O que você vai ler neste artigo:

O PIX entrou em funcionamento no Brasil em novembro de 2020 e chegou como um novo meio de pagamento instantâneo, que permite movimentar dinheiro entre contas 24 horas por dia, 7 dias da semana. 

Agora, bancos e outras instituições financeiras já podem oferecer também o PIX Cobrança.

Essa é mais uma opção de pagamento que pode ser utilizada, por exemplo, por empresas ou prestadores de serviços para receber pagamentos de forma imediata. Também é mais uma maneira de clientes pagarem por produtos e serviços.

Saiba mais sobre o PIX Cobrança e entenda como ele funciona.

O que é o PIX Cobrança?

O PIX Cobrança é uma opção de pagamento parecida com o boleto bancário. O pagamento dessa conta é feito por um QR Code, em vez do código de barras que os boletos apresentam.

Como o PIX Cobrança funciona

As empresas podem emitir o PIX Cobrança, assim como fazem com os boletos. O recurso pode ser usado, por exemplo, em faturas de contas ou compras. Além disso, ao pagar pelo PIX Cobrança, o valor é recebido na hora pela empresa que emitiu o QR Code.

Nesse serviço, as empresas podem detalhar o valor de pagamento, multa, juros e descontos, assim como acontece com o boleto bancário comum. 

Com a diferença de formato do PIX Cobrança, você consegue pagar a conta por meio da leitura de um QR Code ou código Pix copia e cola, dentro do aplicativo do banco. 

No PAN, ao abrir a área de Pix do app da conta digital, aparece a opção “Pagar um QR Code / Pix Copia e Cola”.

Ao abrir essa opção, a câmera do celular é aberta para fotografar o código do PIX Cobrança ou inserir o código Pix copia e cola. Depois, basta seguir as instruções para pagamento, que é realizado no mesmo instante.

O Banco Central avalia ainda colocar em funcionamento a opção de agendar vencimentos futuros.  

Vantagens de usar PIX Cobrança

O PIX Cobrança traz algumas vantagens tanto para quem emite os documentos para pagamento quanto para quem vai pagar:

  • Os pagamentos caem na hora, diferentemente do boleto bancário comum, que pode levar até 3 dias para ser compensado;

  • Para os clientes, o pagamento pode ser feito pela câmera do celular a partir do aplicativo do banco. É uma alternativa que pode ser mais prática do que a leitura do código de barras ou mesmo a digitação desse código;

  • Quando estiver disponível, a funcionalidade de agendar vencimentos futuros também será útil tanto para empresas (que podem emitir diferentes boletos de PIX Cobrança) quanto para clientes (que podem se planejar financeiramente para quitar esses boletos).

Vale lembrar que o PIX não possui um aplicativo próprio: ele é um recurso que deve ser acessado pelo próprio app do banco no qual as pessoas possuem conta. 

Além disso, as recomendações para pagamento de conta, seja por boleto bancário ou o PIX Cobrança, continuam valendo: verifique se os dados informados no documento correspondem à compra (como valor, nome da empresa e data de vencimento, por exemplo). Também desconfie sempre de e-mails ou mensagens em redes sociais com links pedindo pagamentos, principalmente se você não fez nenhuma compra. 

Apesar de seguro, o PIX pode ser utilizado por golpistas no WhatsApp. Por isso, veja como se proteger de ações criminosas via WhatsApp.