Semana de educação financeira começa nesta segunda (8) e tem diversos cursos gratuitos

Dezenas de iniciativas online que vão acontecer até o dia 14 de novembro para ajudar no planejamento, poupança e crédito consciente

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

 

Começa nesta segunda-feira (8) a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Enef). Ela é uma iniciativa do Banco Central, que neste ano terá o tema “Como o planejamento, a poupança e o crédito consciente podem contribuir para uma vida financeira mais saudável”.

A abertura do evento, prevista para segunda-feira (8), ocorrerá às 10h. Terá transmissão pelo canal do Banco Central no Youtube.

Uma equipe de especialistas internacionais explicará o que é saúde financeira e relacionará o planejamento, a poupança e o crédito consciente com a vida financeira mais saudável.

Há uma série de iniciativas que vão ocorrer durante a Enef. Você pode conferir todas as opções no site do evento.

Esse site indica o formato da iniciativa (palestras, por exemplo), qual o público-alvo (adultos, crianças etc.), o tema (planejamento/poupança/etc.) e ainda dá links para que o público consiga acompanhar.

Leia também: Febraban e Banco Central lançam plataforma de planejamento financeiro

Como se inscrever na semana de educação financeira

Imagem mostra as mãos de um homem sobre um laptop, como se estivesse digitando no aparelho

As pessoas interessadas em participar da semana Enef conseguem ver por meio do site a grade completa de iniciativas. Assim, conseguem também se inscrever e montam uma agenda com a programação.

Veja abaixo algumas atividades previstas durante a Enef:

Live - Diagnóstico da Educação Financeira e Previdenciária nas EFPC

Curso gratuito - Educação Financeira para Jovens

A Influência das Finanças Públicas na Vida dos Cidadãos

Live “Vida Financeira Sustentável”

Curso Cooperativa de Crédito: o que é?

A grande maioria das atividades é online. No entanto, há também algumas atividades presenciais. Há poucos casos em que as iniciativas são mistas (parte presencial, parte virtual). O site da Enef mostra exatamente onde será realizada cada iniciativa.

Outro filtro interessante feito no site da Enef é pela relevância das iniciativas. Há algumas classificadas como “iniciativas de destaques”. Outras, como “iniciativas de maior interesse”.

São dezenas de possibilidades para que as pessoas interessadas possam pesquisas, com diversos públicos-alvo diferentes.

O que é a Semana Nacional de Educação Financeira

Um homem sorri ao mexer numa calculadora com uma das mãos enquanto pressiona um bloco sobre a mesa com o dedo indicador da outra mão. Ele veste uma camisa listrada e, com a mesma mão que digita na calculadora, segura também uma caneta

A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.

A Semana Enef tem a participação de diversas instituições do país e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal.

São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, envio de mensagens que devem observar as finalidades da ENEF, que devem estar dentro de critérios de gratuidade, assim como ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços.

Falando em gratuidade e educação financeira, dê uma olhada nesses cursos oferecidos por diversas instituições renomadas. Eles podem te ajudar nesse fim de ano a aprender a ter uma folga no bolso.