O que você vai ler neste artigo:


9 dicas para fazer uma renda extra na pandemia

Ganhe uma grana a mais e aumente a sua independência financeira

ARTIGOS

 • 

10min. de leitura

 • 

18.05.2021

 

renda
extra

PorRodrigo Chiodi

Fazer uma renda extra na pandemia pode ser menos complicado do que parece. Com mais gente em casa, é possível pensar nas mais diferentes estratégias para aproveitar o momento e levantar uma grana a mais no orçamento.

Esse dinheiro pode ser muito bem-vindo para você e sua família atravessarem esse momento difícil, De acordo com pesquisa do FGV Social, a renda individual do trabalho do brasileiro teve uma queda média de 20,1%.

Se você também sentiu o impacto da pandemia do novo coronavírus nos seus rendimentos, saiba que dá para amenizar esses efeitos com renda extra. 

Ao conseguir uma grana além dos seus ganhos habituais, você consegue passar por essa fase difícil e, quem sabe, a atividade da renda extra possa dar tão certo que poderá ser a sua fonte principal de renda!

Veja abaixo atividades que vão ajudar você a fazer uma renda extra na pandemia (e até depois).

9 maneiras para ganhar dinheiro extra na pandemia

Mulher sentada à frente de uma mesa sorri ao olhar para um celular que está sobre o móvel, ao lado de um notebook

  1. Indique o Banco PAN

Sabia que você consegue faturar uma grana extra ao indicar o Empréstimo Consignado do Banco PAN para as pessoas que você conhece? É muito fácil:

  • Abra a sua conta pelo site ou celular, nos apps no Android e iOS;

  • Depois, cadastre-se no programa de indicações;

  • Aí basta seguir as instruções e você já pode começar a ganhar dinheiro!

  1. Fazer comida e vender por delivery

Se você tem ou mora com alguém que possui talento para cozinhar e preparar refeições ou sobremesas, é hora de usar essa habilidade para levantar uma grana extra! 

Afinal, com mais pessoas em casa durante a pandemia, muita gente recorre ao delivery para fazer as refeições ou comprar comida em ocasiões especiais. 

Salgadinhos, doces, bolos, hambúrgueres, marmitas congeladas, comidas regionais e muito mais podem fazer parte do seu cardápio, então veja qual é a “especialidade da casa” e comece a investir no preparo de comida para vender por delivery.

  1. Trabalhar em apps de entrega

O setor de entregas tem sido um dos mais demandados durante a pandemia. Com isso, muita gente passou a ganhar renda extra trabalhando com aplicativos de entrega. 

Dessa forma, caso você possua moto, bicicleta ou carro, essa é uma opção viável para obter ganhos extras na pandemia. 

E não precisa entregar apenas comida: existem outros aplicativos que você pode usar para entregar documentos ou mesmo compras realizadas pela internet.

  1. Dirigir para apps de transportes

Além disso, trabalhar como motorista de aplicativo também pode ser uma possibilidade, caso você tenha o seu automóvel. 

Isso ajuda a transformar seu carro, que normalmente é um bem que não faz o seu dinheiro render e apenas desvaloriza com gastos de manutenção e combustível, em um patrimônio que vai gerar renda com o uso.

  1. Venda coisas que não usa mais

Ao passar mais tempo em casa, muita gente se deu conta de que possui coisas demais e que não precisa de muitos itens domésticos. 

Se você der uma olhada ao redor e procurar, com certeza encontrará algum item que não utiliza mais e que ainda está em bom estado. Por que não faturar uma renda extra ao vender esse item que você não usa mais?

Existem sites, aplicativos e mesmo grupos de bairro que podem ajudar nessa venda. Além disso, você ainda pode ter alguém na família ou no seu círculo de amigos que está disposto a comprar os itens que você deseja vender. 

É bom para os dois lados: você se desfaz de algo que já não usa mais e ainda ganha uma renda, e a pessoa pode comprar o que está precisando por um valor mais baixo, que cabe no bolso.

Só não se esqueça de sempre conferir se a pessoa é de confiança e de estabelecer a melhor forma de pagamento e de entrega do produto para você. 

Por fim, caso vá enviar o produto por algum sistema de entrega, como os Correios, lembre-se de que há taxas a pagar para fazer o envio, tudo bem?

  1. Responda pesquisas

Se você conta com um computador, celular e acesso à internet, pode faturar uma grana extra ao responder pesquisas

São pesquisas de mercado realizadas por empresas que desejam saber o que os potenciais clientes da marca acham de determinados produtos.

Ao responder pesquisas, você pode tanto receber dinheiro como pagamento pela participação quanto ganhar pontos que podem ser trocados por dinheiro. 

Existem pesquisas que ainda oferecem como recompensa descontos na compra de produtos da mesma marca ou de outras. De todo jeito, você ganha uma renda extra ou, no mínimo, descontos para comprar algo que deseja.

  1. Dê aulas online

Dar aulas online também é uma boa maneira de levantar uma renda extra durante a pandemia. 

Se você já é professor ou tem conhecimento teórico e técnico em uma determinada área do saber, pode ensinar outras pessoas sobre esse assunto, com a vantagem de que qualquer um, não importa em qual lugar esteja, pode acessar e pagar pelas suas aulas.

É possível escolher tanto formatos de aula gravada ou ao vivo. Depende do curso que você deseja lecionar, da sua disponibilidade, dos recursos técnicos disponíveis etc.

Em geral, é possível começar de forma simples ao estruturar bem o conteúdo que será apresentado e usando equipamentos como uma câmera simples (do próprio computador, do celular ou uma webcam, por exemplo) e um microfone (existem muitas opções no mercado).

Vamos listar 3 plataformas que estão entre as mais buscadas quando falamos em aulas online:

Também é possível, por conta própria, dar aulas online pelo YouTube, pelo Google Classroom e outros sites, porém é preciso se envolver com aspectos mais técnicos desses sites, afinal eles não possuem plataformas prontas para aulas online.

  1. Ofereça trabalhos como freelancer em sites

Existem plataformas que ajudam a conectar pessoas que precisam de trabalhos pontuais com profissionais que oferecem esses trabalhos. 

Isso acontece, por exemplo, para serviços de reforma, pintura, consertos, consultoria, serviços domésticos e até mesmo produção de conteúdo. 

Então, se você já atuava em alguma empresa em funções similares ou já era profissional autônomo, use esses sites para oferecer seus serviços: São opções como:

  1. Passeie com cachorros

Um passeador de cachorros (também conhecido pelo termo inglês dogwalker) tem ganhos extras a cada passeio que faz. 

Em geral, essa prestação de serviços dura de 45 minutos a 1 hora e pode ser conciliada com outras atividades. Algumas empresas, como a PetAnjo e a DogHero, oferecem espaço para quem deseja realizar esse trabalho extra.

Vale lembrar que é preciso afinidade com animais, obviamente. Além disso, essas mesmas plataformas ainda permitem que você seja pet sitter (tarefa na qual uma pessoa cuida de cães e gatos na casa dos donos) e, se houver espaço em casa, que você receba cães e gatos como hóspedes (e, claro, ganhe dinheiro por essas atividades).

 

 Homem em um ambiente aberto de camisa jeans aberta com uma camiseta por baixo sorri olhando para a câmera

Agora que você aprendeu 9 dicas para ganhar uma grana extra na pandemia, veja outras 9 dicas para você economizar mais durante esse período!

 

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSRENDA EXTRARENDA EXTRA NA PANDEMIA