Pagar boleto no cartão de crédito é possível?

Além das funções que já conhecemos, dá para pagar boletos no cartão de crédito

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

O cartão de crédito é um grande aliado para quem faz compras, tanto à vista quanto de forma parcelada, seja pela internet ou em lojas físicas. Mas, além disso, também dá para pagar boleto no cartão de crédito.

Essa função pode ajudar principalmente a evitar a inadimplência, quando uma determinada conta fica com o pagamento em aberto. Porém, é bom avaliar se pagar boletos com crédito vale mesmo a pena ou se outras opções podem ser mais vantajosas.

Mas é uma informação que pode fazer a diferença para milhões de brasileiros. Afinal, segundo o Banco Central, havia 123 milhões de cartões de crédito ativos ao final de 2019 no país.

Em algumas situações, fazer o pagamento de boletos com o cartão de crédito pode ser a forma mais adequada. Por isso, veja como utilizar esse tipo de cartão para quitar boletos e, também, os cuidados necessários antes de tomar essa decisão.

Dá para pagar boleto com o cartão de crédito?

Sim, é possível pagar boleto usando o cartão de crédito. Algumas contas que podem ser quitadas com o cartão são contas de consumo, como água, luz, telefone e internet, e tributos (IPVA e IPTU, por exemplo).

Você só precisa verificar se o seu cartão possui essa funcionalidade. Isso porque nem todas as instituições financeiras habilitam esse recurso no cartão.

Portanto, antes de tentar pagar um boleto com o seu cartão e só na hora da tentativa perceber que ele não conta com essa função, veja se o seu banco liberou o pagamento de boletos com ele.

Essas informações estão, em geral, na área de perguntas frequentes do site do banco ou no contrato de emissão e utilização do cartão (que pode vir junto do cartão físico, por correio). Se não encontrar, use os canais de atendimento do banco.

É bom saber com antecedência se o seu cartão possui essa funcionalidade. Caso tenha, veja abaixo as etapas comuns a quem vai usar o cartão de crédito para o pagamento de boletos.

Como pagar boleto no cartão de crédito

homem olha com atenção para papel enquanto segura na mão direita um celular, sentado em cadeira diante de mesa com notebook, papéis e calculadora. O homem é branco, tem cabelo curto, veste camiseta de manga curta cor vinho e está na sala de estar de uma casa

Depois de ter certeza de que o seu cartão de crédito é habilitado para pagar boletos, existem algumas maneiras de quitar um boleto com cartão. Veja abaixo as principais:

  1. Pelo site do banco (internet banking)

Caso você tenha o internet banking da instituição financeira com a qual possui cartão de crédito, dá para pagar boletos com cartão acessando o sistema pelo celular ou computador. 

Entre na sua conta (de forma geral, pedem o número de agência, conta e senha eletrônica para isso). Depois, procure a opção “pagamento”, “pagar contas” ou algo parecido.

Escolha a opção “Cartão de Crédito” e digite o código de barras do boleto (ou use o leitor de códigos com a câmera do celular, se estiver usando o aparelho e a função for habilitada).

Em seguida, digite a senha para autorizar o pagamento. Esse procedimento pode variar de acordo com o banco, por isso tenha atenção ao acessar o internet banking e verifique se você está navegando em um site seguro antes de efetuar a operação.

Ainda dá para usar o app do seu banco para pagar boleto no cartão de crédito. Só vale lembrar que o aparelho precisa ser autorizado para uso, e essa liberação pode ser feita no internet banking, caixas eletrônicos ou no atendimento do banco.

Gerentes de conta podem informar se o aplicativo tem a função de liberar pagamento de boletos com o cartão, por isso, caso não encontre a funcionalidade pelo aplicativo no celular, procure a pessoa do banco responsável pelo gerenciamento da conta.

Algumas instituições liberam o pagamento de boletos e outros tributos por meio das centrais de atendimento. Veja os canais da instituição financeira que emitiu o cartão de crédito e veja quais são os procedimentos e, também, se é possível fazer pagamentos pelo telefone.

