Cartão de crédito consignado PAN é bom? Tudo o que você deve saber

Ainda não conhece o cartão de crédito consignado PAN? É hora de descobrir todos os benefícios que ele tem

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

   

O cartão de crédito consignado é um recurso que ajuda bastante na hora de conseguir uma grana a mais.  Tem quem duvide se compensa ou não solicitar esse tipo de cartão ou não sabe como ele funciona. Mas vale a pena conhecer o cartão de crédito consignado PAN.

O cartão de crédito consignado é um grande aliado do orçamento doméstico e, no caso do PAN, conta com vários benefícios exclusivos.

Além disso, por ser um cartão consignado, existem algumas diferenças em relação ao tipo comum de cartão de crédito. A modalidade consignado é voltada para grupos específicos e tem vantagens que não são encontradas em outros cartões.

O que é e como funciona o cartão de crédito consignado PAN?

ALT: foto do cartão consignado PAN, com ele em destaque no meio da imagem. O cartão tem tons de cinza escuro, azul claro e cinza claro, e está com fundo azul claro e branco.

O cartão de crédito consignado PAN funciona como um cartão de crédito normal e é aquela alternativa pra parcelar uma compra de valor alto ou realizar outras transações, como o saque, nas quais esse recurso pode ser usado. 

O cartão de crédito consignado está disponível para servidores públicos, militares das Forças Armadas e aposentados e pensionistas do INSS, assim como o empréstimo consignado. 

Parte do saldo devedor da fatura do cartão é descontada do contracheque e o  restante pode ser pago em bancos ou lotéricas pelo boleto enviado junto com a fatura mensal. 

Então o cartão de crédito consignado PAN é como um cartão de crédito normal, com as mesmas funções, só que ele está disponível apenas para servidores públicos federais, estaduais e municipais, militares das Forças Armadas e para aposentados e pensionistas do INSS.

Esse cartão tem um limite que varia conforme o valor da renda mensal do beneficiário. Por exemplo: no caso de aposentados e pensionistas, o limite da fatura é de 1,6 vez o valor do benefício recebido, como mostra a Instrução Normativa nº 107.

Como pedir o cartão de crédito consignado do PAN?

Foto de pessoa, de costas, usando notebook com a tela na página do cartão de crédito consignado do PAN

Para aproveitar o cartão consignado, você só precisa simular uma proposta de aquisição com o PAN e aceitar a sugestão de contratação que vai chegar no seu e-mail ou outro contato disponibilizado.

Depois, o cartão chegará na sua casa com total segurança e basta seguir as instruções indicadas no próprio documento para liberar o uso. Se tiver qualquer dúvida, fale com a Central de Atendimento do Banco PAN para fazer o desbloqueio ou baixe o app de cartões.

6 vantagens do cartão de crédito consignado do PAN

Ilustração mostra senhora segurando cartão PAN, à direita, com mão segurando o cartão em destaque do lado esquerdo. A senhora da ilustração é negra, tem cabelo grisalho crespo e veste blusa regata rosa

  1. Esqueça a anuidade de cartões de crédito

Muitos cartões de crédito por aí cobram anuidade, que é um valor que aparece na fatura cobrado pela oferta do serviço. No PAN, não se preocupe com isso: o cartão de crédito consignado tem anuidade ZERO. Ou seja, esqueça o pagamento de anuidade na fatura do cartão.

  1. Pague menos taxas que outros cartões

Se estava difícil encontrar cartões de crédito que não cobram taxas que pesam no bolso, agora não está mais: com o cartão de crédito consignado do PAN, as taxas de juros podem ser até 4 vezes menores em relação aos cartões comuns.

A cobrança de taxas é o que aparece descrito no Custo Efetivo Total (CET). Se o seu cartão for do PAN, o valor será bem menor e são menos gastos no orçamento.

  1. Use para sacar dinheiro e fazer compras

Quer fazer compras online ou em lojas físicas como farmácias, mercados e shoppings? Basta pegar seu cartão de crédito consignado do PAN e aproveitar. É possível parcelar e adquirir produtos que não daria pra comprar à vista, sempre respeitando o limite do cartão.

Agora, se você precisa sacar dinheiro, também pode usar esse recurso! A melhor parte é que nem precisa do cartão físico. Para pedir uma grana a mais para saque ou mesmo para receber na conta, basta pedir na Central de Atendimento PAN ou usar o Banco24Horas.

Com o cartão de crédito consignado PAN, é possível sacar até 70% do limite.

  1. Aproveite o desconto em folha

Todo mês, parte do saldo devedor da fatura do cartão de crédito consignado é descontada do benefício ou folha de pagamento de forma automática. Com isso, uma parte do valor da conta já será paga, o que ajuda a não esquecer o pagamento da fatura.

Esse desconto em geral fica em 5% de seu salário líquido.

O restante do valor pode ser quitado por meio de boleto em bancos ou casas lotéricas. 

  1. Peça o cartão mesmo negativado

Está negativado? Não tem problema: pode pedir o cartão de crédito consignado mesmo assim. Basta fazer parte dos grupos que podem solicitar o recurso e fazer a solicitação para aproveitar os benefícios do cartão.

Para pedir, só é preciso simular a proposta de solicitação, aceitá-la, informar dados pessoais e receber o cartão em casa. 

Além de pedir o cartão de forma online, você pode desbloquear, pagar a fatura e acompanhar as transações pelo celular o site do PAN. Para fazer o desbloqueio, você só precisa:

  1. baixar o app do PAN no celular

  2. criar login e senha, informações para acessar o cartão

  3. ler o regulamento e escolher a opção de desbloqueio.

Como funciona a fatura do cartão de crédito consignado do Banco PAN?

Imagem mostra representação de fatura do cartão de crédito consignado do Banco PAN, em duas páginas brancas com letras e números com fundo azul claro

A fatura traz a data de vencimento (o prazo de pagamento), o valor total, o valor mínimo que deve ser pago, a quantia que será descontada do contracheque ou benefício, o histórico de compras daquele mês e eventuais cobranças fixas, como parcelas de compras, das próximas faturas.

Para pagar o saldo restante que não será descontado em folha, é só abrir o aplicativo do PAN, arrastar o dedo da esquerda para a direita e, na seção de cartões, rolar a tela de baixo pra cima. Ali, estarão todos os dados do cartão e também o boleto para pagamento.

Ainda é possível acessar as informações do cartão pelo Web Banking do PAN. Ao mesmo tempo, quem tem cadastro na Central de Atendimento do PAN recebe no celular dados sobre fechamento de fatura, valor de pagamento e transações realizadas.

No caso da fatura, também é bom lembrar da margem consignável, que é a fatia do salário ou benefício que pode ser usada com consignado. 

Em relação ao cartão, em geral até 5% do salário, aposentadoria ou benefício pode ser usado para pagamento automático da fatura.

Gostou de conhecer o cartão consignado do PAN e quer aproveitar todos os benefícios? Então simule o seu  cartão de crédito consignado do PAN!