Quando você deve começar a planejar sua aposentadoria?

Tenha tranquilidade e veja como planejar sua aposentadoria

Renda
Extra
Por Redacao PAN

O planejamento financeiro deve fazer parte da vida de qualquer pessoa que deseja se relacionar melhor com o dinheiro. Por isso, não seria diferente que, para chegar à velhice com saúde financeira, seja preciso planejar a sua aposentadoria.

Mas quando você deve começar? Qual é a fase da vida ideal para começar o planejamento da sua aposentadoria? 

De forma bem resumida, o ideal é começar o quanto antes, mas a gente sabe que nem sempre isso é possível e que as condições financeiras ideais para pensar na aposentadoria podem vir só depois de anos de trabalho.

Mas importante dizer: nunca é tarde para começar. E quanto antes o planejamento para a velhice for feito, melhor para a sua vida de aposentadoria. 

Por isso, vamos explicar mais sobre a importância de pensar no futuro e dicas para você iniciar agora mesmo a sua preparação para uma vida tranquila e com dinheiro na aposentadoria.

Por que planejar a aposentadoria?

homem olha de forma pensativa para o horizonte. Ele é branco, tem cabelo grisalho liso curto, usa óculos brancos e veste camisa social azul. Ao fundo, aparecem casas de modo desfocado

O ideal é não esperar para pensar na aposentadoria só quando chegar a hora. Afinal, é melhor envelhecer com uma renda para garantir o pagamento das despesas nesta fase da vida.

Não estamos falando aqui em uma vida de milionário, mas sim em uma vida que você possa bancar. 

Lembre-se de que, com a aposentadoria, não tem mais o pagamento do salário. Então é importante ter condições financeiras para manter um bom padrão de vida na velhice.

Motivos não faltam para você começar o planejamento da sua aposentadoria agora mesmo. Listamos abaixo alguns deles:

  • Não depender da Previdência Social, que pode pagar um valor de aposentadoria menor do que o que você precisa para viver;

  • Poupar com calma e de forma constante, ao longo do tempo, permite acumular mais grana do que tentar ganhar dinheiro de uma maneira rápida, pouco antes de se aposentar;

  • As chances de realizar sonhos aumentam, pois você consegue planejar e ver quando deseja alcançar um objetivo e o que precisa fazer para chegar lá.

  • Está se achando jovem demais para começar a pensar nisso? Mas, como dizem por aí, o tempo voa e, quando você menos esperar, já estará bem perto da aposentadoria. Para não ter surpresas desagradáveis nessa hora, comece logo a sua preparação para a velhice. 

Quando começar o planejamento?

mulher jovem sorri enquanto faz anotações em papel. Ela é branca, tem cabelo liso castanho, usa óculos pretos e veste camiseta manga longa verde escuro e calça preta, e está sentada no tapete da sala com notebook em frente dela

O quanto antes! Infelizmente, só 4 em cada 10 pessoas se preparam para a aposentadoria no Brasil, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o Banco Central (BACEN). 

Isso significa que quase 60% das pessoas não se prepara para essa fase da vida, que pode chegar antes do que se imagina. 

O momento ideal para começar a planejar a aposentadoria é assim que for possível juntar algum dinheiro. Ou seja, se você já tem renda, já é o melhor momento para pensar na aposentadoria.

Claro que não dá para pegar tudo o que você ganha no mês e guardar para a aposentadoria. Afinal, temos contas para pagar e sonhos para realizar agora. Além disso, muita gente está endividada ou mesmo inadimplente, sem conseguir quitar essas dívidas. 

Porém, nunca é tarde para a preparação rumo à aposentadoria. Pode ter certeza de que você não vai se arrepender quando for se aposentar e, ao olhar a conta no banco, perceber que possui renda suficiente para levar a vida de modo mais tranquilo.

Dicas para planejar sua aposentadoria

homem jovem olha concentrado para calculadora. Ele é negro, tem cabelo crespo curto, barba grande e veste camisa social azul claro dobrada, e está sentado diante de mesa com notebook e calculadora. Ao fundo, ambiente de tons brancos

  1. Pense em quanto tempo falta para você se aposentar

Quantos anos você tem hoje e com quantos quer se aposentar? Com qual idade deseja largar o trabalho e aproveitar a merecida aposentadoria? 

É bom pensar em longo prazo, assim dá para analisar quanto tempo falta entre a sua realidade hoje e o sonho que você quer viver ao se aposentar.

Se você tem 30 anos e deseja se aposentar aos 70, são 40 anos pela frente até você parar de trabalhar. 

Em uma conta simples, se você conseguir juntar 100 reais por mês, todo mês, durante esse tempo, terá acumulado 48 mil reais (isso se você não fizer nenhum investimento, apenas juntar o dinheiro).

Caso ainda faltem algumas décadas para a idade que você deseja se aposentar, dá para guardar uma parte pequena do salário (10%, por exemplo) todo mês e, ao longo dos anos, investir esse dinheiro. 

Também é possível escolher investimentos que sejam mais seguros, mas possuem retorno financeiro menor.

Agora, se o tempo for mais curto, é bom pensar em maneiras de juntar mais dinheiro em curto prazo. Por isso, investimentos de maior risco, mas com retorno maior, podem ser uma alternativa.

Mas aqui é bom ressaltar: por envolverem mais riscos, esses investimentos não garantem retorno. Eles têm uma possibilidade de rentabilidade maior, mas que podem não se concretizar.

  1. Avalie quanto pode e precisa investir para se aposentar como quer

Se você quer se aposentar com um alto padrão de vida, precisa refletir sobre quanto precisa guardar todo mês para, na aposentadoria, viver como deseja. Pode ser uma parte considerável do salário.

Essa reserva para a aposentadoria compromete demais o seu orçamento? Lembre-se de que, por mais que haja vontade em viver uma boa aposentadoria, é preciso ter atenção para o momento presente também. 

Dessa maneira, tudo deve estar equilibrado: o seu orçamento de hoje precisa dar conta do seu estilo de vida atual e, ao mesmo tempo, deixar margem para guardar dinheiro na preparação para a aposentadoria que você sonha ter.

  1. Reduza as suas despesas de forma consistente

Existem despesas que são necessárias para a nossa vida, como as contas de água, luz e internet. Temos outras que são eventuais, como gastos com algum imprevisto ou mesmo uma viagem de fim de ano. Em todas elas, é possível economizar.

Por isso, não adianta apenas economizar com as contas de água e luz durante um mês: é importante fazer isso sempre, pois assim todo mês você pode separar parte do dinheiro que iria para o pagamento dessas contas e direcionar para a preparação da sua aposentadoria.

Procure manter hábitos que ajudam a economizar, pois isso contribui para que você poupe sem nem perceber. 

  1. Aumente os ganhos sempre que puder

A renda extra também é uma aliada quando falamos no planejamento da aposentadoria. Esse dinheiro a mais que entra na conta ajuda a aumentar suas reservas ou mesmo fazer investimentos que trarão lucro e aumentarão o valor acumulado ao longo da vida.

Assim, enquanto ainda existir a chance de conseguir levantar uma grana a mais todo mês, faça isso. 

Lá na frente, esse esforço todo valerá a pena, pois a aposentadoria poderá ser um pouco mais confortável com esse dinheiro extra que entrou no seu bolso durante o tempo em que você trabalhou.

Você tem muitas opções de investimento e ganho de renda na hora de planejar sua aposentadoria. Veja de quantos reais você precisa para começar a investir!