  1. Pelos caixas de atendimento

Alguns bancos também oferecem a opção de fazer o pagamento de boletos usando o cartão de crédito de maneira presencial, nos guichês de atendimento das agências. Para isso, é preciso estar com o cartão de crédito, documento com foto e boleto em mãos.

Vale consultar o seu banco para entender não apenas se o cartão de crédito da instituição permite pagar boletos, mas também em quais canais essa modalidade de pagamento está habilitada. Faça isso com antecedência, se possível. 

Motivos para usar o cartão de crédito ao pagar boletos

O cartão é uma maneira de receber dinheiro “emprestado” do banco. Ele deixa disponível  uma grana para você utilizar, e pode pagar apenas alguns dias depois. 

Em alguns casos, são até 40 dias entre o uso do cartão de crédito e o pagamento da compra realizada com ele.

Por isso, para quem não está com dinheiro na hora para quitar o boleto, usar o cartão de crédito é uma opção. Afinal, em vez de deixar a dívida em aberto e pagar juros e multa por atrasos, você já paga a dívida com o cartão na hora.

Outro motivo para usar o cartão no pagamento de boletos é se você deseja arcar com o valor daquela conta apenas no dia do vencimento da fatura. Isso pode ser um recurso para centralizar os pagamentos em uma única data.

Por exemplo: se o boleto tem vencimento para o dia 5 do mês, mas sua fatura tem como data de pagamento o dia 30 e você quer deixar aquela dívida para o final do mês, pagar com o cartão é uma possibilidade.

Só que é fundamental ter atenção a alguns aspectos do uso do cartão de crédito para pagar contas em boletos. Sem alguns cuidados, você pode acabar pagando mais do que deveria ao utilizar esse recurso, em vez de outras opções que seriam mais baratas.

Se a necessidade do dinheiro for por poucos dias, uma alternativa pode ser o cheque especial ou limite emergencial, caso você tenha disponível. Ele só terá os juros cobrados dos dias em que for usado. Mas, antes de fazer essa opção, avalie a taxa de juros.

Cuidados ao pagar boletos no crédito

destaque para mãos de mulher segurando um celular na mão esquerda e um cartão de crédito na mão direita ao pagar boleto no cartão de crédito. A mulher é branca, veste blusa manga longa de cor rosa, aparece do pescoço para baixo e está sentada em sofá

Por melhor que pareça, a opção de quitar boletos com um cartão de crédito só deve ser usada depois de você tomar alguns cuidados.

Não é possível pagar a própria fatura do cartão de crédito com o mesmo cartão. Também é comum não seja permitido pagar faturas com outro cartão de crédito, mesmo que de bancos diferentes. Consulte as regras no contrato, canais de atendimento ou gerência do banco.

O uso do cartão de crédito para pagar boletos pode ser cobrado pelo banco, que aplica encargos sobre essa ação como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e também outras tarifas e juros, que são definidos de maneira livre pelo próprio banco.

Por isso, vale olhar o CET (Custo Efetivo Total) para o pagamento de boleto com cartão de crédito. o Banco Central, em seu sistema de consulta de tarifas, diz que o pagamento de contas com a função crédito custa, em média, 15,19 reais para cada pagamento feito. 

Também não se esqueça de que a fatura do cartão vai chegar e é preciso ter dinheiro para esse pagamento. Logo, não adianta evitar o boleto agora e não ter dinheiro para quitar a fatura depois. Caso contrário, pode ser necessário parcelar a fatura.

Por fim, se você conta com dinheiro para pagar o boleto à vista ou tem outras formas de pagamento (transferência, dinheiro em espécie, cartão de débito, débito em conta ou mesmo PIX, por exemplo), use essas opções.

Afinal, existem possibilidades para pagar boletos que não têm juros. Mas isso, claro, se o pagamento do boleto acontecer no prazo e não houver outros encargos. Logo, pagar boleto no cartão de crédito é uma possibilidade apenas se nenhuma dessas opções for viável.

É bom ter cuidado antes de pagar boleto no cartão de crédito ou por outros meios de pagamento, afinal tem muito golpe na praça e boletos podem ser usados por criminosos para pegar o seu dinheiro. Por isso, antes de pagar um boleto, verifique no site do PAN se não é fraude!