O que você vai ler neste artigo:

O PIX é o meio de pagamento eletrônico e instantâneo criado pelo Banco Central (BACEN) e disponível desde novembro de 2020. Dá pra usá-lo de diferentes maneiras, e uma delas é com o PIX Copia e Cola.

Além de usar a chave PIX, os dados de quem receberá os valores e da leitura de QR Code, é possível fazer PIX por com a função de copiar e colar um código gerado especificamente para uma determinada transação.

Essa função deve ser disponibilizada por todas as instituições que oferecem o meio de pagamento instantâneo. Ao mesmo tempo, o recurso é uma boa opção em diferentes situações, como no caso de transferências com compras feitas por smartphone.

O QUE É PIX COPIA E COLA?

O PIX Copia e Cola é mais uma função do meio de pagamento. Com ela, uma pessoa ou empresa consegue transformar um QR Code em um código específico ou link para pagamento.

O QR Code é aquela imagem cheia de quadradinhos que pode ser lida pela câmera do celular ou aplicativos. É possível gerar essa imagem no PIX dentro do app do seu banco e, também, transformá-la em um código com vários números e letras ou um link. 

Esse é um exemplo de QR Code, que vai te levar à página com mais informações sobre a conta digital do Banco PAN.

Esse é o PIX Copia e Cola: um código gerado a partir do QR Code de uma transação que pode ser usado para fazer pagamentos. Tanto quem envia dinheiro quanto quem deseja receber pagamentos pode usar o recurso copia e cola do PIX.

COMO USAR A FUNÇÃO COPIAR E COLAR DO PIX?

A função é fácil de ser usada tanto por quem deseja cobrar dinheiro via PIX e ainda mais para quem vai fazer o pagamento. Se o objetivo é receber valores por PIX, o passo a passo é o seguinte:

  1. acesse o aplicativo do seu banco;

  2. na área PIX, procure pela opção de cobrar ou receber, a depender do seu banco;

  3. insira o valor de pagamento que deve cair na sua conta;

  4. confira suas informações e escolha a opção de compartilhar;

  5. procure pela opção de compartilhar o código QR Code ou o link, que aparecerá próximo à imagem do QR Code.

Assim, em vez de enviar a foto para alguém fazer o PIX, é possível enviar uma sequência de letras e números que é específica para esse pagamento. Assim, quem for enviar recursos para você só precisa copiar esse código, colar no próprio sistema PIX e pagar.

Inclusive, para pagar usando o PIX Copia e Cola, o processo é bem fácil:

  1. copie o código recebido da pessoa ou mesmo de uma empresa;

  2. acesse o PIX pelo app do seu banco e escolha a opção de pagar, pagar com QR Code ou termo parecido;

  3. escolha a opção “PIX Copia e Cola” que aparecerá na sequência;

  4. cole o código que foi enviado. É uma sequência longa de números e letras;

  5. confira as informações de quem receberá a grana e, se estiver tudo certo, siga para a parte da senha e confirme a transferência.

Copiar e colar código PIX tem funcionamento parecido ao do boleto bancário, que também permite ler o código de barras ou copiar essa numeração e colar em um app financeiro para pagar.

Só que, diferentemente do boleto (que pode levar até 2 dias úteis para ter o pagamento confirmado), o PIX cai na hora também ao ser usado por meio do recurso de copia e cola. Então ninguém precisa esperar o horário comercial e dia útil para receber o dinheiro.

QUANDO USAR O PIX COPIA E COLA?

O PIX Copia e Cola é mais uma possibilidade de usar o meio eletrônico de pagamentos além das outras já existentes e ajuda em diversas situações.

Por exemplo: uma pessoa está fazendo uma compra pelo celular e quer pagar com PIX. Se for gerado um QR Code na tela do próprio aparelho, não terá como fazer a leitura. Nesse caso, a pessoa pode copiar o código e colar para pagar com PIX.

Isso porque “como o telefone celular é o dispositivo usado para ler o QR Code, não é possível utilizá-lo para ler um QR Code disponibilizado em sua própria tela. A funcionalidade ‘PIX Copia e Cola’ foi pensada para ser uma alternativa nesses casos”, diz o BACEN.

Outra situação é no caso de aparelhos celulares que são menos atuais e não contam com um bom recurso de leitura de QR Code. Com o PIX Copia e Cola, não é preciso baixar nenhum app para ler códigos: basta copiar tudo e colar na área PIX de pagamentos.

Por fim, também é possível usar a função para pagar aplicativos de entrega. Afinal, geralmente utilizamos esses apps no mesmo smartphones que faremos o pagamento, então não é possível usar a câmera do celular para ler o código.

Com isso, os aplicativos podem disponibilizar o QR Code por meio de um código único para usuários realizarem o pagamento.

Vale lembrar que, depois que um pagamento é feito pelo PIX Copia e Cola, aquele código não poderá ser mais utilizado. Com isso, ninguém corre o risco de fazer o mesmo pagamento duas vezes.

DIFERENÇAS ENTRE CHAVE PIX E PIX COPIA E COLA

Chave PIX e PIX Copia e Cola são coisas diferentes:

  • a chave é aquela informação que identifica uma conta e facilita a transferência de recursos. Pode ser o CPF, e-mail, número de telefone ou uma sequência de letras aleatórias criadas pelo sistema PIX

  • o PIX Copia e Cola é um código específico para uma transação, é gerado a partir do QR Code e funciona de um jeito parecido ao código do boleto bancário. É gerada uma sequência extensa de letras e números para usuários pagarem.

Logo, a chave PIX identifica uma conta para qual o dinheiro vai. Já o PIX Copia e Cola transforma os dados do QR Code de uma transação específica em um código.

Depois de entender como o PIX Copia e Cola funciona, é hora de saber as diferenças desse meio de pagamento para as outras formas de enviar e receber dinheiro. Veja como o PIX é diferente do DOC e do TED.