O que você vai ler neste artigo:

Lançado em novembro de 2020, o PIX é um meio de pagamento que fez sucesso no Brasil. Tanto que ele já é o meio preferido dos brasileiros para fazer transferências, segundo o Banco Central. Mas você sabe qual é o limite do PIX?

Existem algumas particularidades que todo mundo que usa o PIX precisa observar quando falamos em limite. 

Isso depende tanto da instituição financeira ou banco no qual você utiliza o PIX quanto da vontade dos próprios correntistas. 

Vamos explicar mais sobre o limite para PIX, quais critérios para essa restrição e em quais situações esse limite pode ser definido.

Existe limite para PIX?

Com o PIX, dá pra fazer transações a partir de R$ 0,01 e o valor máximo de cada operação quem define é o banco ou instituição gerenciadora do seu crédito.

Banco Central explica que “as instituições que ofertam o PIX poderão estabelecer limites máximos de valor” com base em algumas diretrizes.

Ou seja, o banco ou instituição pode limitar o valor para mandar ou receber dinheiro pelo sistema de pagamentos. Mas é necessário que ele adote alguns critérios para isso.

Qual critério para colocar limite de valores no PIX?

O Banco Central afirma que é possível que existam limites para o PIX estabelecidos pelos bancos e instituições que estão no sistema. Isso pode ser feito com base “em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro”.

Mas os bancos não podem estabelecer limites máximos de valor para pagamento ou transferência via PIX sem critérios: o BC direciona as instituições financeiras a adotarem critérios para tal ação PIX.

Se houver uma definição de limite, ele deve ser o mesmo de operações com cartão de débito e por TED. Ou seja: os mesmos limites que você possui para mandar ou receber dinheiro por TED ou para usar o cartão de débito podem ser adotados no PIX.

Isso não quer dizer que o PIX possui limite. Só significa  que há bancos que definem o seu próprio limite, de acordo com as suas diretrizes. Porém, esse limite não pode ser menor ao de meios de pagamento como TED e cartão de débito.

Veja quais os limites que as instituições podem colocar para clientes, de acordo com os meios de pagamento TED e cartão de débito. Essa instrução passou a valer em março de 2021.

Limite PIX igual ao limite do TED e do cartão de débito

O limite do PIX , quando houver, será igual ao valor máximo para  TED que o banco já autoriza para clientes nos seguintes casos, segundo o BC, entre 6h e 20h:

  • Em operações em dias úteis, para operações com chave PIX ou com inserção manual de usuários com cadastro prévio ou que recebam valores de forma regular da conta de origem do dinheiro, o limite é o mesmo do TED;

  • Nesse mesmo período, caso a chave PIX seja de alguém que não tenha cadastro prévio na conta da qual sairá o dinheiro ou não seja alguém que já recebe valores dessa mesma conta, o limite será o mesmo do limite de operações com cartão de débito;

  • Quando a ideia é fazer PIX aos sábados, domingos e feriados, para uma chave PIX ou conta que já recebe recursos normalmente ou que já está cadastrada, o limite deve ser o mesmo do TED;

  • Também nesse período, se a chave PIX ou os dados para os quais se deseja mandar dinheiro por PIX não for de usuários cadastrados ou que já recebem recursos regularmente, o limite da transação por PIX é o mesmo do cartão de débito.

Por fim, para qualquer transação via PIX entre 20h e 6h, o banco ou instituição pode aplicar para o PIX o mesmo limite que os clientes possuem para transações por cartão de débito.

Então, quando houver limites, eles são em geral fixados para a sua segurança.

Além disso, os clientes também podem pedir ajustes para limitar as transações com PIX, e as instituições devem acatar esses ajustes. Para isso, é preciso procurar as configurações de PIX no aplicativo ou internet banking do banco.

Por que definir limite para transações no PIX?

Por mais que o PIX seja um sistema seguro, ainda assim é preciso ter algumas precauções para não perder dinheiro com golpes ou fraudes que utilizam o sistema de pagamentos para roubar dinheiro das pessoas.

Uma delas é justamente definir um limite de PIX, assim é mais uma maneira de ter controle e segurança para as transferências de dinheiro que os clientes fazem. Ao estabelecer um limite diário para mandar grana por PIX, você evita casos como:

  • Enviar, por engano ou erro de digitação, valores altos demais que não deveriam ser mandados;

  • Se criminosos acessarem sua conta por qualquer motivo (caso roubem seu celular e desbloqueiem a tela, por exemplo), será mais difícil retirarem valores altos da sua conta via PIX;

  • Adequar os valores à sua realidade financeira, assim é mais difícil que você gaste valores por PIX que consumam uma parte grande dos seus ganhos.

Depois de entender qual é o limite do PIX, saiba mais sobre a portabilidade e veja como transferir a chave PIX para o Banco PAN! Os clientes da conta digital do PAN podem fazer quantos PIX quiserem ao longo do mês, sem cobrança de taxa.