O que você vai ler neste artigo:

Problemas financeiros: o que fazer quando eles surgem?

Entenda o que causa problemas com as finanças pessoais e confira dicas de como se livrar deles

ARTIGOS

 • 

7min. de leitura

 • 

13.04.2022

 

zero
dívida

PorRedacao | Millena PAN

Estar com as contas no vermelho costuma tirar o sono das pessoas, afetar o desempenho no trabalho e prejudicar até as relações entre familiares. Mas estar com problemas financeiros é algo comum entre os brasileiros e existem várias saídas para voltar a ter o nome limpo na praça.

O número de brasileiros endividados alcançou um novo recorde em 2022. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, identificou que o percentual de famílias com dívidas chegou a  77,5% em março deste ano.

Esse percentual é o maior registrado em 12 anos do levantamento e 10,3 pontos percentuais acima do apurado em março de 2021, quando 67,3% das famílias relataram ter algum tipo de dívida.

Saiba as principais causas de  problemas com as finanças e confira dicas de como se livrar do aperto com dinheiro.

QUAIS AS CAUSAS DOS PROBLEMAS FINANCEIROS?

Foto mostra um homem branco, com cabelo e barba curtos e grisalhos, lendo alguns documentos que segura nas mãos. Ele usa óculos de grau, veste uma calça jeans escura e uma camiseta em tom cinza, e está de pé, encostado em um armário de cozinha.

Se o dinheiro entra na sua conta e não é feito nenhum planejamento para o destino dele, como a divisão das despesas com a casa, saúde e lazer, provavelmente em algum momento você terá problemas financeiros.

É normal que em alguns meses as pessoas tenham mais gastos que em outros, mas é importante ficar alerta aos sinais de que a gestão do dinheiro não vai bem.

Um deles é quando ocorrem atrasos no pagamento de contas ou é preciso escolher qual boleto será pago porque o salário não será suficiente para arcar com todos os gastos.

Com base na realidade brasileira, é possível identificar  ainda algumas causas específicas para problemas financeiros, como ter uma renda muito baixa para sobreviver. Nesse caso, as pessoas precisam fazer um malabarismo com as contas todo mês.

Há casos também de pessoas que gastam mais do que podem, ou seja, possuem uma renda estável para ter uma boa qualidade de vida, mas vivem com as finanças apertadas por não ter dinheiro para custear os hábitos de consumo.

COMO SOLUCIONAR PROBLEMAS FINANCEIROS?

Foto mostra uma mulher negra e de cabelo crespo curto. Ela está sentada e sorrindo enquanto usa fones de ouvido e olha para um tablet cinza-chumbo, que segura em suas mãos. A mulher veste uma camisa azul claro e ao fundo há uma parede branca e uma janela.

educação financeira é fundamental para se livrar desse tipo de problema e aprender a lidar com o dinheiro de forma mais equilibrada.

Há estratégias para conseguir pagar o que deve e retirar o nome de órgãos de proteção ao crédito como o Serasa. Outras ações também são necessárias para que os problemas financeiros sejam resolvidos de forma efetiva.

Vale ressaltar que o problema não está em ter algum tipo de dívida e sim  em não conseguir pagá-las e ter sua saúde financeira afetada por isso.

Veja  algumas dicas para sair do aperto financeiro e ter uma relação melhor com o dinheiro.

Negocie as dívidas em aberto

O primeiro passo para sair do vermelho é negociar as dívidas que estão atrasadas. Para não assumir um custo com o qual não conseguirá pagar, é necessário definir um valor limite para a negociação. 

Por exemplo: Se você tem uma dívida de R$ 1.000 e parcelar em 10 vezes de R$ 100. O valor caberá no seu orçamento durante o período? 

O Serasa recomenda a inclusão do valor no orçamento mensal para que tenha o dinheiro reservado para o pagamento, a fim de evitar a inadimplência por algum imprevisto.

Antes de assinar o contrato de negociação, há perguntas que podem ser feitas ao credor:

  • Qual será o desconto, em percentual, sobre a dívida total?

  • Se pagar à vista, qual será o desconto?

  • Se parcelar, quais serão os juros?

  • Depois de pagar a primeira parcela, em quanto tempo a situação é regularizada?

Em caso de dúvida, peça para avaliar a proposta de negociação com mais tempo, discuta com pessoas próximas os pontos negativos e positivos para a partir daí tomar uma decisão.

Mude hábitos de consumo e reduza custos

Já foi citado neste texto que gastar mais do que se ganha é uma das principais causas de problemas financeiros.  É importante fazer um planejamento do seu consumo para reduzi-lo.

Faça uma planilha e divida suas despesas entre fixas e variáveis. Aluguel, contas de água e luz e as parcelas da negociação de dívidas que você tenha são custos que você não pode deixar de pagar. 

Já os custos com cartão de crédito, assinatura de serviços de entretenimento e despesas relacionadas ao lazer podem ser reduzidos com mudança de hábito de consumo.

Lembre-se de que resolver problemas financeiros é uma tarefa que exige comprometimento e disciplina. 

Para se empenhar, faça planos para quando sair do perrengue financeiro. Aproveite para conhecer alguns livros de educação financeira para ajudar a controlar as finanças.

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSEDUCAÇÃO FINANCEIRAZERO DÍVIDA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: