O que você vai ler neste artigo:

 

Existem diversos modelos de máquinas de cartão e, muitas vezes, quem está em busca desse recurso pode ficar em dúvida sobre qual opção escolher. Entre as maquininhas de cartão, dois tipos, a POS e mPOS, são comuns e podem ser boas alternativas para um negócio.

Porém, elas possuem particularidades, por mais que tenham funcionamento parecido. Afinal, toda máquina de cartão funciona para conectar:

  • Pessoas que querem pagar com cartões de crédito ou débito;

  • Empresas ou profissionais que oferecem produtos ou serviços;

  • Bancos que emitem cartões e que cuidam da conta da empresa ou profissional que receberá os valores;

  • A empresa da máquina de cartão, conhecida como operadora ou adquirente;

  • A empresa do cartão, chamada de instituidor de arranjo de pagamento.

É importante lembrar que existem máquinas de cartão que podem ser solicitadas por quem é MEI ou autônomo e também por quem é pessoa física,  o que ajuda a vida de quem empreende, mas ainda atua de forma individual ou não formalizou a empresa.

O QUE É A MAQUININHA POS E A MPOS?

No mercado, existem diferentes tipos de máquina de cartão, com diversas tecnologias, tamanhos e valores. Entre as principais, estão a POS e a mPOS.

A maquininha POS, da sigla Points of Sales, ou ponto de venda em tradução livre, é o tipo conectado a uma linha de telefone e que imprime nota fiscal. Ela funciona por chip ou via conexão wi-fi e não precisa de outro dispositivo para imprimir o comprovante de venda.

Além disso, esse tipo de maquininha tem bobina de papel, emitindo os comprovantes.

Também é possível enviar o comprovante por SMS para clientes, o que diminui a quantidade de papel e pode ser mais cômodo para o público. Essa maquininha pode ser usada em qualquer lugar se estiver conectada a uma linha telefônica ou à internet sem fio.

A máquina de cartão mPOS tem funcionamento parecido com a anterior e seu diferencial é que ela pode ser conectada a celulares ou ter conexão própria por chip ou wi-fi também. A sigla significa “mobile Points of Sales”, ou pontos de venda móveis.

Isso faz com que ela possa ser levada para qualquer lugar e funcione sempre que houver sinal de celular ou internet disponível, ao contrário de máquinas tradicionais que ficam sempre presas ao balcão de um estabelecimento, por exemplo.

QUAL DAS MAQUININHAS DE CARTÃO É MELHOR?

A melhor máquina de cartão é aquela que se adequa às necessidades da empresa e, ao mesmo tempo, traz mais praticidade tanto para o negócio quanto para os clientes.

Por isso, se o aparelho já vem com chip para transações em qualquer lugar, se também pode ser utilizado com conexão wi-fi e se aceita pagamentos de diversas bandeiras e com recursos como aproximação ou chip, ela traz diferenciais em relação a outros modelos.

Tudo isso pode ser encontrado na Turbo PAN, que pode ser solicitada por qualquer pessoa com conta no Banco PAN, mesmo sem CNPJ.

7 VANTAGENS DA MAQUININHA DE CARTÃO

Entre os principais benefícios da maquininha de cartão, seja ela POS ou mPOS, estão:

  1. O seu negócio poderá alcançar mais clientes, pois clientes que estão sem dinheiro em espécie podem comprar usando cartões de crédito ou débito;

  2. Quem já compra seus produtos ou serviços poderá continuar como cliente, pagando sempre com cartão;

  3. A sua empresa terá mais segurança ao lidar com valores financeiros, pois será menos dinheiro vivo no caixa, o que contribui para afastar criminosos;

  4. Com menos dinheiro em espécie, chega de preocupações com troco, moedas, troca de notas que já estão velhas e outros problemas parecidos;

  5. A tecnologia das máquinas de cartões reduz as chances de fraudes, pois contam com tecnologias de pagamento mais seguras, como o pagamento por aproximação;

  6. O controle de vendas fica melhor, pois tudo é registrado de maneira digital e as entradas podem ser acompanhadas em aplicativos ou sites;

  7. A máquina de cartão permite antecipar valores a receber (só não esqueça que, quanto menor o prazo de recebimento, maior é a taxa de juros cobrada).

Outro benefício é que você não precisará mais vender nada fiado para clientes, pois a máquina de cartão garante o pagamento e reduz a chance de o seu negócio levar o desagradável calote. 

Por falar nisso, quer conhecer as placas de fiado mais famosas e engraçadas? Então assista ao vídeo abaixo do canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN no YouTube:

Outra vantagem da maquininha de cartão é que é fácil demais pedir a sua. No Banco PAN, você só precisa abrir uma conta digital e, depois, acessar a página da Turbo PAN, e seguir as instruções para pedir o recurso.