O que você vai ler neste artigo:

Ter um cartão de crédito com bom limite pode ser útil em algumas situações, como a compra de um produto de valor elevado e, até mesmo, sacar dinheiro em casos de emergência. Vamos explicar como calcular o limite do cartão consignado. 

Se você é aposentado ou pensionista do INSS ou servidor público - federal, estadual e municipal-, está apto a solicitar um cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado funciona como um cartão de crédito normal. A diferença é que parte do saldo devedor da fatura é descontada automaticamente da folha de pagamento ou benefício previdenciário. 

Como calcular o limite do cartão consignado

O primeiro passo para entender como calcular o limite do cartão consignado é que ele pode variar de acordo com o valor mensal do seu benefício. 

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, por exemplo, a Instrução Normativa nº 107 permite que o limite seja de até 1,6 do valor mensal do benefício  

Isso significa que, se você recebe uma aposentadoria de R$ 2.000 por mês, por exemplo, o limite do cartão consignado será de até R$ 3.200.

Em outros casos, o limite será concedido de acordo com as políticas de crédito da instituição em que você pediu o cartão. 

Qual é o limite de saque do cartão consignado?

Além de ser usado para fazer compras, o cartão de crédito consignado permite que você realize saques em dinheiro. 

No Banco PAN, o cliente que tem esse cartão consegue sacar até 70% do limite. Essa transação pode ser realizada também em qualquer caixa 24 horas.

Além disso, no PAN você pode transferir o valor que sacaria para a sua conta digital. Para isso, basta ligar na central de atendimento. 

Mas preste atenção: esse saque emergencial tem incidência de juros. Por isso, avalie a necessidade do uso desses recursos e a taxa de juros cobrada. 

Qual é a relação da margem consignável com o cartão? 

Quando você solicita um crédito consignado, existe um limite para o valor das parcelas que serão descontadas do seu salário, benefício, aposentadoria ou pensão: é a margem consignável. 

De acordo com com a Lei Nº 10.820/03, só é possível comprometer até 35% do salário, benefício, pensão ou aposentadoria para quitar a dívida adquirida no empréstimo consignado

Já quem é aposentado ou pensionista do INSS tem limite um pouco maior: 40% do valor total da aposentadoria ou benefício até o final de 2021, como diz a Lei Nº 14.131.

Esse limite deve respeitar a seguinte divisão: 

  • 35% da renda para pagamento do empréstimo.

  • 5% para pagar o cartão de crédito consignado. 

Isso significa que quando você possui um cartão de crédito consignado, apenas 5% da sua renda pode ser utilizada para pagar uma parte da fatura. 

Como pagar a fatura do cartão consignado?

Assim como qualquer cartão de crédito, o cartão de crédito consignado também tem uma fatura que deve ser paga mensalmente.

Nela constam todas as suas despesas, como compras parceladas ou saques em dinheiro, nesse caso já com a taxa de juros aplicada. 

Todo mês, 5% do seu benefício, pensão, aposentadoria ou salário é descontado em folha para pagar o mínimo da fatura. 

Se houver valor restante, ele deve ser pago em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou pelo app da instituição financeira.

Importante saber que: se o valor descontado for igual ou superior ao mínimo, você estará livre de ser considerado inadimplente em relação ao cartão. 

Agora, se o que foi descontado está abaixo do valor mínimo da fatura, então será necessário pagar a diferença para não ficar inadimplente. 

E vale lembrar: a melhor maneira de usar o cartão de crédito é pagar o valor integral da fatura a cada mês, para não cair no crédito rotativo , cujas taxas de juros são mais altas. 

Então, quando chegar sua fatura, confira o que já foi descontado e, se possível, pague todo o valor restante. Assim, você recupera seu limite para novas compras e evita pagar mais juros. 

Agora que você já sabe como calcular o limite do cartão consignado e como pagar a fatura, que tal pedir o seu? 

No Banco PAN, o cartão consignado está disponível para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, não tem anuidade, pode ser contratado 100% online. Confira e peça já!

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo consignado e também o cartão de crédito consignado.