O que você vai ler neste artigo:

Parcelamento sem juros: 7 mitos e verdades sobre o assunto

Veja como calcular os juros do parcelamento das compras para não pagar mais caro nos produtos

ARTIGOS

 • 

13min. de leitura

 • 

23.04.2020

 

controle
seus gastos

PorRodrigo Chiodi

 

*Atualizado em 03/03/2023

Realizar compras parceladas é uma das facilidades oferecidas pelo cartão de crédito. Dividir o valor de um produto para pagá-lo um pouco por mês pode ser uma alternativa para quem quer comprar, mas não tem dinheiro para pagar à vista. Porém, é sempre importante entender se o parcelamento é sem juros ou não.

Com certeza você conhece alguém que parcela compras sempre que pode, principalmente quando o valor da parcela é pequeno. Quem já não ouviu a frase “O valor é baixo, nem vai pesar!”, não é mesmo? É nesse pensamento que mora o perigo: quando você não se atenta ao que está sendo cobrado, pode pagar mais caro do que o esperado.

Quando compramos pela internet, os sites costumam colocar os detalhes do parcelamento, incluindo a taxa de juros ao mês e o acréscimo no valor final do produto. Mas e quando isso não acontece?

A seguir, entenda o que são os juros do parcelamento no cartão de crédito, como calculá-los, como saber se vale mais a pena parcelar ou pagar à vista e conheça alguns mitos e verdades sobre o assunto.

O QUE SÃO OS JUROS DO PARCELAMENTO?

Imagem mostra duas notas de 50 reais ao lado de uma moeda de 50 centavos e uma moeda de 25 centavos ao fundo.  

Juros são a remuneração paga a quem empresta dinheiro a alguém. O valor dessa remuneração é calculado a partir de uma porcentagem — a taxa de juros — sobre o empréstimo.

Em outras palavras, o juros nada mais é do que um dinheiro a mais que uma pessoa recebe depois de ter emprestado dinheiro a outra.

Seguindo essa lógica, quando você compra um produto de forma parcelada, ele não está completamente pago. É como se o banco ou a operadora do cartão comprassem o produto por vocês, o pagassem à vista e permitissem que você quitasse esse valor aos poucos, em prestações.

Imagine que uma pessoa comprou um produto para pagar em 10 vezes. Isso significa que a instituição pagou ao vendedor o valor daquele produto e cobrou do cliente durante 10 meses o valor dele. Sendo assim, é possível dizer que o pagamento em parcelas funciona como uma espécie de empréstimo.

COMO CALCULAR O JUROS DO PARCELAMENTO E DESCOBRIR O VALOR REAL DO PRODUTO?

Imagem mostra uma mulher realizando cálculos com o auxílio de uma calculadora. ela segura uma caneta entre os dedos enquanto digita os valores. A outra mão está em cima de um caderno.

Quando falamos em calcular juros para descobrir o valor real de um determinado produto, muitas pessoas podem ficar confusas e fazer cálculos na cabeça que não chegam a lugar algum. Existe sim uma fórmula matemática para calcular os juros, mas também é possível encontrar o valor total do produto de um jeito mais simples.

Veja o seguinte exemplo:

Você comprou uma televisão que custou 3 mil reais, parcelando o valor em 10 vezes no cartão de crédito. Na hora de pagar, percebeu que cada parcela ficou em 388,50 reais por mês. Calculando o total a ser pago, o valor final a ser pago será de 3.885,00 reais (10 x 388,50 = 3.885).

A diferença entre o valor original e o final são os juros que foram cobrados na compra por conta do parcelamento. Neste exemplo, a diferença é de 885 reais de juros (3.885 - 3.000 = 885), que equivale a um juros de 5% ao mês.

Ainda ficou com dúvidas sobre como fazer as contas? O Banco Central criou uma calculadora que pode te ajudar na hora de entender o quanto de juros será cobrado pelo produto.

EXISTE PARCELAMENTO SEM JUROS?

Parcelamentos sem juros existem, mas não são a regra. É comum encontrar anúncios de produtos que dizem "parcele em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito".

Antes de realizar a compra, faça uma análise do valor que está sendo cobrado pela loja. Muitas vezes os juros já estão incluídos no valor das parcelas.

Vamos supor que você encontrou um produto por 3.500 reais e parcelou em 10 vezes sem juros, seguindo o anúncio. Porém, a loja oferece 10% de desconto caso o pagamento seja feito à vista. Isso significa que o valor real do produto é 3.150 reais e o valor parcelado “sem juros” já está com esses 350 reais a mais embutidos nas parcelas.

Viu? No fim, você pagou mais caro por um produto e nem percebeu. Por essa razão, é importante se atentar ao que está sendo cobrado antes de se empolgar com um parcelamento sem juros.

Como fazer um parcelamento sem juros?

