O que você vai ler neste artigo:

Consumidores de baixa renda que não pagarem a conta de luz poderão ter a energia cortada, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Isso ocorre porque deixou de valer a medida que suspendia a possibilidade de corte de luz para quem paga a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Com isso, os atingidos são os consumidores de baixa renda. 

Mas a empresa precisará mandar um aviso ao consumidor dando prazo de 15 dias para que ele regularize a situação antes de cortar o fornecimento de energia.

Se você está nessa situação, saiba que há formas de negociar a dívida com as distribuidoras de energia.

Entre as facilidades estão descontos, renegociações e parcelamentos estendidos. 

CONSUMIDORES COM TARIFA SOCIAL PAGAM BANDEIRA VERMELHA

Em meio à maior crise hídrica dos últimos 91 anos, o governo federal criou uma nova bandeira tarifária – a bandeira de escassez hídrica, que passou a ser a mais alta de todas.

Sendo assim, a bandeira de escassez hídrica é ainda mais cara do que a bandeira tarifária vermelha de patamar 2. No entanto, não são todos os consumidores que pagarão a nova bandeira extra.

Os consumidores com direito à tarifa social, por exemplo, estão fora dessa cobrança adicional. Eles serão cobrados pela bandeira vermelha de patamar 2. 

O mesmo vale para consumidores de Roraima, estado brasileiro que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) de transmissão de energia. 

Na bandeira vermelha de patamar 2, a pessoa paga R$ 9,49 a mais em sua conta de luz a cada 100 kWh consumidos. Já a bandeira de escassez hídrica prevê o pagamento de R$ 14,20 a cada 100 kWh. 

O reajuste de uma bandeira para a outra é de 49,59% na taxa extra. Esse reajuste passou a vigorar no dia 1º de setembro e vai até o final de abril de 2022. 

SAIBA ECONOMIZAR COM ENERGIA

Outra forma de evitar cortes de luz é diminuindo o valor da conta. Para isso, é importante que você saiba como economizar.

Veja abaixo 5 dicas para economizar uma grana com a conta de luz:

Determine um tempo para o banho

É possível tomar banho sem ficar com o chuveiro ligado durante horas. Isso desperdiça não apenas energia, mas também água.

Estabeleça um tempo para entrar e sair do banho, como 7 ou 10 minutos.

Acumule roupa para lavar

Em vez de lavar roupa dia sim, dia não, acumule várias peças para lavar tudo de uma vez, usando a capacidade máxima da máquina.

Isso faz com que o aparelho seja ligado uma vez só em um intervalo de tempo.

Aproveite a luz do sol 

Isso vale tanto para secar as roupas quanto para o dia a dia. Aproveite a luz natural para não precisar ficar com as luzes de casa ligadas. Se você acorda cedo, tem mais tempo para aproveitar essa claridade, inclusive. Evite ligar as lâmpadas durante o dia.

Troque as lâmpadas por LED

Falando em lâmpadas, as de LED são mais econômicas e duram mais do que outros modelos. Por isso, invista em lâmpadas de LED.

Não desligue o freezer à noite

Quem tem geladeira ou freezer não precisa desligar o aparelho à noite para economizar. A Aneel explica que a geladeira leva 10 horas para perder a refrigeração e, quando for ligada de novo, vai funcionar até resfriar por completo.

Por isso, só vale desligar freezer ou geladeira se o aparelho ficar por muito tempo sem uso, como durante uma viagem.

Veja ainda outras dicas para economizar com a conta de luz e aproveite para saber outras formas de poupar uma grana, como, por exemplo, com gás de cozinha.