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Teve o celular roubado ou furtado? Confira os 5 passos para proteger os seus dados

Para diminuir o prejuízo do roubo, é fundamental apagar os dados do aparelho e tomar outras medidas

ARTIGOS

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14min. de leitura

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10.09.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

*Atualizado em 17/02/2023

Ter um celular roubado ou furtado traz uma grande dor de cabeça. A experiência por si só já é desagradável e traumática. Somado a isso, ao passar por uma situação como essa, perdemos um dos itens mais preciosos e fundamentais para o dia a dia.

O problema é sério e atinge milhares de pessoas — se isso não aconteceu com você, provavelmente conhece alguém que tenha já sido vítima de roubo de celular alguma vez na vida. Isso porque boa parte das pessoas carrega a sua “vida” no bolso, dentro do seu smartphone.

Hoje em dia, usamos o celular para tudo: pagar contas, fazer compras, falar com amigos e guardar diversos dados pessoais e sensíveis. Por conta disso, temos aplicativos de bancos, redes sociais, e-mail e várias outras ferramentas que usamos diariamente instaladas no aparelho.

Todas essas informações que deixamos armazenadas dentro do nosso smartphone são importantes demais e, em mãos erradas, podem trazer sérios problemas. Quando um celular é furtado e os dados da vítima acessados por criminosos, os danos podem ser ainda maiores do que somente a perda do objeto em si.

Com o crescente aumento de roubos e furtos, quem sai de casa com o celular e precisa se expor a potenciais situações de risco deve saber como se proteger e reduzir o prejuízo. A seguir, confira 5 passos do que fazer caso seu smartphone seja roubado ou furtado.

5 AÇÕES PARA TOMAR EM CASO DE CELULAR ROUBADO

Quem teve o celular roubado precisa agir rápido não apenas para apagar dados, mas também para impedir o acesso de criminosos a aplicativos, especialmente os bancários ou financeiros.

Em uma situação assim, também é importante seguir uma ordem de protocolos e, se possível, realizar alguns deles ao mesmo tempo. Não é recomendável ações como rastrear ou tentar recuperar o aparelho em casos envolvendo crime.

A própria Febraban (Federação Brasileira de Bancos) traz em seu site recomendações sobre como proceder em situações do tipo.

Veja outras ações fundamentais para tomar caso seu celular seja roubado ou furtado.

1. Apagar os dados do celular de forma remota

Sabia que é possível limpar os dados do smartphone à distância? Assim, você dificulta o acesso dos criminosos às suas informações pessoais. É importante fazer isso antes de bloquear o aparelho, pois, depois do bloqueio, não é mais possível acessar o celular de maneira remota.

Se o aparelho for Android, você pode fazer isso de quatro maneiras:

  • por um aplicativo chamado Encontre Meu Dispositivo, acessado de outro celular;
  • ou com uma busca simples no Google por “Encontre Meu Dispositivo”.

Quem possui iPhone pode fazer o procedimento de três formas:

  • pelo aplicativo Buscar, que é nativo dos aparelhos iOS e pode ser usado em outro aparelho;
  • ou através de alguns fabricantes que também oferecem o recurso de limpar dados remotamente.

Todas essas opções permitem limpar os dados do dispositivo, caso ele não esteja bloqueado. Vale reforçar que, em caso de roubo, não é recomendável rastrear ou ir atrás do celular roubado. Assim, você preserva a sua integridade física.

2. Fazer um Boletim de Ocorrência

O Boletim de Ocorrência (BO) é essencial para seguir as próximas etapas, especialmente no caso do contato com operadoras de telefonia e bancos. Geralmente, o BO é exigido para que bloqueios sejam feitos, impedindo criminosos de usarem o smartphone.

É possível fazer boletins de forma online em caso de furto: basta procurar o site da Polícia Civil ou Militar do seu estado. No caso de roubo de celular, é preciso procurar a Delegacia de Polícia mais próxima para registrar a ocorrência.

3. Avisar a operadora e bloquear o aparelho e chip

O próximo passo é avisar a operadora de telefonia, que faz o bloqueio do aparelho e também do chip. Com isso, é mais difícil criminosos conseguirem usar o celular.

Para fazer isso, é preciso do código IMEI, que todo smartphone possui. Ele é uma sequência de 15 a 17 números que pode ser obtida na caixa do aparelho, perto do código de barras, ou na nota fiscal de compra do produto.

Além disso, dá pra saber o código IMEI no próprio celular, digitando a sequência *#06# no teclado de ligações. Porém, essa opção só pode ser usada com o aparelho em mãos e, por isso, é bom guardar caixas, notas fiscais ou anotar o IMEI ao comprá-lo

Ligue para a operadora do celular, escolha a opção de bloqueio e informe o roubo. Nesse momento, poderão ser solicitados dados pessoais, número IMEI e o Boletim de Ocorrência. Depois do bloqueio, o aparelho ficará inutilizável.

