O que você vai ler neste artigo:

 

Ao solicitar crédito por meio de um empréstimo consignado ou financiamento, é muito importante avaliar as condições de pagamento, como o total de parcelas e o valor dos juros a depender do prazo.

O crédito parcelado é uma dívida importante que, muitas vezes, é uma ótima maneira de conquistar algo necessário (um veículo, imóvel ou capital para projetos pessoais ou de empreendedorismo, por exemplo). Porém, é essencial pensar em quitar essa dívida o mais rápido possível.

Muitas vezes, é tentador parcelar o pagamento de um financiamento ou empréstimo pelo maior prazo possível: pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) já mostrou como os brasileiros gostam de crédito e, claro, de parcelamento:

  • 79% dos consumidores costumam parcelar suas compras;
  • 64% das pessoas que parcelam compras levam, em média, 9 meses para quitar essas dívidas;
  • 46% dos consumidores dizem não ter medo de longos parcelamentos e, inclusive, consideram isso uma vantagem.

Porém, é preciso ter muito cuidado com essa decisão. Existem muitas variáveis para considerar tanto na hora de solicitar crédito quanto no momento de quitar os valores recebidos.

Vamos mostrar aqui em quantas vezes você deve fazer empréstimo parcelado e, principalmente, em quais casos isso vale a pena ou não.

 TEM COMO PARCELAR UM EMPRÉSTIMO?

Sim, é possível conseguir crédito parcelado, ou seja, dividir o valor de um empréstimo.

Ao recorrer a esse empréstimo em uma instituição financeira, saiba que serão acrescidos juros e custos ao valor que você solicitou. Em outras palavras, ao final do empréstimo, você terá pagado mais do que o valor que recebeu.

Você descobre quais serão esses valores a mais ao ficar atento ao  CET (Custo Efetivo Total). O CET traz a soma das taxas pelo serviço prestado pela instituição financeira para que o empréstimo seja realizado. Tudo isso impacta no valor final a ser pago pela obtenção de crédito via empréstimo ou financiamento.

Outro fator que pode fazer você pagar muito mais caro do que poderia é a quantidade de parcelas. Pense da seguinte maneira: o empréstimo parcelado envolve os custos que mencionamos acima. Quanto mais tempo durar o parcelamento, maiores serão os valores desses custos.

Além disso, muitas instituições cobram juros maiores conforme a quantidade de parcelas cresce. Os valores de parcelas e juros serão diferentes entre um empréstimo parcelado em 4 vezes e outro dividido em 24 vezes, por exemplo.

Logo, é possível solicitar crédito parcelado, mas é essencial analisar o impacto da quantidade de parcelas no seu orçamento, para evitar a inadimplência.

POR QUE É IMPORTANTE AVALIAR O TOTAL DE PARCELAS?

Ao decidir solicitar um financiamento ou empréstimo, o recomendado é planejar como essa dívida será quitada. É importante estar ciente do valor e quantidade de parcelas.

É essencial considerar que existem juros sobre cada parcela. Isso faz com que o valor total pago pelo empréstimo seja muito maior do que poderia ser se você tivesse optado por uma forma de pagamento em um prazo menor ou até à vista.

Por isso, não se esqueça dos juros e custos relacionados ao parcelamento, o que pode encarecer a conta ao longo do tempo.

CRÉDITO PARCELADO CAÍ NA HORA?

Mesmo que o pagamento de um empréstimo seja parcelado, o dinheiro do crédito cai na hora na conta de quem contrata essa opção com o Banco PAN.

Quem tem a conta digital PAN faz a contratação de maneira online, pelo próprio aplicativo do banco.

É possível solicitar o empréstimo pessoal de forma totalmente online, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O dinheiro cai na sua conta do Banco PAN na hora. Assim, você pode usá-lo para o que quiser.

QUAL A DIFERENÇA DE CRÉDITO PESSOAL E CRÉDITO PARCELADO?

Não existe diferença entre o crédito pessoal e o crédito parcelado, pois ambos são empréstimos. Dessa forma, todo empréstimo pessoal é, a princípio, quitado por meio do parcelamento.

Porém, se o cliente se organizar financeiramente e entender que vale a pena, pode quitar a dívida de maneira antecipada. Isso é possível em diversos tipos de empréstimos, como no caso da antecipação de parcelas do consignado.

PARCELAR FATURA OU PEGAR EMPRÉSTIMO?

É comum que o crédito parcelado seja solicitado para quitar dívidas diversas. Uma das possibilidades é solicitar um empréstimo para quitar a fatura do cartão de crédito, em vez de parcelar essa dívida.

Isso porque quase sempre os juros do cartão de crédito são maiores do que de um empréstimo.

Mais uma vez, preste atenção ao CET. Decida por aquele que oferece o menor valor de parcela e o menor juros quando tiver de decidir entre parcelar a fatura do cartão de crédito ou pedir um empréstimo.

QUANTAS VEZES PODE PARCELAR UM EMPRÉSTIMO?

A melhor resposta é: depende da sua capacidade financeira de pagar pelo empréstimo.

Em geral, por causa dos juros e custos de que falamos antes, quanto menos parcelas, melhor. Avalie qual o valor de parcela que cabe no seu bolso. Se o financiamento ou empréstimo for parcelado em 3 vezes, e o valor de cada parcela não prejudicar o seu orçamento, então é melhor o empréstimo parcelado em 3 vezes.

Porém, caso o valor do empréstimo seja alto, é bom pensar em uma quantidade maior de parcelas, assim você não prejudica as finanças e absorve o valor do parcelamento de forma mais saudável financeiramente.

Não adianta querer parcelar algo em 3 vezes só para quitar o empréstimo logo, mas pagando um valor por parcela que vai comprometer todos os seus ganhos mensais. Nesse caso, é interessante pensar em mais parcelas.

Agora, se você tem condições de pagar um empréstimo em 12 vezes, mas pensou em parcelar em 24 vezes só porque o valor de cada parcela seria menor, é bom pensar bem.

Afinal, será mais tempo com parte da renda comprometida para quitar o empréstimo, sem contar os juros e custos desse parcelamento. Por isso, pense bem antes de se deixar seduzir por baixos valores de parcela (que, no final, vão custar muito mais para você).

Por fim, parcelar empréstimos é uma boa alternativa para quem está com dívidas de juros mais altos, como acontece em muitos casos com o cartão de crédito.

O cartão de crédito possui juros altos de parcelamento de fatura (que permite dividir o valor total ou parcial do cartão em parcelas fixas, mas com acréscimo de juros e IOF, o Imposto Sobre Operações Financeiras.

Também existe o crédito rotativo (que permite pagamento mínimo da fatura, mas que acrescenta juros de mais de 300% ao ano, além de IOF na próxima fatura).

Tudo isso prejudica o orçamento e aumenta o valor da dívida. Nesse caso, é interessante pensar na chance de adquirir um empréstimo parcelado, que possui taxas mais baratas do que as cobradas no cartão de crédito. Dessa maneira, você pagará menos juros e taxas do que se mantivesse o parcelamento do cartão de crédito.

Precisa de dinheiro? Consiga empréstimo na hora, pelo celular e sem pegadinhas. Contrate agora com o Banco PAN!

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo consignado e também o cartão de crédito consignado.