O que você vai ler neste artigo:

Financiar um veículo é uma boa alternativa para quem está em busca de um carro ou moto. Mas qual a idade máxima de veículo para fazer um financiamento? Qual limite de ano de fabricação um carro deve ter para que o crédito seja liberado?

Financiar um veículo significa pegar um empréstimo com uma instituição financeira e, com o dinheiro, comprar um carro, moto ou outro veículo. O pagamento dessa dívida é, geralmente, feito em parcelas mensais. Muitas vezes, o próprio veículo serve como garantia.

Só que muitas instituições financeiras estabelecem idade limite de fabricação do veículo para conceder o crédito. Se um automóvel foi feito muitos anos atrás, pode ser que o financiamento não seja liberado.

O QUE É A IDADE DO VEÍCULO?

A idade de um veículo é o tempo de vida do carro, ou seja, quantos anos ele possui entre o momento em que saiu da fábrica e era 0 km até enquanto está sendo usado. 

Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) afirma que a idade média da frota de veículos que circula no Brasil é de 10 anos, segundo análises realizadas em 2020, último ano de levantamento da entidade.

Ainda segundo o Sindipeças, entre os mais de 46 milhões de veículos em circulação no país:

  • 24% tinham idade média de até 5 anos

  • 58% tinham entre 6 e 15 anos

  • 18% tinham idade média maior que 16 anos.

Essa idade é um fator considerado por muitas instituições e bancos na hora de liberar ou não financiamentos. 

EXISTE IDADE MÁXIMA DE UM VEÍCULO PARA FINANCIAMENTO?

Não existe nenhuma legislação que estabeleça uma idade limite para um veículo poder ser comprado por meio de financiamento. Entretanto, muitas instituições financeiras estabelecem o limite de 10 anos de idade de veículo para financiar o automóvel.

Na outra ponta, não existe também idade mínima do veículo para ser financiado. Um carro 0 km e modelos com pouca rodagem, do mesmo ano de fabricação daquele em que se quer pedir o crédito para aquisição, podem ser financiados.

Além disso, algumas empresas cobram taxas diferentes conforme o tempo de fabricação de um automóvel, sendo que, em geral nesses casos, quanto mais velho ele for, maior é o valor a ser pago no financiamento.

Isso porque, no financiamento, o próprio carro é usado como garantia de que o empréstimo será pago. Se houver inadimplência, a instituição poderá tomar o carro e utilizá-lo para obter o dinheiro relacionado à dívida que não foi paga.

No caso de um carro com mais de 10 anos de fabricação, o preço que o banco conseguiria pelo automóvel pode ser baixo. Afinal, veículos perdem valor ao longo dos anos. Por isso, muitas instituições limitam o financiamento para carros que tenham até 10 anos de idade.

Porém, isso pode ser um problema para quem está em busca de um veículo. Isso porque os veículos mais novos podem ter preço alto demais para a realidade de muitos consumidores. 

Nesse contexto, financiar um veículo com mais idade poderia ser uma alternativa, afinal esses automóveis podem ter preço menor do que os modelos mais recentes. É possível fazer isso, a depender da instituição escolhida para fazer o financiamento.

FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS COM ATÉ 20 ANOS DE FABRICAÇÃO

É possível encontrar um financiamento de veículos para modelos que tenham mais de 10 anos de fabricação. No Banco PAN, é possível financiar carros que tenham até 20 anos de idade.

Isso amplia as chances de achar um veículo com prestações de financiamento que cabem no bolso. Além disso, no PAN, é possível pagar tudo em até 60 vezes, a depender do perfil de crédito de cada cliente. Ainda dá para aproveitar 45 dias para pagar a primeira parcela.

Basta ir até uma das mais de 20.000 lojas parceiras do PAN em todo o país, escolher o carro, fazer a avaliação de crédito e simulação na loja. Leve documento de identificação com foto, como RG ou CNH. 

Depois, o contrato pode ser assinado de forma digital, de onde você estiver.

Ao financiar veículos com idade máxima maior do que outras instituições oferecem, dá para realizar o sonho do carro próprio por um preço que esteja de acordo com a sua realidade financeira. Saiba mais sobre o financiamento de veículos do Banco PAN.

Na hora de financiar um veículo, é fundamental tomar alguns cuidados para não cair em nenhuma cilada. Por isso, tenha atenção para as dicas de financiamento de carro para se proteger!