O que você vai ler neste artigo:
Pagamento é feito em conta de poupança social digital; inscritos no Bolsa Família com NIS final 5 também recebem a parcela 3 do auxílio
ARTIGOS
•
5min. de leitura
•
23.06.2021
controle
seus gastos
PorRedacao | Millena PAN
Seguindo no calendário do auxílio emergencial 2021, nesta quarta-feira (23) os beneficiários do público geral nascidos em maio recebem a parcela 3 nas contas de poupança social digital.
Assim como tinha acontecido nas etapas 1 e 2, o pagamento da 3ª parcela foi antecipado pelo governo federal. No calendário inicial, os aniversariantes de maio receberiam esse crédito no próximo dia 30.
Veja abaixo o calendário atualizado de pagamentos da parcela 3.
Por ora, esses beneficiários só poderão movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, que permite pagar boletos, contas como água, luz e telefone, além de fazer compras em supermercados e outros locais que aceitem pagamentos por meio do app.
Os saques e as transferências do dinheiro só são liberados algumas semanas depois do pagamento para o público geral.
No entanto, quem tem a conta digital PAN consegue liberar antes os recursos do auxílio emergencial. Basta emitir um boleto do valor que quer liberar e pagá-lo com o aplicativo Caixa Tem. O dinheiro vai cair na conta e, então, a pessoa poderá usá-lo como quiser.
Os pagamentos do auxílio emergencial para as pessoas que também estão inscritas no Bolsa Família começaram 1 dia antes do público geral, na última quinta-feira (17). Cerca de 14 milhões de pessoas estão inscritas no programa.
O pagamento para beneficiários inscritos no Bolsa Família também segue uma ordem, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS).
Os primeiros a receber o valor do auxílio emergencial (no dia 17) foram os beneficiários com NIS de final 1. Já nesta quarta-feira (23) são contemplados os beneficiários com NIS de final 5.
Eis abaixo as datas dos próximos pagamentos para quem está no Bolsa:
NIS final 6: 24 de junho;
NIS final 7: 25 de junho;
NIS final 8: 28 de junho;
NIS final 9: 29 de junho;
NIS final 0: 30 de junho.
A principal diferença entre o público geral e os beneficiários do Bolsa Família é que o saque para quem está inscrito no Bolsa segue o calendário normal do programa, nos últimos 10 dias úteis de cada mês.
Os valores podem ser sacados pelo Cartão Bolsa Família e pelo Cartão Cidadão. Os beneficiários também podem movimentar o dinheiro em conta poupança digital pelo aplicativo Caixa Tem.
Vale lembrar que os beneficiários inscritos neste programa social do governo federal recebem o valor que for maior: o auxílio emergencial ou o Bolsa Família.
Leia também: Cadastro Único: o que é e para que serve
Neste ano, o governo federal não aceitou novos pedidos para receber o auxílio emergencial. Desta forma, só está recebendo a ajuda em 2021 as pessoas que estavam inscritas e aprovadas em 2020.
Mas só teve direito ao benefício quem, além de receber em 2021, se enquadrou nas seguintes condições:
Ter renda familiar por pessoa de meio salário mínimo, ou R$ 550;
Ter renda familiar total de 3 salários mínimos, ou R$ 3.300;
Não ter emprego formal.
Neste ano, o dinheiro está sendo pago a apenas uma pessoa por família. Em 2020, o benefício chegou a ser creditado a mais de um integrante de cada família.
PALAVRAS-CHAVE
AUXÍLIO EMERGENCIALCONTROLE SEUS GASTOSPARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais