O que você vai ler neste artigo:

Consulta ao 3º lote de restituição do IR começa nesta sexta

Pagamentos serão realizados no dia 29 de julho; saiba se você tem direito

ARTIGOS

 • 

4min. de leitura

 • 

23.06.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

A Receita Federal abre nesta sexta-feira, às 10h, a consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda 2022, referente ao ano-base 2021.

Já os pagamentos serão feitos no dia 29 deste mês (julho) na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração do IR.

Ainda não foram especificados, oficialmente, quais serão os contribuintes beneficiados com a restituição neste 3º lote nem o valor total dos depósitos nas contas dos cidadãos. 

Até o momento, a Receita Federal já pagou o 1º e o 2º lotes da restituição do Imposto de Renda 2022. Veja abaixo o calendário de pagamentos:

No 1º lote da restituição do Imposto de Renda foram contemplados quase 3,4 milhões de contribuintes. O valor total foi de R$ 6,3 bilhões.

Já no 2º lote, cerca de 4,2 milhões de pessoas receberam os valores na conta indicada no ato da declaração, sendo que o valor total idêntico ao da primeira remessa.

COMO CONSULTAR SE VOCÊ TEM DIREITO À RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

As consultas sobre a restituição do Imposto de Renda podem ser feitas de duas maneiras:

  • no site da Receita Federal, ao clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar Restituição”. A própria página apresenta as orientações para o contribuinte prosseguir; 

  • no aplicativo Meu Imposto de Renda, da Receita Federal, para smartphones e tablets.

O período de restituição do Imposto de Renda também liga deve ligar um sinal de alerta aos contribuintes: os golpes que envolvem a entrega desses valores.

É importante tomar cuidado com as fraudes existentes, mas aqui neste artigo você encontra todas as dicas que precisa para fugir de ciladas.

Quando der tudo certo e o dinheiro estiver na conta, você poderá pensar no que fazer com essa grana extra. É um dinheiro que cai bem para resolver problemas financeiros ou até ajudar a realizar sonhos, como viagens.

Saiba aqui algumas dicas de como usar bem o dinheiro recebido da restituição do Imposto de Renda.