O que você vai ler neste artigo:

Algumas empresas abrem contas-salário para novos funcionários. Porém, muita gente gostaria de receber seu dinheiro em contas digitais e, por isso, fica em dúvida sobre como fazer portabilidade da conta-salário para a conta digital.

Afinal, nem sempre a conta indicada pela empresa é aquela na qual o novo funcionário deseja receber o salário ou mesmo usar no dia a dia. Isso é ainda mais comum com as ofertas dos bancos digitais, que têm diferenciais importantes em relação aos bancos tradicionais.

É possível fazer a portabilidade do seu salário de uma conta-salário para uma conta digital sem precisar se deslocar até uma agência física, basta usar os canais digitais dos bancos ou realizar o pedido de transferência por escrito.

O QUE É PORTABILIDADE DE SALÁRIO?

Portabilidade de salário é um recurso criado em 2006, pelo Banco Central do Brasil. A portabilidade permite que uma pessoa receba o seu salário na conta que for de sua preferência.

Isso porque, ao começar em um emprego, a empresa pode solicitar a abertura de uma conta em um banco no qual ela possui parceria para realizar o pagamento dos salários. Apenas a empresa faz depósitos nessa conta.

Agora, se você não quer usar essa conta para receber o salário ou para usar os serviços dela, pode pedir a portabilidade para que o pagamento mensal seja depositado em outra conta de sua preferência, seja ela tradicional ou digital.

Trabalhadores de empresas públicas e privadas que são remunerados nas contas-salário podem solicitar portabilidade. Mas atenção! Somente o titular das contas é quem pode solicitar a portabilidade. Além disso,  beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não podem efetuar a portabilidade de salário, devendo consultar as regras do INSS para esse tipo de alteração.

É bom lembrar que a conta-salário não é fechada ou encerrada com a portabilidade: o que acontece é que o dinheiro será transferido de forma automática para a conta indicada.

Vale lembrar que, mesmo ativa, a conta-salário não cobra tarifas para:

  • Manutenção de conta, mesmo quando não há movimentação pelo cliente;

  • Fornecimento de até dois extratos mensais em caixas eletrônicos;

  • Realização de até duas consultas mensais de saldo em caixas eletrônicos;

  • Realização de até cinco saques;

  • Fornecimento de cartão magnético, exceto nos casos de pedidos de reposição por perda, roubo, danos ou outras hipóteses em que a instituição não tenha responsabilidade.

VANTAGENS DE PEDIR PORTABILIDADE DE SALÁRIO

 

Um dos primeiros benefícios de fazer a portabilidade de salário é ter mais autonomia e liberdade para receber a sua remuneração onde você quiser. Assim, basta usar o recurso para que o dinheiro caia na conta de sua preferência. Isso permite aproveitar vantagens que o banco da conta-salário não oferece, por exemplo.

Dessa forma, você pode buscar contas que tenham isenção de tarifas, como é o caso da conta digital do PAN,  ou que ofereçam serviços de acordo com as suas preferências. Tudo isso deixa o relacionamento com o banco mais prático e melhora o seu controle sobre o seu salário.

Ao mesmo tempo, o pagamento continuará caindo na sua conta sempre no mesmo dia, até meio-dia. Logo, o seu planejamento financeiro não é prejudicado, pois o salário continuará a ser pago na mesma data de sempre.

PASSO A PASSO DE COMO FAZER PORTABILIDADE DA CONTA-SALÁRIO PARA A CONTA DIGITAL

O passo a passo para solicitar portabilidade de salário para conta digital é simples e gratuito. Ele pode ser realizado tanto pelo banco que possui convênio com a sua empresa e na qual foi criada a conta-salário, quanto na instituição cuja conta você quer usar.

Quem deseja receber a remuneração no Banco PAN só precisa seguir as etapas abaixo:

  1. Abra a sua conta se ainda não for cliente;

  2. Certifique-se de que você instalou o app do PAN pela App Store ou Google Play Store;

  3. Entre no app e encontre a opção “Conta corrente”;

  4. Nessa etapa, clique na opção “Receber salário no PAN”;

  5. Informe o CNPJ da sua empresa. Essa informação está disponível no holerite, contracheque ou pode ser disponibilizada pela área do RH;

  6. Informe o nome da empresa  (razão social), que também pode ser localizado nos mesmos documentos;

  7. Selecione o banco no qual a conta-salário foi aberta;

  8. Confirme a solicitação de portabilidade para a conta digital do PAN;

  9. Aguarde a mensagem que informa que o pedido foi realizado com sucesso e clique em “Finalizar”.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA EFETIVAR A PORTABILIDADE DE SALÁRIO?

Em até 10 dias úteis, o pedido deve ser processado e o primeiro pagamento já vai acontecer automaticamente para a conta cadastrada. Se quiser cancelar a portabilidade, é possível fazê-lo a qualquer momento e o pedido será atendido em até 5 dias úteis.

COMO SABER SE A PORTABILIDADE BANCÁRIA FOI FEITA?

Basta aguardar o prazo de 10 dias úteis para que o pedido seja processado e o seu próximo pagamento cairá de forma automática na nova conta indicada. Se isso não acontecer, procure informações com as instituições em que você possui a conta indicada e a conta-salário.

POR QUE PEDIR PORTABILIDADE DA CONTA-SALÁRIO PARA A CONTA DIGITAL DO PAN

 

A conta digital do Banco PAN é cheia de vantagens e receber o salário nela é apenas uma delas. Veja outros benefícios e serviços que você pode aproveitar ao ser cliente do PAN e administrar seu dinheiro aqui:

  • Até 30 transferências por mês de forma gratuita;

  • PIX gratuito, sempre que quiser;

  • Cartão de crédito com descontos em lojas e restaurantes, sem anuidade e com pagamento por aproximação (contactless);

  • 30 saques, TEDs e depósitos por boleto gratuitos todo mês;

  • Antecipação do saque-aniversário do FGTS;

  • Empréstimo pessoal, após análise de crédito;

  • Conta digital segura, com recursos como a autenticação de 2 fatores.

Vale lembrar que a abertura de conta e os produtos de crédito do PAN, como o cartão de crédito, dependem de análise prévia antes de serem aprovados.

Quer uma conta Digital completa, 100% grátis e cheia de vantagens? Abra a sua no Conta Digital gratuita PAN! Isso pode ser feito também pelos botões abaixo: