Com que frequência é necessário trocar suas senhas e como alterá-las no aplicativo do PAN

É importante escolher uma senha forte para acessar suas contas e, também, trocá-la de tempos em tempos

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

   

Com tanto golpe e tentativa de fraude por aí, é normal se preocupar com as suas senhas. Em geral, recomenda-se que ela seja sempre atualizada, mas nem todo mundo sabe qual é a frequência adequada para trocar a senha e manter a segurança de acessos, perfis e contas.

É importante realizar essa troca porque isso dificulta a vida de criminosos. Caso haja um vazamento de dados com a senha de usuários de uma determinada empresa, a troca de senha permite invalidar as informações vazadas, por exemplo.

Ou seja, caso alguém, por qualquer motivo, consiga saber ou mesmo adivinhar a senha que você usa no banco ou em cartões, ao trocar esse código ficará mais difícil para quem possuía essa senha acessar sua conta bancária.

A troca de senha também é essencial em situações de roubo ou perda de cartões e aparelhos. Isso porque ela ajuda a limitar o uso indevido desses recursos por parte de terceiros caso senhas sejam descobertas.

De quanto em quanto tempo trocar senha?
Foto de um homem branco, de cabelo longo castanho, barba e camisa marrom, pensativo enquanto usa notebook, sentado diante de mesa com luminária e copo de café. Ao fundo, paredes cinzas e cortina branca.

Não é preciso trocar senhas todo dia ou todo mês. Afinal, mais importante do que uma troca de senha constante é o grau de dificuldade do código. A ideia é que a senha impeça ou dificulte o acesso indevido à sua conta, aplicativos ou contas de e-mail e redes sociais.

Só que também não dá para usar a mesma senha durante anos e pensar que isso é seguro. Segundo uma pesquisa do Kaspersky Lab, 56% dos brasileiros não as trocam com frequência. E, entre eles, 21% nem se lembram quando foi a última vez que mudaram suas senhas.

Os especialistas não têm um “prazo padrão”. Nesse mesmo estudo da Kaspersky, os especialistas dizem que é melhor criar uma senha forte do que trocá-la com muita frequência – anotando o novo código em algum lugar seguro.

Por isso, estabeleça uma frequência de troca de senhas que seja adequada para você. Mas não fique mais de um ano sem mudar os códigos!

Alguns serviços contam com o recurso de “expirar senha”, que obriga usuários a trocá-la frequentemente, em um determinado período de tempo. Logo, veja se não é o caso de serviços que você usa.

Além disso, observe se não houve, recentemente, tentativas de acessar suas contas. Alguns serviços e aplicativos informam por notificação, e-mail ou mesmo SMS se tentaram acessar seu perfil de rede social, e-mail ou conta de streaming.

Caso perceba tentativas que não tenham sido feitas por você, é uma boa hora para trocar a senha. Aproveite também para excluir as sessões de acessos de outros dispositivos. Isso evita que outras pessoas tentem acessar seus perfis.

Também é bom observar se não aconteceram vazamentos de dados ou ataques a sites de empresas nas quais você tem cadastro. Por exemplo: se um determinado site de compras foi vítima de vazamento de dados, é essencial trocar sua senha de acesso.

Por fim, a atualização de dados cadastrais também é uma oportunidade para alterar senhas. No caso de contas bancárias, isso pode ser feito sempre que você mudar de endereço, por exemplo.

Dicas para criar uma senha segura
Foto de mãos digitando em teclado de notebook cinza. Sobre a imagem, ícones azuis e cinzas de escudo, para dar ideia de segurança de senha.

Quando for trocar senha, aproveite para criar uma que seja segura, assim ficará mais difícil alguém tentar acessar sua conta. Algumas dicas para escolher uma senha segura são:

  • não utilize datas de aniversário, ano de nascimento, ou datas relacionadas às suas informações pessoais;

  • evite números de telefone, CPF, RG, endereço ou outros que sejam facilmente relacionados a você; e

  • não use sequências numéricas ou números repetidos.

