QR Code PIX: como criá-lo para receber pagamentos

O recurso traz mais facilidade tanto para quem vai pagar quanto para quem deseja receber PIX

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

O PIX traz várias possibilidades de enviar e receber dinheiro, o que facilitou a vida de pessoas físicas e empresas. Uma das formas de utilizar o meio de pagamento instantâneo para receber pagamentos é o QR Code PIX.

Essa forma de utilizar PIX pode ser útil para as mais diversas situações e você não paga nada para gerar um QR Code. Além dele, ainda é possível transformá-lo em uma sequência de números, letras ou um link para ser enviado. É a função PIX Copia e Cola.

Porém, só é possível usar esse método depois do QR Code PIX ser gerado. Outra exigência é que só quem cadastrou uma chave PIX consegue gerar o código. Por isso, é importante realizar esse cadastramento.

O que é o QR Code PIX?

O QR Code PIX é um código que pode ser gerado por quem deseja receber dinheiro pelo meio de pagamento instantâneo. Isso significa que todas as instituições que participam do PIX oferecem a possibilidade de gerar o código QR.

Ele pode ser lido por celulares, utilizando a câmera do aparelho. Além disso, como falamos anteriormente, também é possível transformar o código em um link ou sequência de letras e números que permite fazer pagamentos.

O QR Code é uma tecnologia presente em diversas áreas. Um exemplo é o código abaixo, gerado para quem vai abrir conta no Banco PAN:

02_Mobile_PIX_QR_Code.png

No caso do PIX, basta ter uma chave cadastrada para que o código possa ser gerado pelo app do seu banco. Vale lembrar que existem 2 possibilidades de criar QR Code, a depender do objetivo de quem vai receber o dinheiro. 

QR Code PIX estático

foto de uma mulher usando monitor em cima de balcão, diante de QR Code PIX em painel transparente. A mulher é branca, tem cabelo liso castanho e usa máscara e veste camiseta cinza. Ao fundo, ambiente de estabelecimento comercial em parede cinza.

O código estático do PIX é aquele que vale para várias transações. Quem vai fazer o pagamento coloca o valor de forma manual. Esse código pode ser usado, por exemplo, de forma física na frente do caixa de uma loja.

QR Code PIX dinâmico

Esse código tem validade para uma única transação. Além disso, o valor que deve ser pago aparece de maneira automática, então quem fará o pagamento não precisa preencher esse dado. O recurso pode ser usado em e-mails de confirmação de compra online, por exemplo.

Além de empresas, pessoas físicas também podem gerar códigos do PIX para receber recursos, elas só precisam ter uma chave PIX cadastrada.

Para que serve o QR Code PIX?

Esse código PIX funciona como um código de barras e também pode ser lido pela câmera de alguns modelos de smartphones. É possível ver o recurso em uso em locais como estabelecimentos comerciais. Por isso, ele serve para situações diversas:

  • Dá para imprimir o QR Code estático e deixar na frente da sua loja ou restaurante, assim os clientes só precisam abrir o PIX no celular, fazer a leitura da imagem, inserir o valor da compra e realizar o pagamento;

  • Também é possível gerar um QR Code dinâmico após uma transação específica feita numa loja online e enviar por e-mail para o cliente, como uma maneira para ele pagar a compra via PIX;

  • Algumas lojas online também disponibilizam o código de forma automática em seus sites, com o QR Code dinâmico aparecendo na tela logo após o fechamento de um pedido. O cliente pode pagar pela compra na mesma hora;

  • O código ainda dispensa a necessidade de digitar a chave PIX ou dados bancários do recebedor, pois basta usar a câmera do smartphone ou leitor de QR Code para realizar a transferência de recursos pelo meio eletrônico;

  • O código também auxilia a reduzir o contato físico ou uso de dinheiro em papel com outras pessoas.  

Como gerar o QR Code PIX?

foto de homem sorrindo enquanto olha para o celular, ao lado de tela em destaque na página PIX do aplicativo do Banco PAN. O homem é branco, tem cabelo preto, usa óculos e veste jaqueta verde e camiseta branca. Ao fundo, cores azul e cinza.

Quer receber dinheiro pelo código PIX? Basta gerar o QR Code a partir do app do seu banco. As opções podem variar de acordo com cada instituição. No Banco PAN, é possível gerar o código seguindo as etapas abaixo:

  1. Entre no app do Banco PAN;

  2. Na página da conta corrente, toque na opção “PIX”;

  3. Depois, arraste as opções para o lado esquerdo e escolha “Cobrar alguém”;

  4. Defina, em seguida, quantos pagamentos você quer receber;

  5. Informe o valor a ser recebido para gerar o QR Code dinâmico;

  6. Clique em “Continuar” e, em seguida, escreva uma descrição, se desejar;

  7. Toque no botão “continuar” e, depois, escolha a opção “Compartilhar QR Code” que aparecerá na tela final.

Você também pode gerar o QR Code estático na mesma área PIX do aplicativo do Banco PAN. Lembre-se que, com essa opção, quem fizer o pagamento deverá inserir o valor da transação.

Como pagar um PIX com o QR Code?

É muito fácil pagar utilizando o QR Code PIX. Cada nome ou botão pode mudar de uma conta para outra, mas de maneira geral o passo a passo é simples:

  1. Acesse o PIX pelo aplicativo do seu banco;

  2. Procure o menu PIX da sua conta;

  3. Escolha a opção “Pagar” ou função parecida;

  4. Selecione a opção de pagar usando QR Code;

  5. Na mesma hora, o celular abrirá a câmera traseira. Aponte para o código de quem receberá os valores;

  6. Confira as informações do recebedor e o valor (no caso do QR Code dinâmico) ou insira de forma manual a quantia a ser transferida (se o QR Code for estático);

  7. Confirme o pagamento com senha, biometria ou outro recurso de autenticação.

O canal do Banco PAN no Youtube mostra como você pode fazer pagamentos ou receber valores por PIX, seja pelo código, seja por outras formas, como a chave PIX. Assista:

Depois de saber como criar seu código, descubra quais situações permitem cancelar um PIX!