Empréstimo com garantia: veja vantagens e opções para você

Quem pede um empréstimo com garantia pode aproveitar vários benefícios

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

Na hora de conseguir crédito com algum banco ou instituição financeira, muita gente fica em dúvida sobre as ofertas e condições para obter grana. Uma das ofertas que pode ser uma boa alternativa de crédito é o empréstimo com garantia. 

Essa modalidade de crédito tem uma série de vantagens e existem no mercado algumas opções que são interessantes para quem possui bens ou recursos que podem servir de garantia. Além disso, em geral, o empréstimo com garantia tem taxas mais baixas.

Dessa maneira, esse tipo de crédito é uma boa ajuda para conseguir dinheiro, mas sem a necessidade de lidar com taxas de juros altas de outras formas de obter grana, como o cartão de crédito ou o cheque especial. Saiba mais e veja as vantagens!

O que é empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia é uma modalidade de crédito na qual o banco ou instituição que fornece a grana emprestada usa algum bem ou recursos de quem precisa do dinheiro como garantia. Quem pede um empréstimo assim pode dar como garantia um veículo, imóvel ou antecipar o saque-aniversário do FGTS no caso do Banco PAN, por exemplo.

O banco pede esse tipo de garantia neste empréstimo porque, caso as parcelas não sejam quitadas, esses bens ou recursos podem ser tomados para que a dívida seja paga. Ou seja: você oferece um bem seu como garantia de que o empréstimo vai ser pago.

Ao fazer isso, a instituição financeira ou banco entendem que haverá menos risco de inadimplência. O famoso calote tem menos chances de acontecer nesses casos, na visão do banco.

Isso porque a pessoa tende a pagar o empréstimo e evitar a perda do bem dado como garantia. Ao mesmo tempo, caso a dívida não seja paga, o veículo ou automóvel podem ser usados para quitar o valor do empréstimo.

Vale observar que quem solicita esse empréstimo (assim como qualquer outro tipo de crédito) deve avaliar se o planejamento financeiro está em dia. Assim, o risco de perder carro ou imóvel devido à inadimplência é bem menor. 

Tipos de empréstimo com garantia

foto de homem e mulher idosos felizes ao assinar papel de empréstimo com garantia. O homem é branco, tem barba grisalha e usa camisa social branca. A mulher é branca, tem cabelos curtos e veste camiseta manga longa listrada branca e preta

 

Empréstimo consignado

Imagina pedir um empréstimo e usar como garantia o próprio salário. O empréstimo consignado é isso: o valor das prestações é descontado diretamente de salários ou benefícios de quem pediu a grana.

O risco de a instituição ou banco não receber esses valores ou terem atrasos no pagamento cai bastante. Por isso, o empréstimo consignado pode oferecer taxas mais baixas do que outros tipos de crédito.

Empréstimo com garantia de imóvel

Quem possui um imóvel quitado e registrado em seu nome e precisa de dinheiro pode recorrer a essa modalidade de empréstimo. Nesse crédito, o banco tem a garantia de que, se ele não for pago, passará a ser o dono do imóvel indicado.

Para isso, a operação é registrada em cartório. Mas o imóvel continua em nome da pessoa que pediu crédito.

Como ele tem essa garantia, as taxas costumam ser mais baixas do que em outras linhas de empréstimo pessoais. E, com ela, é possível conseguir valores maiores de crédito.

Empréstimo com garantia do FGTS

Nessa modalidade, o trabalhador antecipa o valor do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Assim, ele recebe o dinheiro antes e pode usá-lo como quiser. 

Uma vantagem dessa modalidade é que não é necessário se preocupar em quitar o crédito:  no mês do seu saque-aniversário, a Caixa transfere o valor do FGTS da pessoa, para o banco em que ela fez o empréstimo. Dessa forma, ela não precisa se preocupar em pagar o crédito, que é quitado automaticamente. 

Refinanciamento de veículo

O refinanciamento de veículo é um tipo de concessão de crédito no qual o carro de uma pessoa é usado como garantia de que o empréstimo será pago. Também é conhecido como empréstimo com garantia de veículo.

Assim, quem possui carro pode usar o bem para conseguir dinheiro. Os juros também são menores (afinal, o bem pode ser usado para pagar o empréstimo). Só é bom entender que o veículo tem que cumprir alguns requisitos (como estar regularizado e em boas condições).

5 vantagens desse tipo de crédito

foto de homem sorrindo enquanto usa tablet, sentado diante de mesa com papéis, notebook e cafeteira. O homem é branco, tem cabelo liso preto curto e veste camisa social azul e está na mesa de uma cozinha

  1. As taxas de juros do empréstimo tendem a ser menores

Por causa da garantia que está presente nesse tipo de empréstimo, os bancos podem diminuir as taxas. Dessa maneira, o crédito com garantia é uma boa oportunidade para obter grana com juros menores.

Em geral, quanto maior o risco de inadimplência, mais alta a taxa de juros que bancos e instituições cobram para “compensar” o risco. Mas no empréstimo com garantia, mesmo que as parcelas não sejam pagas, o banco pode ficar com o bem ou recurso de quem solicitou e não pagou o empréstimo.

  1. Mesmo quem está negativado consegue empréstimo

Dá para obter empréstimos, oferecer bens como garantia e obter grana mesmo em casos de negativados. Porém, é importante consultar as exigências da instituição financeira na hora de solicitar crédito.

Estar inadimplente não necessariamente impede alguém de oferecer um imóvel ou veículo que possui como garantia de um empréstimo, por isso usar o crédito com garantia é uma possibilidade para negativados.

  1. Parcelas mais leves em prazos maiores

Dependendo da modalidade, o empréstimo com garantia também permite que o pagamento das parcelas seja feito em um prazo maior, o que também ajuda a diminuir o peso das prestações no orçamento mensal.

Claro que o valor e o prazo de pagamento vão depender da quantia que alguém busca pedir emprestado. Porém, em geral o prazo de pagamento pode ser de anos. No refinanciamento de veículo, dá para pagar o empréstimo em até 60 vezes, por exemplo.

  1. O bem dado como garantia pode ser utilizado

Com exceção da hipoteca, a propriedade do bem usado como garantia do empréstimo é da instituição que forneceu a grana. Mas quem pediu crédito pode usar o bem normalmente e, ao pagar tudo certinho, a propriedade volta a ser de quem pediu o empréstimo.

Logo, você só vai perder o imóvel ou veículo que usar como garantia se não pagar o empréstimo. Antes disso, ainda existe a possibilidade de negociar a dívida caso a situação financeira fique complicada e atrapalhe o pagamento das parcelas.

Agora que você aprendeu mais sobre empréstimo com garantia, precisa conhecer também outras possibilidades de obter uma grana a mais e, assim, realizar seus objetivos e sonhos. Conheça todas as categorias de empréstimo e escolha aquela que mais atende às suas necessidades.