Profissionais com mais de 40 anos: 70% já sofreram preconceito no mercado de trabalho

Pesquisa mostra que, para esses trabalhadores, encontrar emprego é o maior desafio que enfrentam

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi

De cada 10 profissionais com mais de 40 anos, 7 revelaram já terem sofrido preconceito por causa da idade quando participavam de processos para uma vaga de emprego. O dado aparece em pesquisa realizada pela empresa de tecnologia para recrutamento InfoJobs.

Para o levantamento, realizado em abril, a empresa entrevistou 4.588 profissionais com mais de 40 anos. A maioria apontou que o preconceito em relação à sua idade é uma grande barreira a ser vencida. Por causa disso, eles consideram que encontrar trabalho no mercado atual é o maior desafio que enfrentam.

Alguns dados levantados pela pesquisa:

  • 70,4% dos profissionais acima de 40 anos afirmam que já sofreram preconceito por causa da idade durante processos seletivos;

  • 78,5% afirmam que o mercado de trabalho não dá as mesmas chances para profissionais com 40 anos ou mais, quando comparado aos mais jovens;

  • 27,1% acreditam que precisam estar mais atualizados para competir com as novas gerações;

  • 68,4% dizem que muitas vezes estar atualizado ainda não é suficiente.

Faltam oportunidades no mercado de trabalho

As mudanças constantes no mercado de trabalho e as dificuldades práticas com as novas tecnologias, especialmente em tempos de pandemia, não são os maiores desafios dos profissionais com 40 anos ou mais.

Segundo o levantamento, a principal barreira para 60,1% dos respondentes é a falta de oportunidade de trabalho.

Outros motivos que também apareceram foram:

  • Acompanhar as tendências de mercado (14,1%);

  • Necessidade de se reinventar (12,3%);

  • Lidar com as diferentes gerações (10,8%)

O que é preciso fazer para melhorar

As pessoas que participaram da pesquisa também foram questionadas sobre o que as empresas devem fazer para impulsionar as contratações de profissionais mais velhos.

Para 56,2% dos respondentes, as empresas devem começar reconhecendo o potencial desses profissionais. E 30,4% destacam a necessidade de romper com preconceitos internos.

Entre os perfis de liderança que participaram da pesquisa, 99,2% acreditam que os profissionais com 40 anos ou mais agregam muito no ambiente de trabalho, com destaque para características como:

  • Comprometimento (26%);

  • Capacidade de adaptação (18%);

  • Maior tempo de experiência (18%);

  • Inteligência emocional (14%);

  • Resiliência (12%);

  • Postura empreendedora (6%)

  • Perfil de gestão (6%).

4 motivos para contratar profissionais com 40 anos ou mais

Homem de óculos e camisa azul está sentado e mexendo em notebook cromado. Do seu lado esquerdo, uma xícara, e do lado esquerdo uma pasta, papéis e um vaso de planta ao fundo

O aumento da expectativa de vida no Brasil faz com que a população economicamente ativa também envelheça. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que, em 2040, 56% da força de trabalho do Brasil será composta por pessoas com mais de 45 anos de idade.

O impacto dessa tendência na composição da população em idade ativa vai exigir cada vez mais adequações no mercado de trabalho. As empresas que se abrirem para isso só têm a ganhar.

O InfoJobs listou 4 motivos para contratar profissionais com mais de 40 anos:

Promoção da diversidade

Diversidade corporativa não se limita à etnia, gênero e orientação sexual. Ter profissionais mais velhos no quadro de colaboradores favorece ambientes mais criativos e empáticos, com profissionais que vão desenvolver habilidades como escuta e respeito.

Troca de experiências

Os ganhos do encontro de gerações estão ligados à pluralidade de ideias e inovação. Enquanto alguns profissionais estão mais adaptados às novas tecnologias e ligados em tendências, outras pessoas têm habilidades importantes como disciplina, resiliência e facilidade nas relações interpessoais.

Aumento da colaboração

Profissionais experientes geralmente trabalham melhor em grupo, uma vez que entendem na prática e com suas vivências a importância da colaboração para um trabalho de qualidade.

Marca empreendedora

A promoção da diversidade etária se reflete também em ganhos para os negócios, já que as pessoas tendem a se sentirem mais satisfeitas e felizes em ambientes mais diversos. Motivação faz com que os resultados cresçam. Para a empresa empregadora, a contratação de profissionais com 40 anos ou mais ainda reflete no compromisso de promover oportunidades para todos os perfis

Se você está procurando emprego, saiba o que os sites especializados sugerem que você faça.