Conta digital PAN pode receber pagamentos de vendas feitas com maquininhas de cartões

Banco PAN já pode ser indicado para receber pagamento de vendas de cartões de crédito ou débito. Entenda como fazer

Renda
Extra
Por Redacao PAN

Se você tem um negócio próprio e recebe pagamentos por maquininhas de cartão, aplicativos, sites de vendas ou outras plataformas do tipo, agora você pode optar por receber os valores de suas vendas de cartão de crédito, débito ou antecipação diretamente na conta digital PAN.

Essa opção se tornou possível porque o Banco PAN agora faz parte do SLC (Sistema de Liquidação de Cartões), usado por essas plataformas de pagamentos para operacionalizar as vendas.

Desta forma, quem tem conta no PAN pode indicar o Banco como seu domicílio bancário e centralizar o recebimento dessas vendas. Descubra o que isso significa, como fazer para utilizar e as vantagens.

O que são plataformas de pagamento do SLC?

Homem sentado à frente de uma mesa sorri ao olhar para o celular que segura na mão esquerda. A direita está sobre um laptop que está em cima da mesa. 

As plataformas de pagamento do sistema SLC são, basicamente, ferramentas que fazem vendas por cartão (débito ou crédito). Essas plataformas de pagamento podem ser, por exemplo:

  • Maquininhas de cartão;

  • Aplicativos de delivery;

  • Aplicativos de intermediação de transporte executivo;

  • Sites de vendas;

  • Aplicativos de venda;

  • Links de pagamento.

Quando você adquire uma maquininha de cartão ou se cadastra para vender em alguma plataforma, existe uma lista de bancos do Sistema de Liquidação de Crédito que podem ser selecionados para cadastro de conta domicílio ou domicílio bancário, que é a instituição onde você vai receber o dinheiro das suas vendas.

Ao se cadastrar nessas plataformas de pagamento, o lojista ou prestador de serviço poderá receber pelas vendas direto na Conta Digital PAN.

O que é um domicílio bancário ou conta domicílio?

O domicílio bancário, também conhecido como conta domicílio, é a instituição financeira da conta corrente utilizada pela pessoa física ou jurídica para receber os recebíveis das vendas por cartões que realizar. Ou seja, é a conta corrente cadastrada que o empreendedor cadastra na credenciadora para receber os créditos de vendas que os clientes pagam com cartões de crédito e débito. 

Essa conta precisa estar cadastrada com o CPF ou CNPJ que consta do cadastro da maquininha de cartão.

Como levar o domicílio bancário para o PAN

Foto mostra uma máquina de cartão sobre uma mesa. Ao fundo, desfocado, aparece uma pessoa , mas seu rosto não está na foto

Para cadastrar sua conta PAN como conta domicílio, é só entrar em contato com o suporte da credenciadora ou adquirente da sua maquininha por meio das plataformas de pagamento e solicitar a alteração.

Cada plataforma tem o seu passo a passo. Em geral, a alteração é feita ao buscar nas plataformas a opção de alterar os dados bancários ou alterar a conta domicílio. Então, você pode buscar o Banco PAN dentre as opções. Daí, deve informar os dados da sua conta PAN.

Confira com a adquirente as informações necessárias para a mudança. Geralmente, dados como nome do banco, código, agência, conta e tipo de conta são necessários.

Importante lembrar que a conta que será domicílio bancário deve ter a mesma titularidade da máquina de cartão. Caso a plataforma esteja registrada no CPF de outra pessoa, não será possível cadastrar sua conta do PAN como conta domicílio.

Após a adesão, todos os valores de suas vendas com cartões serão creditados em sua conta corrente na data estabelecida pela credenciadora.

Ao indicar a  conta digital do PAN como domicílio bancário, você aproveita as vantagens dela,  como:

  • Pacote de serviços isento de cobrança em 30 saques e transferências mensais; 

  • Depósitos por boletos;

  • Pagamentos e consultas, diretamente pelo app; 

  • PIX ilimitado e gratuito;

  • Recarga de celular, dentre outras funcionalidades. 

Como consultar a movimentação das vendas de cartão

Mulher de óculos e camisa branca sorri ao olhar para o celular que está em sua mão direita

Os depósitos feitos na conta digital PAN aparecem no seu extrato de acordo com a categoria dos valores (transações de débito, crédito ou antecipação), seguido da sigla da credenciadora. Veja exemplos:

  • Vendas C.Crédito (para recebíveis de vendas com cartão de crédito);

  • Vendas C.Débito (para recebíveis de vendas com cartão de débito); e

  • Antecip C.Crédito (para antecipações de recebíveis de cartões de crédito).

Depois de cada um desses históricos, aparece no extrato o nome da credenciadora de pagamento. Para consultá-lo, acesse o aplicativo da conta digital PAN.

Os valores creditados na conta são os mesmos repassados pela credenciadora. E os depósitos podem chegar até o final do dia agendado com essa empresa. Mas, se você cadastrou corretamente a Conta Digital PAN como conta domicílio e o dinheiro não cair ou houver dúvidas, é necessário procurar a credenciadora para saber o que aconteceu.

Você pode acompanhar a data e os valores a serem pagos na própria plataforma de pagamento da sua adquirente ou credenciadora. Nesse mesmo local, é possível acompanhar os provisionamentos de depósitos futuros. 

Por fim: se você é empreendedor e quer um local para expor seus produtos, entenda o que é marketplace e como ele funciona.