Controle do orçamento pessoal é hábito para maioria, mostra pesquisa

Maioria dos brasileiros está atenta à educação financeira, sabe o que significa nota de crédito e a considera importante

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

A maior parte dos brasileiros faz controle de orçamento pessoal. Além disso, a população está mais atenta à educação financeira. É isso o que revela uma sondagem feita pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

Entre as pessoas que responderam à pesquisa, 79% dos homens e 78% das mulheres disseram que fazem controle do orçamento financeiro. 

O levantamento também mostra como os entrevistados acreditam na importância da nota de crédito, o chamado score. Foram 59% das mulheres que disseram saber do que se trata a nota de crédito. 

Ou seja, quase 6 a cada 10 sabem o que é isso. Destas, 84% disseram que consideram esse conhecimento importante ou muito importante para a vida financeira.

Já entre os homens, 66% disseram que sabem o que é a nota de crédito. Destes, 82% falaram que esse dado é importante ou muito importante.

A sondagem foi realizada em abril e será atualizada a cada 3 meses.

O objetivo é avaliar o interesse dos brasileiros em relação à educação financeira, seu conhecimento sobre nota ou score de crédito e quanto consideram esse indicador importante para sua vida financeira. 

A pesquisa foi feita por meio de questionário na internet, entre os dias 1 e 12 de abril, com 1.015 pessoas. O grau de confiança é de  95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Conhecimento de score de crédito por faixa etária

Mulher idosa olha para caderno e usa uma das mãos para facilitar a leitura nele 

O estudo ainda mostrou que o grupo das pessoas na faixa etária superior a 60 anos é a que menos sabe o que é nota de crédito: 49%.

Veja abaixo como fica o percentual de conhecimento sobre o que é nota de crédito de acordo com cada faixa etária:

  • Mais de 60 anos: 49%

  • De 46 a 59 anos: 61%

  • De 36 a 45 anos: 67%

  • De 24 a 35 anos: 64%

A pesquisa aponta que o nível de conhecimento sobre nota de crédito para pessoas acima de 60 anos pode ser “resultado da falta de familiaridade com esse recurso, uma vez que o Cadastro Positivo, base da dados para o cálculo da nota de crédito, só ganhou força a partir de 2019, quando teve início a inclusão automática de consumidores e empresas.”

Além disso, pode contribuir para a falta de conhecimento sobre nota de crédito para esse grupo “a baixa educação financeira e eventual dificuldade para lidar com plataformas online, onde estão disponíveis o acesso à nota de crédito e as iniciativas de educação financeira”.

Como fazer controle de gastos

O controle de gastos pessoais é um dos principais caminhos para ter uma boa saúde financeira. 

Com ele é possível saber em que você está gastando o seu dinheiro, além de ter uma visão mais ampla de quanto sobra de sua renda ao final de cada mês.

Criar uma planilha de controle ou anotar todos os gastos em um caderno, por exemplo, é uma das principais formas para organizar a sua vida financeira. 

É importante ter tudo anotado neste local que você definir, mesmo os pequenos gastos do dia a dia. Além disso, também dá pra dividir por categorias e ver onde você está gastando mais. 

Com tudo isso bem visível, é possível ir ajustando o seu orçamento, retirando os maiores gastos ou aqueles que podem ser diminuídos com mais facilidade.

Veja também como fazer seu planejamento financeiro familiar!