O Google também traz dicas para criar uma senha forte que podem ser usadas tanto para acesso a aplicativos bancários ou internet banking quanto outros recursos nos quais há uso de senha, como contas de e-mail e redes sociais:

  • não repita senhas que já foram usadas antes;

  • crie uma senha diferente para cada conta (uma para sua conta digital, outra para uma conta em outro banco, por exemplo); e

  • evite usar exatamente a mesma senha para diferentes serviços.

Também é importante não anotar as senhas, seja em papel ou em aplicativos ou mensagens no celular. Isso pode cair em mãos erradas e acabar permitindo o acesso de criminosos às suas contas.

Busque memorizar os códigos. Se não for possível, uma alternativa é usar gerenciadores de senha que alguns sites, como o próprio Google, utilizam. 

Além disso, concilie a senha com outros recursos de segurança, como biometria e reconhecimento facial.

Por fim, é importante se prevenir e evitar golpes que tentem roubar suas senhas. Um dos mais comuns é o phishing, que pode roubar senhas, dados pessoais e informações fornecidas em cadastros.

Como trocar sua senha de acesso no Banco PAN

Foto mulher negra, com cabelos pretos e roupa azul, com expressão contente enquanto usa celular recostada em sofá.cinza. Ao fundo, itens de sala de estar, de forma desfocada

Quem já é cliente do PAN ou quem acabou de abrir sua conta digital pode alterar a senha de acesso sempre que desejar. O procedimento é importante caso você tenha esquecido o código, trocado de celular ou depois de uma situação de perda ou roubo de celular.

Há duas possibilidades: a troca para quem está com a senha ativa e o cadastro de novo código para quem está com a senha bloqueada.

Primeiramente, segue o passo a passo para quem está com a senha do cartão ativa:

  1. Acesse ou baixe o aplicativo do Banco PAN ou acesse a página do internet banking

  2. Depois de digitar seu CPF ou CNPJ de acesso, escolha a opção “esqueci minha senha”

  3. Na próxima tela, será pedido que você digite o código que recebeu por SMS. Insira o código e toque em “Continuar’;

  4. Vai aparecer uma tela que informa que seu acesso está sendo validado com segurança

  5. A seguir, aparecerá uma tela em que é pedido que você insira a senha do cartão. Digite e toque em “Continuar’;

  6. Na sequência, vão aparecer dicas para escolha de uma senha segura. Leia atentamente cada recomendação e vá tocando em “Ok, entendi”;

  7. Depois das dicas, a próxima tela pedirá para que você digite uma nova senha. Insira os 6 números e toque em “Continuar”;

  8. Na próxima tela, é pedido que você confirme a senha cadastrada: repita os números e toque em “Continuar”;

  9. Pronto! Sua senha de acesso foi alterada com sucesso.

Caso você tente acessar sua conta digital e não preencha a senha correta por 3 vezes, ela será bloqueada e será necessário iniciar o processo de alteração da senha. Ela deve ter 6 dígitos. 

No caso de a senha do cartão estar bloqueada, o passo a passo é o seguinte:

  1. Acesse ou baixe o aplicativo do Banco PAN ou acesse a página do internet banking;

  2. Depois de digitar seu CPF ou CNPJ de acesso, escolha a opção “esqueci minha senha”;

  3. Aparecerá uma página que informará sobre a redefinição de senha;

  4. O app vai pedir para você informar o código numérico enviado por SMS para o seu celular. Preencha com os números recebidos pela mensagem de texto;

  5. Depois, será enviado um código para seu e-mail. Digite os números na tela e toque em “Continuar”;

  6. A seguir, o aplicativo vai exibir algumas orientações para cadastrar uma senha segura. Leia cada uma delas com atenção e, quando terminar, toque em “Ok, entendi”;

  7. Após ler as dicas, você chega à tela de cadastrar a senha. Escolha uma sequência de 6 números que siga as recomendações que leu, digite e toque em “Continuar”;

  8. Vamos confirmar a senha: repita os números escolhidos e inseridos na tela anterior e toque em “Continuar”;

  9. E pronto! Sua nova senha está cadastrada e você pode usar seu aplicativo. 

Além de uma senha forte e de trocá-la com certa regularidade, outros recursos ajudam a proteger suas informações ao acessar contas. Veja o que torna a conta digital segura!