O que você vai ler neste artigo:

Uma situação que pode acontecer com quem tem cartão de débito ou crédito é perdê-lo. Ou, pior, ele ser roubado ou furtado. Quando isso acontece, é fundamental bloquear seu cartão. Por isso, vamos te mostrar como bloquear o cartão PAN em caso de furto, roubo ou perda. 

Realizar o bloqueio de seu cartão é uma ação importante para proteger os seus dados bancários, além de evitar que outras pessoas utilizem o seu crédito para realizar compras indevidas. 

O cartão PAN pode ser bloqueado rapidamente pelo aplicativo, disponível para aparelhos do sistema Android e iOS, de uma forma bastante simples. Veja abaixo como bloquear o cartão PAN para evitar possíveis dores de cabeça. 

COMO BLOQUEAR O CARTÃO PAN PELO APLICATIVO? 

Primeiramente, acesse o aplicativo do PAN em seu celular, efetuando o login com o número de conta e senha eletrônica cadastrada. 

Na tela inicial do seu aplicativo, arraste para a direita, encontre a área de “cartões” e escolha “opções do meu cartão”.

Nessa tela, arraste para direita novamente até aparecer a função “perdi ou roubaram o meu cartão”. O procedimento a partir desse ponto é: 

  1. Selecione um dos dois campos que aparecem na tela: “perdi meu cartão” ou “meu cartão foi roubado”;

  2. Toque em continuar para avançar até a próxima etapa; 

  3. Confirme o bloqueio do cartão e, na tela seguinte, solicite uma nova versão do seu cartão tocando na opção “Sim, pedir agora”;

  4. Confirme o endereço de recebimento;

  5. Toque em finalizar;

  6. Aguarde a tela de confirmação de envio. 

Pronto! Seu cartão PAN anterior foi cancelado, seu crédito está mais protegido e você receberá outro cartão PAN no endereço cadastrado. 

Veja o passo a passo ilustrado, abaixo, para facilitar.

E se ficou alguma dúvida, o PAN conta com um vídeo tutorial que explica em detalhes todos os procedimentos para realizar o bloqueio! 

COMO DESBLOQUEAR O CARTÃO PAN?

Depois que o novo cartão PAN chegar em sua residência, será necessário realizar o desbloqueio para continuar utilizando as funções de débito e/ou crédito em estabelecimentos e lojas online. 

O procedimento também pode ser realizado diretamente pelo aplicativo do PAN, a qualquer hora. 

  1. Acesse o aplicativo do PAN, com o número de sua conta e senha eletrônica cadastrada. 

  2. Arraste para a direita e toque na opção de “cartões”.

  3. Você verá uma tela para realizar o desbloqueio do cartão PAN. Para iniciar o processo, basta tocar em “desbloquear agora”. É importante ter o cartão PAN em mãos para facilitar o desbloqueio. 

  4. Toque na opção “desbloquear o meu cartão”.

  5. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code que aparece atrás do cartão PAN. 

  6. Caso você tenha problemas em acessar o QR Code, você pode fazer o desbloqueio através do campo “desbloquear com código”. Nesse caso, basta informar o código de desbloqueio que veio com a etiqueta colada no cartão PAN.

  7. Escolha a data para o vencimento da sua fatura. 

  8. Cadastre uma nova senha de 4 dígitos (evite números seguidos, data de aniversário ou CPF). 

  9. Será necessário digitar a senha duas vezes para confirmar que elas são compatíveis, ok? 

  10. Você receberá um código via SMS. Insira no campo disponível para digitação e toque em continuar. Mas não se esqueça, o PAN jamais irá solicitar a senha ou o código de segurança do seu cartão PAN por meio de SMS.

  11. Pronto! Seu novo cartão PAN está desbloqueado e pronto para uso!

Tem como fazer um bloqueio temporário do cartão PAN?

Há situações em que o cliente quer fazer um bloqueio temporário do cartão PAN. Essa opção é uma alternativa para casos como, por exemplo, você esqueceu onde está o cartão PAN ou deixou em algum lugar que não lembra. Então, você pode fazer o bloqueio temporário da função crédito - caso a possua - e procurar com mais calma seu cartão PAN.

Dessa forma, você fica mais protegido: qualquer compra feita nesse período de bloqueio temporário não será aceita. Quando - e se - o encontrar, é só entrar no aplicativo do PAN e desbloquear o cartão PAN. Aí, ele pode voltar a ser usado.

