O que você vai ler neste artigo:

 

A máquina de cartão é um ótimo recurso para quem quer fazer vendas para clientes com cartões de crédito ou débito. Por isso, é fundamental saber como passar o cartão na maquininha para evitar qualquer dor de cabeça com a clientela ou após a venda.

O processo é fácil e, em alguns casos, nem é preciso de fato passar o cartão na máquina. Isso porque alguns modelos contam com a tecnologia de pagamento por aproximação, também conhecida como contactless, que permite apenas encostar o cartão para finalizar o pagamento.

Mesmo com toda a simplicidade de pagar com cartões, é importante entender como a maquininha funciona e, também, o que fazer na hora de aceitar transações com cartões de crédito ou débito.

COMO FUNCIONA UMA MAQUININHA DE CARTÃO?

A máquina de cartão é um aparelho que faz a conexão entre:

  • Pessoas que usam esse meio de pagamento, ou seja, clientes;

  • O negócio ou profissional autônomo que oferece o produto e serviço e que vai receber os valores das transações pagas na maquininha;

  • A empresa da máquina, chamada de operadora, credenciadora ou adquirente, que faz a ponte entre o negócio, a empresa de cartão e bancos;

  • A empresa de cartões, também conhecida como instituidor de arranjo de pagamento, que é quem define a bandeira do cartão e regras de uso;

  • Os bancos, seja de clientes que usam o cartão, seja das empresas que receberão os valores das transações.

Existem diferentes tipos de máquina de cartão, porém todas elas têm o objetivo de tornar os pagamentos mais rápidos e seguros conectando todos os lados envolvidos em uma transação com cartão de crédito ou débito.

COMO PASSAR O CARTÃO NA MAQUININHA AO COBRAR CLIENTES?

Conheça o passo a passo para passar cartões na maquininha sem erros. Vamos falar de como fazer as vendas utilizando a Turbo PAN, máquina do Banco PAN. 

  1. Ligue a máquina

Pressione o botão de ligar/desligar, que geralmente fica no topo do aparelho, por alguns segundos até a tela acender. 

  1. Insira, passe ou aproxime o cartão

Caso o pagamento seja com cartão com chip, basta inseri-lo na maquininha. Se ele for de tarja, você pode passar o cartão na área dedicada a isso no aparelho. Agora, se o pagamento for por aproximação, basta aproximar o cartão da tela da máquina.

  1. Informe a forma de pagamento

Quando a tela mostrar as opções, escolha entre débito, crédito à vista ou crédito parcelado. Caso seja parcelado, informe também o número de parcelas.

  1. Informe o valor da transação

Utilize o teclado físico da máquina de cartão para digitar o valor da venda. Na sequência, mostre o valor ao cliente: isso não é “necessário” para concluir a venda, mas mostra sua transparência e confiabilidade na hora de fechar o negócio.

  1. Passe a máquina para o pagamento

A pessoa que está efetuando a compra deve digitar a senha e confirmar, ou aproximar o cartão para liberar o pagamento.

  1. Aguarde a confirmação de venda

A máquina vai exibir na tela a informação de que a transação foi autorizada. Se houver qualquer problema, como senha errada ou saldo insuficiente, a maquininha também exibirá essa informação para que a correção seja feita.

No vídeo abaixo, do canal do PAN no YouTube, você também confere como usar a maquininha:

VANTAGENS DE USAR MÁQUINA DE CARTÃO

Entre os principais benefícios de usar a maquininha de cartão no seu negócio, estão:

  • É possível atender cada vez mais clientes, principalmente aqueles que estão sem dinheiro em espécie e usam apenas cartões;

  • As transações ficam mais seguras e o risco de perder dinheiro vivo em roubos e furtos é menor;

  • É possível antecipar valores de vendas parceladas, mediante taxas cobradas pelo adiantamento do pagamento;

  • A depender do modelo, a máquina já vem com chip, como no caso da Turbo PAN, assim você nem precisa usar celular junto do aparelho;

  • Dá para pedir a maquininha sendo pessoa físicaMEI, autônomo ou outras modalidades de empresa.

Depois de entender como passar o cartão na maquininha durante transações, que tal saber o que considerar na hora de adquirir esse tipo de aparelho. Conheça 7 dicas para a melhor maquininha de cartão para o seu negócio.