O que você vai ler neste artigo:

As contas digitais chegaram para facilitar ainda mais a sua vida. Com elas, além de resolver diversos assuntos bancários, diretamente pelo celular, ainda dá pra fazer pagamentos sem precisar sair de casa.  

Aliás, pagar contas online é fácil, prático e seguro. Para facilitar, preparamos um quadro que vai te mostrar quais contas estão disponíveis para pagamento via internet e de que forma é possível fazer a transação. 

O que é necessário para pagar contas online?

Pelo celular

É possível fazer praticamente tudo pelo aplicativo de sua instituição financeira, como conferir extratos, realizar transferências, solicitar empréstimos, pagar contas online, entre outros serviços. 

Pelo computador

Assim como no aplicativo, o site da instituição financeira também permite realizar diversas transações bancárias, entre elas o pagamento de contas.

A diferença é que pelo computador não é possível ler o código de barras, por isso, será necessário digitar a numeração antes de realizar o pagamento, ok? 

Quais tipos de conta é possível pagar?

Você pode pagar qualquer tipo de conta que tenha um código de barras, como:  

  • Água;

  • Luz;

  • Telefone;

  • Internet;

  • TV por assinatura;

  • Condomínio;

  • Faturas de cartões;

  • Entre outros. 

Na seção de pagamentos do app do seu banco, em geral aparece a tela para capturar o código de barras no celular.

Basta então posicionar o código neste campo. Se receber a versão digital do boleto, também é possível apontar a câmera do celular para a tela do seu computador. 

Se você gerar o boleto em algum aplicativo, seja ele de loja, companhia telefônica ou qualquer outro tipo de serviço, também é possível copiar o código de barras e colar no campo de digitação direto no aplicativo do banco.

Depois que o app ler o código de barras, vão aparecer na tela as informações de pagamento, como o valor, nome da empresa que receberá e data de vencimento. 

Em alguns casos, será necessário digitar todas essas informações. Após a conferência, digite a senha de 4 ou 6 dígitos (pode variar de acordo com o banco) e finalize.   

O comprovante de pagamento ficará armazenado em seu extrato de movimentações e poderá ser consultado sempre que necessário. Também é possível salvá-lo em seu e-mail pessoal ou enviar para alguém.

Viu? Além de toda a praticidade, afinal, não é necessário se deslocar até uma agência bancária ou lotérica e ficar esperando na fila, pagar contas online também evita que você ande por aí com dinheiro na mão.

O que fazer em caso de boleto vencido

Um dado importante a conferir é se a data de vencimento do boleto está atualizada. Se ele não estiver, é necessário entrar em contato com a empresa emissora do boleto para solicitar uma 2ª via. 

Esse novo documento já estará com a data de vencimento atualizada e os valores corrigidos, com eventuais juros por atraso. 

A 2ª via do boleto pode ser solicitada por telefone, site ou aplicativo da empresa emissora. Confira a forma mais fácil para você.  

Lembre-se de verificar se está no canal oficial de atendimento da empresa. Não informe seus dados em locais que não aparentam ter segurança. 

Quanto tempo demora para compensar?

Os boletos que são pagos online são compensados à noite, na virada de um dia para o outro. 

Caso o pagamento seja feito aos finais de semana ou feriados, o documento só será compensado no próximo dia útil, também na virada de um dia para o outro. 

Dá pra pagar com PIX!

Empresas de alguns setores, como telefonia, já oferecem a opção  de pagamento de contas via PIX. Para aproveitar essa facilidade, basta seguir as dicas abaixo. 

No app de sua instituição financeira, selecione a opção do PIX. Em seguida, na área de pagamentos toque em QR Code. Vá até a fatura, encontre o QR Code e aponte a câmera do celular, confirme o valor no app e finalize a transação com sua senha. 

Diferentemente do boleto tradicional, os pagamentos realizados com o PIX podem ser feitos em qualquer horário e dia da semana, incluindo sábado, domingo e feriados. 

Como pagar o boleto do cartão de crédito do Banco PAN 

Quem possui um cartão de crédito do Banco PAN pode emitir o boleto de pagamento por meio do app do PAN. 

Basta fazer o login com o número da conta e a senha, acessar a área de cartões, selecionar a opção para pagamento de fatura e escolher o valor a ser pago. 

A seguir, toque em gerar boleto e copie o código de barras. Vá para a etapa de "pagamento de boleto", toque em "digitar código de barras", cole o código no campo em branco e siga as etapas para finalizar.  

Dá pra pagar todas as contas pelo app do PAN

Pelo app do Banco PAN, você também consegue pagar todas as contas de forma bastante fácil. Siga o passo a passo:

Acesse o app com o número da sua conta e senha e, na área logada, toque em pagar um boleto. 

Quando abrir a tela que mostra um campo para ler o código de barras, aproxime a câmera de seu celular do documento ou, se preferir, toque em “digite o número do boleto” para inserir manualmente a numeração. 

Informe a data do pagamento e escreva qual é o tipo de conta que você está pagando. Confira o valor, toque em confirmar e, para finalizar, digite sua senha de 4 dígitos. 

Pronto! A sua conta foi paga com sucesso. Viu como é fácil? 

Agora que você já sabe como pagar contas online, pode abrir sua conta digital no Banco PAN e usufruir desse benefício. Também dá pra abrir online!