O que você vai ler neste artigo:

Você já ouviu falar em adesivo para cartão de crédito? Essa forma de personalização, que embora pareça apenas um capricho do titular, pode trazer benefícios e até mesmo   segurança para o seu companheiro de compras. 

Mas cuidado: como existem partes sensíveis em seu cartão, evite colocar qualquer tipo de  adesivo. É importante utilizar materiais de qualidade e não aplicar o adesivo em cima de alguns locais, como o chip ou tarja.

Neste artigo, vamos explicar como fazer essa personalização sem prejudicar o uso do cartão e quais as vantagens em adotar essa prática.  

O QUE É ADESIVO PARA CARTÃO DE CRÉDITO? 

Os adesivos para cartão de crédito são adesivos que podem ser colados em cartões, tornando possível uma personalização, mas mantendo a função primordial do produto, que é fazer compras.

Eles podem ser aplicados em cartões de crédito, de débito, vale-alimentação, vale-refeição e outros tipos de cartões usados para compras. 

Essa personalização ajuda a identificar melhor o seu cartão, principalmente quando eles estão vinculados a uma instituição financeira, pois em geral eles costumam ter a mesma aparência, mudando apenas a numeração e o nome do titular. 

Essa semelhança é um prato cheio para pessoas com más intenções, que podem trocar o seu cartão por outro sem que você perceba. Aliás, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), esse é um dos golpes mais comuns aplicados em clientes bancários.

O risco aumenta ainda mais quando o cartão possui a tecnologia de pagamento por aproximação, já que em alguns casos não é necessário digitar a senha para realizar o pagamento. 

QUAIS OS CUIDADOS PARA COLOCAR UM ADESIVO NO CARTÃO?

Existem alguns cuidados que você deve ter antes de começar a utilizar um adesivo em seu cartão. 

Na hora de colar, cuidado com o chip. Ele é a parte mais sensível e importante de seu cartão. Então, não deixe o produto ficar sobre o chip, senão pode danificá-lo e, desta forma, você ficar sem poder usar o cartão para compras.

Procure por materiais que sejam mais resistentes. Se a tinta começar a se dissolver, por conta do abafado da carteira ou da bolsa, pode danificar o cartão.  

O adesivo não pode deixar o cartão maior. Se ele ficar muito “grosso” você terá problemas para passá-lo em algumas máquinas. Por isso, é bom não colar adesivo dos dois lados do cartão: isso pode deixá-lo muito grosso.

Se você quiser, o adesivo pode ser colocado sobre seus dados pessoais, como nome ou número do cartão. Ou, se for colar na parte de trás, pode cobrir o CVV, que é o código de  segurança usado em compras pela internet.

QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE ADESIVOS PARA CARTÃO DE CRÉDITO DISPONÍVEIS? 

Existem diversas lojas online que oferecem esse produto. Algumas já trazem as ilustrações fechadas e outras podem personalizar o adesivo de acordo com o seu desejo. Veja abaixo 5 opções e inspire-se:

1. Personagens

Se você ama algum personagem da ficção, essa pode ser a sua categoria. Hommer Simpsons, o patriarca da série Os Simpsons, Darth Vader, Mickey e companhia e até mesmo o Julius do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” estão disponíveis.

2. Filmes e séries

Essa é a oportunidade para homenagear os filmes e seriados que marcaram a sua vida. Parque dos Dinossauros, De Volta para o Futuro, ET - O Extraterrestre, Friends, Game of Thrones e muito mais.

3. Memes

Sabe aquelas imagens engraçadas que você vê na internet? Elas também podem se transformar em adesivos para o seu cartão de crédito.

4. Times

Quem é apaixonado por futebol também pode homenagear o time do coração com adesivos personalizados com as cores e brasão do clube. Só cuidado para não comemorar um gol jogando o cartão para cima ou descontar a raiva por uma derrota no cartão, hein?

5. Arte

Entre as opções de adesivos disponíveis ainda existem aquelas que replicam grandes obras de arte. Dos principais museus do mundo para a sua carteira.

E, se você recebeu um cartão do Banco PAN recentemente, veja aqui como fazer o desbloqueio diretamente pelo seu aplicativo