Cartão de crédito virtual: entenda como esse recurso pode ajudar em compras online

O cartão virtual não substitui o físico e só pode ser usado em compras pela internet, com mais segurança. Saiba como criar o seu

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Um cartão virtual é um ótimo recurso para quem deseja fazer compras online com o cartão de crédito de um jeito mais fácil e seguro. Isso porque é possível comprar a crédito sem estar com o cartão físico na mão, por exemplo. Basta ter o app do banco para usar.

Além da praticidade, o cartão virtual traz benefícios em relação a segurança, algo fundamental para evitar fraudes com cartão de crédito que podem trazer grandes prejuízos e dores de cabeça.

Esse tipo de cartão não substitui o físico. Dessa forma, caso precise utilizar o cartão de crédito de plástico em lojas físicas ou mesmo para comprar online, é possível. Então, entenda as vantagens do cartão virtual para compras seguras e quando ele pode ser usado.

01-Cartao-de-Credito-Virtual-Mobile.png

O que é cartão virtual?

Um cartão virtual ou digital é um tipo de cartão de crédito, só que ele existe apenas no aplicativo do banco que oferece a funcionalidade. Ou seja, não há plástico ou cartão físico: ele existe de forma exclusivamente eletrônica.

Mas é importante dizer que nem todas as instituições financeiras oferecem esse benefício. Então, antes de contratar um cartão de crédito, veja se a operadora inclui essa funcionalidade. 

O cartão virtual é uma espécie de extensão do cartão de crédito comum. Isso significa que, para ter esse recurso, é necessário já possuir cartão de crédito físico. Quem não tem cartão de crédito convencional não consegue criar uma versão virtual.

Essa forma eletrônica de cartão possui numeração, código de segurança (CVV) e data de validade diferentes do cartão comum atrelado à versão digital. Portanto, não é uma “cópia” virtual do cartão físico.

Esse é um diferencial importante, pois é um dos fatores mais importantes para a segurança do cartão de crédito digital. 

Tanto cartões físicos quanto virtuais atrelados têm, em geral, o mesmo limite. Além disso, os gastos com ambos aparecem na mesma fatura. Então, ele não será um aumento de limite para o cliente, mas apenas um meio de pagamento com mais segurança.

7 Vantagens do cartão virtual

  1. Torna as compras online mais seguras

02_Mobile_Cartao_Virtual.jpg

O número do cartão, o código de segurança e a validade do cartão virtual são diferentes do físico. Além disso, cartões digitais podem ter validade de algumas horas ou mesmo só valerem para uma compra de cada vez. 

Com isso, fica mais difícil alguém se apropriar dos dados do cartão e usá-lo para fazer compras de forma indevida. 

Outra vantagem é que, mesmo se houver um vazamento de dados do cartão, não será possível utilizar as informações da versão digital.

Mesmo que o limite seja compartilhado e a fatura seja a mesma, não é preciso estar em posse dos 2 cartões, físico e virtual, para as compras online. Caso tenha solicitado troca de cartão ou esteja sem a versão de plástico na hora, existirá a digital para usar.

É importante lembrar que os cartões virtuais não substituem os físicos. Por isso, caso tenha sofrido ou roubo ou perda, bloqueie o cartão e comunique o banco, para evitar que criminosos o utilizem para compras.

  1. É totalmente gratuito

Não há nenhuma cobrança, taxa ou juros relacionados à geração e uso do cartão de crédito virtual. Por isso, é uma opção adicional de segurança e praticidade oferecida pelas  instituições, sem necessidade de pagar nada por isso.

  1. É gerado pelo app do banco

Os aplicativos dos bancos que contam com o cartão virtual são o canal para gerar o recurso. Logo, basta estar com o celular para gerar e fazer compras online utilizando a versão digital do cartão de crédito.

  1. Usa os mesmos limites do cartão de crédito físico

O limite do cartão de crédito virtual é, geralmente, o mesmo do cartão físico. Isso reduz as chances de superendividamento, pois o limite continuará único. Assim, há menos possibilidades de contar com 2 limites que sejam altos demais para a sua renda.

Além de o limite ser o mesmo, a fatura também continuará uma só. O que pode acontecer é o registro diferenciar as compras com cartão virtual daquelas feitas com o físico. A fatura também deve mostrar diferentes números finais de cartão quando o digital é usado.

03_Mobile_Cartao_Virtual.jpg

O cartão digital pode ser usado em qualquer compra ou transação feita pela internet. Logo, não é possível usar cartões virtuais em lojas físicas, apenas para compras em sites ou aplicativos. 

Também é importante verificar a regra do banco para esse recurso, pois alguns cartões valem apenas para uma única transação e não podem ser usados para pagar serviços por assinatura, por exemplo, que contam com cobrança mensal.

Com esses cuidados, qualquer outra transação eletrônica pode ser paga com o seu cartão virtual.

  1. Permite acumular pontos

Para aqueles cartões que contam com programas de pontos, o uso do recurso digital também traz pontos, assim como acontece com o cartão físico. Os créditos serão adicionados normalmente nas compras feitas com o pagamento via cartão digital.

Como criar cartão virtual

Para gerar um cartão virtual, é necessário possuir o cartão de crédito de uma instituição que tenha a opção de gerar cartões eletrônicos. Também é bom lembrar que apenas o titular do cartão consegue criar a versão digital dele.

Depois, é simples gerar seu cartão. O procedimento pode variar entre cada aplicativo de cada instituição, mas de forma geral, é preciso entrar no aplicativo oficial do banco que emitiu o cartão de crédito e encontrar a opção de cartão virtual.

A depender do aplicativo, existem as opções de:

  • Gerar um cartão virtual único, que vale por algumas horas e apenas para uma compra;

  • Criar uma versão recorrente, que pode ser usada para serviços de assinatura mensal, por exemplo;

  • Gerar uma versão fixa e digital, que terá sempre os mesmos dados de número do cartão, validade e CVV.

Depois de optar pela versão de cartão digital disponibilizada pelo banco, basta validar a geração por senha ou outro recurso eletrônico de verificação.

Agora, sempre que realizar compras online, basta entrar no app, abrir (ou gerar) o cartão virtual e inserir os dados dele na página de compra do site. 

 

Por falar em compras online, que tal juntar melhores preços com segurança? Veja como dá para comprar de forma segura, sem deixar de lado a economia!