O que você vai ler neste artigo:

Saber como funcionam as taxas de juros do empréstimo consignado é importante para quem tem interesse em solicitar esse tipo de crédito. Afinal, é uma informação importante para tomar a melhor decisão em relação às finanças pessoais.

Com vantagens como taxas mais baixas e possibilidade de contratação por quem está negativado, esse crédito é direcionado para determinados grupos. Entenda mais sobre ele neste artigo.

O QUE É O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

O empréstimo consignado é um tipo de crédito no qual as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. Por esse motivo, esse tipo de empréstimo tem um risco relativamente menor para o banco, o que faz com que as suas taxas sejam menores em relação à maioria das modalidades de empréstimos pessoais existentes no mercado.

Entre os grupos que podem solicitar esse produto, se destacam servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e militares das Forças Armadas. 

Uma característica desse empréstimo é que, em geral, no momento em que ele é contratado, são estabelecidas as taxas de juros, o total de prestações e o valor de cada uma. Na maior parte das vezes, as parcelas são fixas, iguais da primeira à última.

Outra característica é que, como as prestações são descontadas do salário ou benefício, quem contrata o empréstimo não precisa se preocupar com boletos e datas para pagamento das prestações.

Além disso, existe um limite para o valor de cada parcela nesse tipo de empréstimo: ele é chamado de margem consignável. É a porcentagem do salário, aposentadoria ou benefício do cliente que pode ser comprometida com as prestações desse crédito. 

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo consignado e também o cartão de crédito consignado.

Empréstimo Consignado do PAN

As menores taxas, exclusivo para Aposentados e Pensionistas do INSS.

Contrate agora Contrate agora

O que você vai ler neste artigo:

 

COMO FUNCIONAM AS TAXAS DE JUROS DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

As taxas de juros variam de acordo com a política do banco que a pessoa escolher. Cada banco definirá o quanto cobrará, desde que não ultrapasse a taxa teto de juros de cada convênio estabelecida por lei.

Para quem contrata um empréstimo consignado, as taxas cobradas são:

  • taxa mensal de juros: que permite saber qual o valor mensal a ser pago antes mesmo da contratação;

  • taxa de seguro: opcional, cobrada somente quando o contratante opta pelo seguro do empréstimo.

Além disso, há impostos que também são cobrados, como em qualquer operação de crédito. Por isso, é importante ter atenção ao CET, que é o Custo Efetivo Total do empréstimo. 

COMO CALCULAR AS TAXAS DE JUROS DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

Existe um teto para as taxas de juros do empréstimo consignado. Essa taxa teto é quem limita o percentual mensal a ser cobrado pelas instituições financeiras pelo empréstimo. 

Ela varia para cada tipo de empréstimo consignado: INSS, Forças Armadas, público ou privado.

Quem determina a existência desta taxa teto é cada um dos convênios. 

Respeitando esse limite, as taxas podem variar de acordo com a política de crédito da instituição e da negociação feita. 

Desta forma, nem sempre o valor do empréstimo ou a quantidade de parcelas vai influir na determinação da taxa de juros. Ela depende mais da negociação e das condições disponíveis no momento da contratação.

Por outro lado, quem quiser quitar antecipadamente o empréstimo deverá pagar somente o valor restante da dívida, trazido como valor presente a taxa de juros acordada do contrato, com isenção da cobrança dos juros por atraso e encargos futuros.

Se você se interessou em contratar um empréstimo consignado, sabia que no Banco PAN dá para iniciar a solicitação pelo WhatsApp? É simples como uma conversa por esse aplicativo.

Confira ainda 5 vantagens de contratar seu empréstimo consignado com o PAN.

Empréstimo Consignado do PAN

As menores taxas, exclusivo para Aposentados e Pensionistas do INSS.

Contrate agora Contrate agora