O que você vai ler neste artigo:

O informe de rendimentos é um documento importante em diversos momentos, principalmente quando chega a época de declaração do Imposto de Renda (IR). Porém, nem todo mundo sabe o que é e como emitir esse documento.

É importante entender como obter ou fazer a emissão do informe de rendimentos sem deixar para a última hora, ainda mais sabendo que ele será usado na declaração do Imposto de Renda. 

Saber o quanto antes como acessar o informe facilita a vida na hora de declarar o IR ou de usar esse documento em outras finalidades. Entenda para que serve o informe de rendimento e como conseguir o seu.

O QUE É INFORME DE RENDIMENTOS

O informe de rendimentos é o registro que apresenta todos os ganhos que uma pessoa física teve no período entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de um determinado ano. Desta forma, o informe documenta rendimentos como:

  • Salário;

  • Horas extras;

  • Aposentadoria e benefícios;

  • Pensões;

  • Rendimentos de investimentos;

  • Aluguéis;

  • Comissões etc.

Esse informe é usado sempre na declaração do Imposto de Renda, mas pode ser usado ou exigido em qualquer situação na qual uma pessoa deva apresentar seus ganhos. Isso pode acontecer na hora de obter um empréstimo pessoal, por exemplo.

O registro é emitido por bancos, corretoras de investimentos, empresas e pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de qualquer instituição na qual uma pessoa obteve rendimentos e ganhos financeiros.

O informe de rendimentos traz informações que facilitam a declaração de IR. Além de informações pessoais, o documento apresenta:

  • Rendimentos tributáveis, ou seja, aqueles que demandam pagamento de IR (salários, aluguéis, pensões etc.);

  • Rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte, que são aqueles recebidos em boa parte das aplicações financeiras, especialmente as de renda fixa;

  • Rendimentos isentos e não tributáveis, que não exigem pagamento de IR, como bolsas de estudo, indenizações por rescisão trabalhista e eventuais restituições de IR de anos anteriores.

O informe de rendimentos deve ser enviado pelas empresas até o último dia útil de fevereiro em um arquivo PDF ou outro formato que permita sua visualização e impressão. Também pode acontecer de esse documento digital exigir senha para ser aberto, por isso tenha atenção às instruções da instituição na mensagem. 

Geralmente, esse envio acontece por e-mail, mas, no caso de bancos, é possível também conseguir o documento pelos aplicativos e sites oficiais das instituições.

PARA QUE SERVE INFORME DE RENDIMENTOS

O informe de rendimentos serve para que uma pessoa comprove para a Receita Federal o quanto ela obteve de ganhos, no momento de declarar o IR. A Receita faz a checagem das informações para saber se há irregularidades nos ganhos de quem declara e se é necessário pagar impostos sobre os rendimentos ou não.

Além disso, ele comprova a renda de alguém dentro de um ano e pode ser útil para obter empréstimos ou fazer financiamentos. Por isso, é preciso ter atenção sobre como obter esse documento e tê-lo acessível para enviá-lo caso seja solicitado.

Outro momento em que o informe de rendimentos pode ser usado é na elaboração de contrato de aluguel, para mostrar que alguém possui capacidade de pagar essa despesa.

COMO EMITIR INFORME DE RENDIMENTOS

O documento é emitido pelas empresas, chamadas de fonte pagadora no informe. Bancos, corretoras e outras instituições financeiras costumam enviar o informe de rendimentos por e-mail ou disponibilizá-lo em apps ou internet banking.

É comum que elas destaquem o informe na área principal de clientes nesses canais. Porém, se até o final de fevereiro você não receber o e-mail com o informe ou ele não puder ser acessado em aplicativo ou internet banking, entre em contato com a instituição.

As empresas que pagam salários aos funcionários também devem enviar o informe de rendimentos ou disponibilizar o arquivo em sistemas internos. Isso vale tanto para empresas privadas quanto públicas.

Elas também podem enviar por correio, e-mail corporativo ou entregar pessoalmente uma versão impressa do informe. Se isso não ocorrer até o final de fevereiro, basta procurar a área de recursos humanos para solicitar o registro de rendimentos.

No caso de servidores públicos federais, a plataforma SouGOV.BR pode ser acessada para emissão de informe de rendimentos, assim como o aplicativo SouGOV.BR.

Por fim, o INSS também é outra instituição que faz pagamentos e, por isso, também conta com informe de rendimentos, que deve ser acessado por pensionistas diretamente no site, como explicaremos abaixo.

ONDE CONSEGUIR INFORME DE RENDIMENTOS DO INSS

Quem recebe valores do INSS, como aposentados e pensionistas, pode acessar o informe de rendimentos pelo passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site Meu INSS ou o app Meu INSS, disponível para Android ou iOS;

  2. Use os dados de acesso o crie login e senha no próprio canal utilizado;

  3. Procure na tela inicial ou no campo de busca “Extrato IR”.

Também é possível obter o informe de rendimentos do INSS junto ao banco em que o benefício é pago. Para isso, é preciso consultar a instituição financeira.

Outra opção é o site da Previdência Social dedicado ao extrato para Imposto de Renda. Para utilizá-lo, é importante estar com o número do benefício em mãos, além de dados pessoais como data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

Caso não consiga, entre em contato com o INSS pela central de atendimento telefônico, no número 135.

QUAIS INFORMES SÃO NECESSÁRIOS PARA O IR

Para o Imposto de Renda, todos os informes relacionados a rendimentos devem ser providenciados e usados na declaração. 

Por isso, os informes enviados pelos bancos nos quais você tem conta, de instituições financeiras nas quais há relacionamento (como corretoras de investimentos em que possui aplicações) são necessários para o IR.

Além disso, é preciso apresentar os registros de empresas que pagam salário ou outro tipo de remuneração, sejam elas privadas ou públicas. Quem é assalariado ou sócio de uma empresa, por exemplo, deve apresentar informe emitido pela companhia.

Os informes de aposentadoria ou benefícios do INSS também são exigidos para a declaração de IR, pois representam rendimentos que devem ser listados no imposto de renda.

Ainda é importante que quem recebe aluguéis por alguma propriedade que possua verifique se recebeu o informe. Ele em geral é emitido pelas administradoras de imóveis.

O QUE FAZER SE NÃO RECEBER O INFORME DE RENDIMENTOS

Quem não recebeu informe de rendimentos nem conseguiu acessar os registros por outros canais oficiais deve entrar em contato com o banco, instituição ou empresa para que o documento seja providenciado e enviado eletronicamente ou de forma física.

Ao mesmo tempo, vale a pena conferir se não foi enviado nenhum e-mail para a pasta de spam ou se o informe não está disponível em área dedicada em aplicativos e páginas. 

Diante de qualquer dúvida, procure a central de atendimento do banco ou do INSS, a área de recursos humanos da empresa e setores parecidos para solicitar o informe de rendimentos.

Na declaração do IR, apresentar todos os documentos necessários, como é o caso do informe de rendimentos, diminui as chances de alguém cair na malha fina. Conheça outras dicas para evitar erros na declaração do Imposto de Renda.