O que você vai ler neste artigo:

Dá para pagar com PIX em aplicativos de entrega e de transporte

Apps mais famosos já aceitam o meio de pagamento preferido dos brasileiros; veja como usar em cada um deles

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

16.07.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Já dá para usar o PIX para pagar suas corridas em carros de aplicativo ou entregas nos principais aplicativos de delivery. O meio mais usado pelos brasileiros para fazer transferências já é aceito pelas plataformas Uber, 99 e iFood.

A 99 foi a última das 3 plataformas a anunciar que seus clientes poderiam pagar as corridas com o PIX. Ele passou a poder ser usado neste mês de julho, mas, por ora, apenas em algumas cidades. São elas: Maringá, Santos, Brasília, Limeira, Bauru, Piracicaba, Ponta Grossa e Cuiabá. 

Na 99, o pagamento de corridas via PIX é integrado ao aplicativo. Os usuários usuários do aplicativo também podem usá-lo para transferir valores para a carteira digital 99 Pay, que fica dentro do app.

Note que o pagamento por PIX na 99 não é feito para a conta pessoal do motorista. A transferência é feita pelo aplicativo. Então, atenção: se o motorista pedir que o pagamento seja feito diretamente para ele é golpe.

A Uber já aceita pagamentos via PIX desde o ano passado. Mas o meio de pagamento pode ser usado somente para transferir recursos para a carteira digital que fica dentro do app: o Uber Cash. 

Funciona assim: você deve adicionar o Pix como forma de pagamento na aba "Pagamentos”, que fica no menu lateral do app (é o mesmo lugar em que você também pode adicionar métodos de pagamento como cartões de crédito, débito, dinheiro e transferências bancárias).

Dessa forma, você fica com um “saldo” que é descontado cada vez que faz uma corrida ou um pedido pelo Uber Eats, que é o aplicativo da empresa para comida por delivery (entrega em casa).

Falando em delivery de comida, o iFood é outro aplicativo que também aceita pagamento por Pix, tanto para os pedidos de comida por delivery quanto para as compras em supermercados. 

Lançada em meados de maio, a novidade fica disponível quando você já adicionou os itens desejados na sacola virtual de compras. Ao finalizar o pedido, no mesmo local em que o cliente escolhe qual cartão vai usar para efetuar o pagamento. 

Ou seja, em vez de optar por crédito ou débito, você pode selecionar o PIX. 

Depois de “finalizar” a compra no aplicativo, aparecerá um código (no próprio app). Você deve copiar esse código do PIX e colocar no aplicativo da sua instituição financeira para finalizar o pagamento por lá. Há 5 minutos para você concluir esse processo. 

Só depois da confirmação do dinheiro pelo iFood é que o pedido realmente será entregue.

Ainda não conhece o PIX?

Homem sentado num sofá olha sorridente para o celular enquanto faz carinho na cabeça do cachorro

Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com ele, a pessoa consegue fazer transferências diretamente de seu celular.

Para isso, só é necessário saber a chave Pix da pessoa ou empresa para quem será feita a transferência ou pagamento. 

Além disso, é possível fazer o Pix por meio de QR Code, que é capturado com a câmera do celular.

Além de ser gratuito, o Pix tem ainda a vantagem de não tornar necessário mais ter todos os dados bancários para realizar a operação. Sabendo a chave, a transferência pode ser feita.

A chave pode ser um e-mail, um telefone celular ou CPF/CNPJ. Há ainda a chave aleatória, que é gerada automaticamente pelo sistema.

Clientes da conta digital PAN podem fazer quantos PIX quiserem por mês, sem nenhuma cobrança de tarifa.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSPIX

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: