O que você vai ler neste artigo:

O que são metas SMART e como podem ajudar a sua vida

Saiba como esse conceito pode facilitar a criação de metas e ajudar na realização de objetivos

ARTIGOS

 • 

10min. de leitura

 • 

24.03.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

Ter objetivos na vida pode estimular a realização de sonhos pessoais e profissionais, mas nem sempre sabemos como estabelecer metas de uma maneira organizada. O conceito de metas SMART pode facilitar esse processo e aumentar as chances de sucesso nas suas realizações.

Além de criar uma meta, é fundamental pensar que esse objetivo deve ser possível de atingir, acompanhar e, também, deve fazer a diferença na vida de quem criou a meta, ou da equipe que definiu esse objetivo.

As metas SMART ajudam a criar objetivos de um jeito organizado, o que aumenta as chances de alcançá-los. Você pode ter como meta mudar a sua realidade financeira, adquirir um bem importante ou conquistar um novo emprego, por exemplo.

Saiba mais sobre esse conceito, como criar metas conforme essa ideia e alguns exemplos para você se inspirar.

O QUE SÃO METAS SMART?

As metas SMART são um método para a criação de objetivos que tenham base em fatores determinados e que ajudam no cumprimento dessas metas. Esse conceito pode ser usado tanto no âmbito profissional quanto pessoal e o termo é uma sigla em que cada letra se refere a um parâmetro que deve estar presente em uma meta. Entenda a seguir:

Specific (Específica)

A primeira letra das metas SMART diz respeito à especificação do objetivo. Isso quer dizer que ele deve ser específico, ou seja, que é necessário saber o que deve ser feito.

Dessa maneira, é fundamental não criar metas que não tenham descrição específica. É preciso descrever exatamente o que deve ser atingido com a meta. 

Measurable (Mensurável)

Além de específica, uma meta SMART deve ser mensurável. Isso significa que o objetivo pode ser medido e monitorado ao longo do tempo.

Dessa maneira, dá para acompanhar o progresso e fazer ajustes em direção ao objetivo final. Para uma meta ser mensurável, geralmente ela está relacionada a algum número.

Attainable (Atingível) 

Sonhar é bom e gratuito, mas, na hora de definir metas, é importante criar objetivos que sejam possíveis de realizar, em vez de sonhar alto com metas improváveis de serem transformadas em realidade.

Logo, avalie o quão possível é cumprir a meta que você quer alcançar, para evitar frustrações e esforços desnecessários em busca de algo impossível de concretizar.

Relevant (Relevante)

Uma meta SMART também deve ser relevante para a pessoa, equipe ou empresa que querem realizar esse objetivo. Dessa forma, é fundamental se perguntar qual é a diferença que essa meta faz na vida de quem está envolvido com ela.

Se a meta não for relevante e não trouxer impactos reais para quem a criou, dificilmente haverá comprometimento suficiente para que o objetivo seja alcançado.

Time based (Prazo estabelecido)

Por fim, é fundamental estabelecer um prazo para  atingir as metas. Isso evita que elas sejam postergadas e contribui para manter o foco nos objetivos definidos.

Vale lembrar que é necessário criar um prazo que permita a realização da meta. Afinal, ela deve ser atingível dentro de um período viável. Ao mesmo tempo, esse prazo não deve ir além do necessário, para evitar que a meta seja esquecida em meio ao dia a dia.

PARA QUE SERVEM AS METAS SMART?

Metas SMART ajudam a manter a motivação de quem está envolvido com o objetivo, seja uma única pessoa, seja uma equipe ou até uma empresa inteira. Isso porque metas que não são específicas, mensuráveis, possíveis de atingir, relevantes e sem prazo definido podem se perder durante a rotina.

Por isso, quando o conceito SMART é usado para estabelecer metas pessoais e profissionais, a ideia é estimular todos a alcançarem a meta e manter o comprometimento até que o resultado seja entregue.

Além disso, as metas ajudam a dar direcionamento aos esforços, com todos entendendo o que devem fazer, em quanto tempo e, também, acompanhando o avanço em direção ao objetivo final.

COMO CRIAR METAS SMART

Criar metas SMART envolve responder a perguntas em cada um dos conceitos que compõem esse método de criação e acompanhamento de objetivos.

No momento de pensar no quanto a meta deve ser específica, pergunte-se:

  • O que deve ser alcançado?

  • Quem tem responsabilidade pela meta?

  • Por que essa meta deve ser realizada?

Na hora de pensar na mensuração, responda:

  • Como a meta será medida?

  • Qual é o resultado esperado?

  • Quais indicadores têm relação com a meta?

Quando chegar à parte atingível da meta, pense nas respostas para perguntas como:

  • Essa meta é viável com os recursos disponíveis?

  • O que é necessário para que a meta seja possível para a minha realidade?

  • Alguém já realizou essa meta? Como isso foi feito?

Sobre a relevância da meta, é preciso se perguntar:

  • Qual a diferença que essa meta faz na minha vida?

  • Quais impactos que ela traz para o cotidiano?

  • Existem outros objetivos que são mais importantes do que a meta?

Por fim, sobre o prazo, vale refletir sobre perguntas como:

  • Até quando eu quero alcançar essa meta?

  • Qual é o tempo necessário para que esse objetivo seja realizado?

  • Quais momentos podem ajudar ou atrapalhar a realização?

Ao responder essas perguntas, fica mais fácil criar uma meta específica, mensurável, atingível, relevante e com prazo definido, o que contribui para tirar sonhos do papel.

EXEMPLOS DE METAS SMART

foto de uma mulher negra de cabelo crespo armado e camisa cinza sorrindo enquanto está sentada usando tablet em cima da cama, com óculos e chapéu ao lado. Ao fundo, parede com mural de avisos, janela e cômoda com planta.

Uma meta SMART pode ser criada para qualquer propósito, seja no âmbito profissional ou pessoal. 

Por exemplo: em vez de pensar em um objetivo de vida como “quero viajar para fora do Brasil”, é possível pensar em aspectos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido.

A meta de viajar mais pode virar “quero juntar R$ 10 mil para viajar aos Estados Unidos daqui a 12 meses”. Dessa forma, essa meta será:

  • Específica, pois apresenta para onde você quer viajar;

  • Mensurável, pois dá para estabelecer uma meta de economia mensal até o total de R$ 10 mil em 12 meses;

  • Atingível, desde que seja possível guardar essa quantia dentro do prazo definido;

  • Relevante, já que é um objetivo de quem criou a meta;

  • Tem prazo definido, que é de 1 ano.

É importante sempre criar metas que caibam na sua realidade. Isso permite fazer ajustes na meta sem prejudicar o seu dia a dia, ao mesmo tempo em que se mantém a viabilidade do objetivo.

Um outro exemplo pode ser o desejo de ascensão profissional. Em vez de pensar em uma meta como “quero ganhar um salário maior”, a meta pode ser “quero assumir o cargo X, que tem a remuneração X, em até 12 meses, e a cada mês farei um curso ou atividade relacionada ao cargo”.

Agora que você sabe criar metas SMART, que tal pensar em metas relacionadas a dinheiro que podem fazer muita diferença na sua vida? Saiba como definir metas financeiras na sua vida!

 

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSEDUCAÇÃO FINANCEIRARENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: