Como solicitar máquina de cartão para MEI ou autônomo

Quem é microempreendedor individual também consegue pedir maquininha de cartão para vender ainda mais

Renda
Extra
Por Redacao PAN

A maquininha de cartão ajuda muito nas vendas de qualquer empresa, inclusive no caso de quem é MEI (Microempreendedor Individual). Mas você sabe como solicitar máquina de cartão para MEI e, com isso, obter todas as vantagens desse recurso para os seus negócios?

A máquina de cartão funciona assim: ela conecta a empresa, MEI ou autônomo sem CNPJ que faz a venda; os clientes pagam com cartões; a empresa dos cartões; e os bancos, tanto o que emitiu o cartão quanto aquele no qual o dinheiro da transação vai cair.

Em alguns casos, existe a empresa da máquina de cartão, porém existem modelos de máquinas que os próprios bancos oferecem. É o caso da Turbo PAN, maquininha de cartão do Banco PAN.

Qualquer pessoa pode solicitar a máquina de cartão. Não há restrições: quem não tem CNPJ, quem é MEI ou quem possui empresa em outros tipos de sociedade também pode pedir a Turbo PAN.

Como solicitar máquina de cartão sendo microempreendedor individual (MEI)?

Quem é MEI e quer pedir uma maquininha de cartão pode fazer isso pela internet, de casa ou qualquer outro lugar, e tudo acontece de forma 100% online. No caso de quem pede a Turbo PAN, o frete ainda sai de graça para todo o Brasil.

Para solicitar, o passo a passo é bem simples. Basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Acesse a página da Turbo PAN;

  2. Informe o seu CPF e siga as instruções de cada página, que vai solicitar seus dados pessoais e da empresa.

Depois de pedir a máquina, ela chegará em até 15 dias úteis depois da aprovação de pagamento. Lembre-se de colocar no seu cadastro o endereço correto, pois será nesse local que o aparelho vai chegar.

Depois que a máquina chegar, basta seguir as instruções para a primeira ativação dela. Isso vai habilitá-la para aceitar cartões de crédito e débito das Mastercard, Visa, American Express, Hipercard e Elo, seja inserindo o cartão, pela tarja magnética ou sem contato.

Como usar sua maquininha

foto da maquininha de cartão Turbo PAN, preta e azul, com cartão azul do Banco PAN inserido nela. O fundo da imagem está dividido em diagonal entre as cores azul e preta

A Turbo PAN já vem com chip incluído, por isso não é necessário usar seu celular para usar o aparelho. Além disso, também é possível conectar o equipamento à rede wi-fi mais próxima para realizar as vendas.

Depois de fazer a primeira ativação, basta utilizá-la em vendas a débito ou crédito, seguindo as instruções indicadas no manual ou na tela da máquina. O dinheiro das vendas pode ser pago de acordo com os seguintes prazos após a venda:

  • 1 dia útil;

  • 14 dias corridos;

  • 30 dias corridos.

Isso vale tanto para transações por débito quanto crédito, inclusive se a compra for parcelada. Lembre-se de checar quais são as taxas para cada prazo.

Os valores serão creditados diretamente na sua conta digital do Banco PAN. 

Vantagens da maquininha de cartão para quem é MEI

Existem muitos desafios para o MEI, principalmente porque, muitas vezes, quem empreende assim não conta com toda a estrutura de uma grande empresa ou com outras pessoas para ajudar na atividade comercial.

A máquina de cartão ajuda a trazer mais praticidade, agilidade e segurança nas vendas. Entre os principais benefícios, estão:

  • Possibilidade de alcançar mais clientes e vender para quem não está com dinheiro na mão ou quer parcelar a compra;

  • Diminui a necessidade de troco em notas ou moedas, o que também contribui para afastar criminosos que queiram dinheiro em espécie;

  • Melhora o controle de vendas, especialmente com o Portal de Vendas do PAN, que permite acompanhar transações em tempo real pela sua conta digital;

  • Tem a opção de antecipar valores de vendas - importante avaliar a taxa cobrada para isso em cada prazo de antecipação;

  • Reduz as chances de inadimplência ou de precisar fazer o famoso fiado para clientes, o que ajuda a manter a saúde financeira do negócio.

Por falar em saúde financeira, uma maneira de manter o seu empreendimento saudável, mesmo como MEI, é ter organização. Conheça uma ferramenta para isso: o planejamento financeiro para autônomos!