Caso você não o encontre mesmo, então faça o cancelamento e peça um cartão PAN novo. Como esse é um processo que demora um pouco mais, a opção do bloqueio temporário possibilita que você tenha a chance de procurá-lo e voltar a usá-lo rapidamente, se o achar.

Essa função está disponível no aplicativo do PAN. Veja abaixo os passos.

  1. Acesse o aplicativo do PAN, com o número de sua conta e senha eletrônica cadastrada;

  2. Depois do acesso, deslize o menu para a direita e toque na opção de “cartões”;

  3. Dentro dessa tela, arraste até encontrar o campo “opções do meu cartão”

  4. Toque na função “bloqueio e desbloqueio temporário”;

  5. Na tela a seguir, vão aparecer os cartões vinculados à conta. Selecione aquele para o qual deseja fazer a operação;

  6. Se for um cartão PAN que já está desbloqueado, vai aparecer uma tela que explica o que acontece ao bloquear o cartão PAN. Se quiser seguir com a operação, toque em “Ok, bloquear”. Se não, toque em “Não bloquear meu cartão”;

  7. Por outro lado, se for um cartão PAN que não está desbloqueado, a tela terá as opções “Sim, quero desbloquear”, ou “Não vou desbloquear agora”. Toque na opção que você deseja realizar;

  8. Em qualquer uma das duas situações, vai aparecer uma tela para digitar a senha do cartão PAN em questão, para que você confirme sua operação. Digite a senha e toque em “Continuar”;

  9. A próxima tela informará que “A operação está sendo validada com segurança”;

  10. A seguir, se sua opção era por fazer o bloqueio temporário, vai aparecer a tela informando que o cartão PAN foi bloqueado;

  11. Mas, se sua operação era de desbloqueio, a tela que irá aparecer informará que o cartão PAN foi desbloqueado.

Como proteger os seus dados? 

Existem algumas medidas que você pode tomar para se precaver em caso de roubo ou perda do cartão e, até mesmo, para evitar crimes online. 

  • Evite realizar compras pela internet ou acessar sites ou aplicativos de bancos enquanto estiver utilizando redes Wi-Fi abertas ou compartilhadas.

  • Não anote a senha do seu cartão e deixe dentro da carteira ou dentro da bolsa. 

  • Nunca passe os dados de seu cartão por telefone. 

  • Prefira sempre receber um SMS ou notificação na tela do celular a cada compra realizada com seu cartão de débito ou crédito.

  • Caso não esteja utilizando o limite todo do cartão de crédito, estude a possibilidade de reduzi-lo para o mínimo necessário. 

VALE A PENA FAZER UM SEGURO DO CARTÃO?

Leia também: Você acessa Wi-Fi pública? Confira quais cuidados tomar

seguro do cartão funciona como uma garantia de proteção em caso de roubo ou perda do cartão. Por isso, caso a situação ocorrida esteja prevista nas coberturas do seguro, é possível contar com o seguro para receber indenização ou cobrir compras indevidas, por exemplo. 

O seguro é oferecido pelo emissor do cartão e a seguradora responsável é a Too Seguros. Os valores do seguro podem variar de acordo com o tipo de cobertura que você deseja, assim como o montante que será recebido caso seja necessário acioná-lo. 

Os seguros do Cartão PAN podem ser contratados pelas centrais de atendimento nos telefones 4004 0101 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 888 0101 (demais localidades). Também é possível contratar boa parte dos seguros diretamente pelo aplicativo do Banco PAN.

Os planos oferecidos pelo seguro cartão PAN são: 

  • Seguro PAN Básico: cobertura de morte acidental, saque ou compra sob coação. 

  • Seguro PAN Mais: com um valor de indenização maior que o Seguro PAN Básico. 

  • Seguro PAN Total: que tem um valor de indenização maior que o anterior. 

Além disso, os planos do seguro cartão PAN garantem ainda aos clientes títulos de capitalização que realizam sorteios mensais de valores de R$ 5.000,00 até R$ 10.000,00, a depender do Plano de Seguro contratado.

Veja abaixo todos os tipos de cobertura e entenda qual se encaixa melhor em sua necessidade! 

Já que estamos falando de cartão, você já ouviu falar do cartão de crédito consignado? Veja as características deste produto do PAN e aproveite!