Os cartões de crédito permitem, sim, parcelar o pagamento das suas compras sem precisar pagar juros. Como falamos anteriormente, essa é uma das opções mais procuradas pelo consumidor brasileiro, mas é necessário estar atento se o parcelamento que está fazendo é realmente sem juros — ou seja, se o valor final a ser pago é o mesmo que o oferecido para quem compra à vista.

Muitos lojistas dão a opção de parcelar sem juros desde que o cliente faça o pagamento em até um número determinado de parcelas. Nesse caso, o preço do produto é exatamente o mesmo seja pagando à vista, seja pagando parcelado. O preço final não é alterado.

Como pagar boleto parcelado sem juros?

Você sabia que é possível pagar boletos usando o cartão de crédito? Muitas instituições financeiras já habilitaram essa funcionalidade no cartão dos seus clientes — mas para ter certeza que o seu cartão realiza esse tipo de transação, é preciso verificar antes com o banco.

Além disso, alguns bancos também oferecem a opção de parcelar seus boletos utilizando o cartão de crédito. A pergunta que fica é: tem como pagar um boleto parcelado sem juros? Esse serviço é acompanhado de uma tarifa que varia de acordo com a instituição, além de ser cobrado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

A incidência ou não de juros sobre o parcelamento do seu boleto depende de uma série de fatores, tais como valor, quantidade de parcelas e as políticas do banco do seu cartão de crédito. Aqui, vale a mesma dica de fazer os cálculos para saber se terá que pagar juros ou não antes de escolher essa opção.

MITOS E VERDADES SOBRE O PARCELAMENTO E JUROS

Mulher sentada em frente a um computador em uma cafeteria. Ela olha fixamente para um cartão de crédito. Na mesa diante dela, além do computador, ainda estão um copo e um celular.

Muitas pessoas ainda se questionam sobre o que é mito ou verdade quando o assunto é parcelamento e juros. Por isso, listamos algumas informações que podem ser úteis na hora de entender um pouco mais sobre o tema. Confira!

1. Existe limite de juros

Verdade! Um banco não pode cobrar o quanto bem entender de juros. Existem limites que precisam ser respeitados, e quem estabelece esses limites é o Banco Central.

Contudo, lembre-se que caso você faça uma compra parcelada com juros e atrase uma parcela, dependendo do seu contrato, pode haver a incidência de mais juros sobre a parcela atrasada.

Nesse caso, você vai pagar juros sobre juros. Por isso, sempre faça muito bem as contas para ver se, no final, você não vai pagar um valor muito maior do que o original do produto ou serviço.

2. Juros são sempre vantajosos para quem vende

É mito. Nem sempre é assim. Quando as taxas de juros do mercado estão altas, os preços sobem e as pessoas acabam comprando menos. No final das contas, as vendas caem.

Outro problema é que os vendedores também compram as matérias-primas com juros altos. Por exemplo, um fabricante que vende camisetas com juros altos também comprou o tecido daquela camiseta pagando juros altos. Então, ele talvez não esteja levando a melhor como pode parecer.

3. O governo aumenta juros para controlar a inflação

É verdade. Normalmente, o governo aumenta a taxa básica de juros — a Selic — para conter a inflação. Como resultado, as pessoas consomem menos e, claro, as vendas também caem.

Fica uma gangorra: aumentam os juros, cai a inflação — e vice-versa.

4. Parcelamento sem juros sai mais barato

É mito. Os juros muitas vezes já estão embutidos no valor da parcela. Pesquise bem na internet e em outros lugares para saber o preço real daquele produto na média do mercado. Você pode acabar descobrindo que os juros estão ali, dentro do preço.

5. Posso reclamar de juros abusivos

É verdade. Você pode, sim, pedir a revisão do contrato. É claro que isso pode envolver muita burocracia e até uma disputa judicial.

Se você achar que você pagou juros abusivos no contrato, o ideal é consultar um advogado, que poderá avaliar o caso e instruí-lo sobre como proceder.

6. Quem está com o nome sujo pode pagar taxas maiores

É verdade. Quem estiver com o nome sujo talvez até consiga um empréstimo no banco, mas têm uma razoável chance de pagar taxas de juros mais altas.

7. Oferecer bens como garantia não diminui taxas de juros

É mito. Se você tiver carro ou casa e quiser oferecê-los como garantia, a taxa de juros pode diminuir.

É o inverso do item anterior. Funciona assim: se o banco tem mais garantias ao emprestar mais dinheiros a uma pessoa, ele consegue oferecer uma taxa mais baixa.

Ainda tem dúvida sobre o tema? Não se preocupe! Em nosso canal Pra Fazer Mais, no YouTube, temos um vídeo com o Igão Underground que explica mais sobre as taxas de juros no parcelamento.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSJUROS DO PARCELAMENTOPARCELAMENTO

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: