Como fazer pagamentos usando o PIX? Confira

É muito fácil e prático usar o sistema para pagamentos. Veja como transferir pelo PIX

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

O PIX é aquele meio de pagamento eletrônico e instantâneo que chegou para facilitar ainda mais a vida de quem precisa mandar grana, receber dinheiro e também fazer pagamentos. Mas, como o recurso ainda é novo, nem todo mundo sabe como transferir pelo PIX.

Criado pelo Banco Central, o PIX tem sido usado para uma série de ações e pode ser muito mais prático e rápido do que operações como TED, DOC, depósito em conta ou uso de cartão de débito. Além disso, ninguém paga nada para usar o PIX.

O recurso foi implantado no final de 2020 e permite pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana, totalmente online e instantâneo. Por exemplo: ao pagar com PIX, o dinheiro sai da sua conta na hora e vai no mesmo momento para a loja ou pessoa que você desejar.

Não deixe de aproveitar todas as vantagens que só esse novo meio de pagamento eletrônico pode proporcionar para todos que usam o recurso. Veja como transferir pelo PIX e facilite a sua vida e a de quem receberá seu dinheiro.

Como transferir pelo PIX de 4 maneiras diferentes

foto de homem usando celular, com o aparelho em destaque na foto e o homem desfocado ao fundo. Ele é branco e veste camisa social azul

Fazer pagamentos utilizando o PIX é mais fácil do que se pode imaginar. Não é à toa que a modalidade é a mais usada pelos brasileiros para fazer transferências de dinheiro, de acordo com o Banco Central.

É possível usar o PIX mesmo sem uma chave cadastrada. Porém, ela facilita muito enviar e receber valores pelo sistema de pagamentos. É possível usar como chaves:

  • CPF;

  • E-mail;

  • Número de celular;

  • Uma chave aleatória, criada no próprio aplicativo do banco com o qual você deve acessar o PIX.

Porém, as chaves PIX não são a única maneira de transferir recursos pelo sistema. Veja como fazer pagamentos pelo PIX com chaves, com o recurso de copiar e colar, com o QR Code e com informações bancárias.

Só para reforçar: o PIX não é um aplicativo nem um site. Ele é um recurso que está disponível no aplicativo do seu banco. Por isso, para usar PIX, você deve ter instalado no smartphone o app do banco, tá bom?

Como fazer pagamentos pelo PIX com as chaves

Usando apenas a chave PIX é possível fazer transferências e pagamentos. Essa opção é bem comum para mandar ou receber dinheiro de alguém. Para isso, você deve:

  1. Acessar o aplicativo do seu banco e entrar na opção PIX;

  2. Depois, encontrar o recurso para fazer pagamentos;

  3. Em seguida, escolha a opção “Chave PIX” ou similar;

  4. Escolha o tipo de chave que será usada (telefone, e-mail, CPF ou chave aleatória). Nessa hora, você pode copiar a chave para a qual deseja mandar dinheiro e colar no app do banco;

  5. Coloque o valor a ser pago e observe se as informações estão corretas;

  6. Confirme o pagamento com sua senha, biometria ou outro recurso cadastrado.

Pagamentos pelo PIX com o recurso copia e cola

Também existe a opção de copiar e colar um código gerado no PIX. Esse recurso pode ser visto em aplicativos de delivery ou sites de comércio eletrônico. O passo a passo para pagamentos assim é:

  1. Entre no PIX por meio do aplicativo do banco;

  2. Busque pelo recurso Código PIX ou PIX copia e cola;

  3. Digite ou insira o código da empresa ou pessoa que receberá os valores (o código pode ser copiado antes);

  4. Confira se o valor e se o destino do dinheiro estão corretos;

  5. Se estiver tudo certo, digite a senha, use a digital ou outra tecnologia para confirmar o pagamento.

Usando o QR Code do PIX

Ainda existe a opção de QR Code para fazer pagamentos com o PIX, seja em lojas físicas, seja em sites ou mesmo pessoas que geram esse código e enviam para outras realizarem transferências. É importante diferenciar os dois tipos de QR Code:

  • O QR Code estático, que é um único código que permite várias transações e quem paga pode inserir manualmente o valor do pagamento;

  • O QR Code dinâmico, que vale apenas para uma só transação e já mostra o valor a ser recebido, sem o pagador precisar preencher esse dado.

Para transferir pelo PIX usando esses códigos, você só precisa:

  1. Entrar no PIX pelo app do seu banco;

  2. Ir na opção para pagar PIX ou similar;

  3. Escolher o recurso de pagar com QR Code;

  4. O celular vai abrir a câmera e você pode apontá-la para o QR Code. Ainda é possível acessar a galeria de imagens do celular para abrir o código;

  5. Confira as informações e, se estiverem corretas, insira o valor para pagamento (se for o QR Code estático);

  6. Se estiver tudo certo, basta confirmar o pagamento com senha ou biometria.

Pagamentos utilizando dados bancários no PIX

Mesmo que você não tenha a chave, o QR Code ou o recurso de copiar e colar do PIX, é possível usar os dados bancários da pessoa ou empresa para a qual você deseja fazer o pagamento para fazer PIX.

Para isso, é necessário:

  1. Acessar o PIX pelo aplicativo do banco no celular;

  2. Na opção de pagamentos com PIX, acessar aquela que mostra o uso do PIX com dados bancários;

  3. Preencha as informações bancárias (como número do banco, agência e conta, nome e CPF/CNPJ de quem vai receber e o tipo de conta);

  4. Depois, vão aparecer os dados sobre valores e a confirmação do destinatário;

  5. Confira tudo e, caso as informações estejam corretas, finalize o PIX com sua senha ou biometria.

Esse método é menos prático quando comparado aos outros pois exige o preenchimento de diferentes campos. Porém, ele ainda acontece dentro do PIX e, por isso, tem todas as vantagens do sistema.

Vantagens de usar o PIX para pagamentos

foto de mulher sorrindo enquanto digita no celular. A mulher é negra, tem cabelo cacheado e veste blusa jeans, e está em ambiente externo ao fundo

O PIX trouxe uma série de benefícios para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, ele não substitui as outras formas de pagamento e funciona como um complemento a elas. Ou seja: é mais uma opção para enviar e receber recursos.

Entre algumas das vantagens, estão:

  • Conveniência, pois tudo pode ser feito pelo celular, no dia e horário que for melhor para você;

  • Agilidade, afinal os pagamentos caem na hora e ninguém precisa esperar o próximo dia útil para usar o dinheiro recebido por PIX;

  • Segurança, já que todas as transações obedecem aos critérios da Rede do Sistema Financeiro Nacional, sistema protegido operado pelo Banco Central;

  • Múltiplos usos, pois é possível fazer pagamentos de qualquer valor e tipo usando o PIX;

  • Ambiente aberto, afinal o PIX é cada vez mais utilizado por diferentes empresas e muito mais negócios podem passar a usar o recurso de pagamentos.

Já é possível usar o PIX em aplicativos de entrega e de transporte, em sites de comércio eletrônico e supermercados. Além disso, é possível fazer pagamentos entre pessoas físicas e entes governamentais (para pagar taxas e impostos, por exemplo).

Sabemos que o PIX é um recurso rápido, prático e seguro. Mesmo assim, é importante ficar de olho para evitar golpes ou tentativas de fraudes utilizando o meio de pagamento. Conheça agora 7 dicas para usar o PIX de forma segura.