns sites mostram valores de passagens em datas próximas à escolhida anteriormente e, em alguns casos, o preço numa nova data é mais baixo. Também vale a pena aproveitar destinos fora da alta temporada da região ou da época de férias de fim de ano ou de julho.

  1. Faça uma boa pesquisa de preços

A pesquisa durante a fase de planejamento é essencial para fazer viagens mais baratas. Para isso, vale a pena recorrer a:

  • Sites de busca;

  • Páginas de empresas de passagem e hospedagem;

  • Aplicativos de promoções ou de busca por passagens e hospedagens;

  • Os sites das próprias companhias aéreas e de hotéis;

  • Redes sociais de empresas aéreas, hotéis e outras especializadas em viagens.

Além disso, é possível criar alertas pelo e-mail ou em aplicativos para sempre receber avisos caso uma promoção apareça.

  1. Pense em diferentes meios de transporte, de locais de partida de e chegada

Quando se fala em viagens, muitas vezes a primeira coisa que vem à cabeça são as viagens aéreas. Porém, usar transporte terrestre pode ser uma alternativa mais barata, especialmente se você tiver mais tempo para o deslocamento.

Também pode valer a pena combinar diferentes meios de transporte na mesma viagem. Ir de ônibus até uma cidade próxima e, de lá, pegar um voo para o destino turístico pode sair mais barato do que comprar um voo direto entre a cidade de partida e a de chegada. 

Por isso, pesquise não apenas preços de passagens a partir da sua cidade, mas também de cidades vizinhas. Além disso, é possível usar transporte por aplicativo, transporte rodoviário ou mesmo aplicativos de carona solidária.

  1. Procure destinos não tão badalados

foto de mapa colorido com alfinetes coloridos fincados no desenho de países da Europa. Sobre o mapa, também está um passaporte, desfocado na foto

Dá pra viajar para destinos que oferecem o que você quer de uma viagem e, ao mesmo tempo, fugir de locais que costumam ser mais caros. Por isso, em vez de viajar para aquela cidade que todo mundo vai no Ano Novo ou no Carnaval, pense em outras opções.

Pesquise bem e compare preços de passagens e estadia entre as cidades que você considera ir. Também pesquise por locais próximos a essas cidades ou no mesmo estado. Pode aparecer um destino que, por um bom preço, ofereça os atrativos que você deseja.

  1. Aproveite as atrações gratuitas

Passeios em parques, museus ou atrações naturais que são gratuitos são ótimas formas de fazer viagens mais baratas. Pesquise quais os atrativos que não cobram ingresso ou que trabalham com preços mais baixos, e monte um roteiro de lazer que passe por esses locais.

Dessa maneira, sobrará mais grana para gastar com a compra de lembrancinhas, em programas especiais que valem a pena ou naquele restaurante especial da cidade.

  1. Economize com as refeições

É legal comer em restaurantes e quiosques, porém também é bom para o seu bolso economizar nas refeições realizadas na viagem. Procurar locais para se hospedar com café da manhã incluso, por exemplo, é uma maneira de gastar menos com essa refeição.

Além disso, se houver a possibilidade de cozinhar no lugar em que você se hospedou, melhor ainda. Comprar comida no mercado e prepará-la sai mais em conta do que comer fora em todos os dias da viagem.

foto de 3 pessoas brancas conversando, sendo uma delas um atendente de agência de viagem que está diante de um homem e uma mulher de mãos dadas e que estão de costas para a foto. Ao fundo, parece cinza com mapa mundi preto e relógio branco.

Contratar uma agência de turismo e viagens parece uma opção prática, porém o preço dos passeios pode ser mais alto. Afinal, essa empresa presta um serviço e cobrará pela pesquisa, consultoria e todo o trabalho que traz mais comodidade para turistas.

Por isso, se seu foco for baratear a viagem, procure formas de lazer no destino turístico que possam ser feitas por conta própria, sem o auxílio da agência. Só vale lembrar que, a depender do passeio, é importante contratar guias ou agências, como no caso de passeios com atrativos radicais.

 

Quem vai viajar precisa pensar também em como levar objetos pessoais para os destinos. Nessa hora, vale a pena pesquisar por malas de viagem baratas. Saiba como encontrá-las e conheça alguns exemplos!