4. Comunicar bancos com apps instalados no celular

Também é necessário procurar o seu banco para informar o roubo, principalmente se foram levados também itens como cartões de crédito ou débito. Será preciso bloquear esses cartões, bem como evitar o uso de apps financeiros.

Além disso, é importante avisar o banco para que transações suspeitas sejam bloqueadas. Isso porque os criminosos podem utilizar aplicativos para enviar dinheiro das contas da vítima para outras contas.

5. Trocar senhas de acesso

Troque as senhas de acesso de redes sociais, aplicativos de bancos, e-mails e outras — como de cartões, por exemplo — caso o roubo tenha sido de outros objetos além do celular. Essa ação pode dificultar o acesso dos criminosos a suas contas e perfis.

A troca de senhas pode ser feita através de um computador ou até mesmo de outro aparelho celular.

Fora isso, também é possível acessar as configurações e finalizar o acesso aos apps que estão ativos no seu smartphone. Por exemplo: é possível abrir o Instagram pelo computador, acessar as configurações e finalizar a sessão em outros aparelhos. Assim, o aplicativo no smartphone roubado exigirá os dados de acesso novamente e não dará liberação ao seu perfil.

COMO REDUZIR O PREJUÍZO CASO O MEU CELULAR SEJA ROUBADO?

Como falamos anteriormente, nem sempre é possível evitar o roubo do smartphone. Isso porque o celular é uma das ferramentas que mais usamos durante o dia, levando-o junto de nós para todo e qualquer lugar.

Para reduzir os dados caso o seu celular seja furtado ou roubado, há algumas medidas que podem ser tomadas por precaução, para proteger suas informações pessoais:

  • configure o smartphone para ser acessado sempre com senha, biometria ou outros recursos de proteção;
  • estabeleça um tempo curto para a tela ser bloqueada (de 30 segundos, por exemplo);
  • use autenticação de dois fatores para acesso a aplicativos, tais como o WhatsApp e outras redes sociais;
  • ative os recursos de localização do aparelho ou opções para encontrar o dispositivo. Dessa forma, será mais fácil limpar os dados à distância;
  • sempre use os recursos de login e autenticação de senha para acessar os aplicativos do celular, principalmente os financeiros;
  • guarde a caixa, nota fiscal e anote o código IMEI do aparelho assim que comprá-lo;
  • mantenha o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados, pois isso permite que eles continuem seguros.

Além das medidas de proteção de dados, contratar um seguro pode ser uma boa opção. Ele ajuda a lidar com o prejuízo do roubo de um celular, bem como é útil diante de outras situações. Neste artigo, você entende para que serve e como funciona um seguro.

SOU CLIENTE DO PAN E FUI ROUBADO. E AGORA?

Se você é cliente do Banco PAN e teve o celular roubado, não se preocupe, pois vamos te ajudar!

Em primeiro lugar, é necessário seguir os 5 passos que listamos neste artigo:

  1. apague os dados do seu celular de maneira remota, utilizando um computador ou o celular de alguém em quem confie;
  1. faça um Boletim de Ocorrência (BO) pelo site da Polícia Civil ou Militar do seu estado em caso de furto, ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima caso tenha sido roubado;
  1. avise a operadora do seu smartphone para solicitar o bloqueio do aparelho e do chip;
  1. entre em contato com o PAN através de um dos nossos canais de atendimento para relatar o ocorrido, já que os criminosos podem ter acesso à sua conta por meio do app;
  1. utilize um computador ou outro celular para trocar todas as senhas de acesso de suas contas e perfis.

Caso o seu cartão tenha sido roubado, mas ainda esteja com o celular em mãos, é possível fazer o bloqueio e solicitar um novo pelo app. Neste vídeo do Banco PAN no YouTube, ensinamos como bloquear seu cartão de forma simples e rápida:

Quer informar ao PAN sobre o roubo do seu celular ou está com dificuldade de bloquear seu cartão pelo aplicativo? Basta entrar em contato com a gente através de uma das três opções a seguir:

  • pelo WhatsApp no número (11) 4003-0101;
  • telefonando para a central de atendimento do Banco PAN para cartões e conta digital. O número é 4003-0101 para capitais e 0800-888-0101 em outras localidades;

E não precisa se preocupar com o dia e horário que precisar falar conosco: o atendimento do PAN para cartões furtados ou roubados e para contas digitais é 24 horas, até mesmo em feriados.