Candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 que deixaram de fazer a prova por doença infectocontagiosa, problemas de logística ou infraestrutura têm até esta sexta-feira (3), às 23h59, para pedir a reaplicação do exame.
As provas do Enem foram aplicadas nos 2 últimos domingos de novembro, dias 21 e 28. Os candidatos que tiverem pedido de reaplicação aprovado farão o exame nos dias 9 e 16 de janeiro.
Nesses mesmos dias vai ser realizado o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.
Também fazem o teste nos dias 9 e 16 de janeiro os participantes que se inscreveram entre os dias 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.
Saiba quem pode pedir a reaplicação do Enem
Os estudantes que deixaram de fazer o exame por estarem com covid-19 são alguns dos que podem pedir reaplicação do Enem.
Veja abaixo quais são os casos que permitem pedido de reaplicação do exame, a começar pelas doenças infectocontagiosas:
-
coqueluche
-
difteria
-
doença invasiva por Haemophilus influenza
-
doença meningocócica e outras meningites
-
varíola
-
Influenza humana A e B
-
poliomielite por poliovírus selvagem
-
sarampo
-
rubéola
-
varicela
-
covid-19
Fique atento: para todos os casos acima, é necessário apresentar documento legível que comprove a doença.
Ainda podem pedir a reaplicação da prova aqueles estudantes que deixaram de fazer o exame problemas logísticos, de infraestrutura ou outras ocorrências específicas.
Veja abaixo quais são esses casos:
-
desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local;
-
falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural;
-
falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante;
-
erro de execução de procedimento de aplicação, que tenha resultado em um prejuízo comprovado ao inscrito.
Um caso específico foi citado pelo Inep, instituto responsável pela aplicação da prova, segundo a Agência Brasil: moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), poderão pedir reaplicação devido à operação policial ocorrida no local no dia 21 de novembro.
Como pedir reaplicação da prova do Enem
O pedido de reaplicação do Enem deve ser feito até as 23h59 desta sexta-feira (3). Assim que o relógio marcar 0h, não haverá possibilidade de fazer o pedido. É como o portão no dia da prova.
Por isso, o ideal é que você não deixe para a última hora. Assim, evita qualquer eventual contratempo no computador, no sinal da internet e outros fatores semelhantes. Peça logo a reaplicação.
Veja abaixo o que é necessário para fazer o pedido e como pedir:
-
Os pedidos de reaplicação devem ser feitos na Página do Participante, onde também será divulgado o resultado da solicitação (se foi aprovada ou não);
-
Em caso de falta por doença infectocontagiosa, o candidato deve apresentar um documento legível que comprove a doença;
-
O documento precisa ter o nome completo da pessoa, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
Veja ainda o programa de capacitação no mercado financeiro para negros e negras que a B3, a bolsa de valores brasileira, lançou.