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Live commerce: oportunidade para boas compras na Black Friday

Consumidor vê propaganda ao vivo - com fotos e preços - e pode comprar em um clique com parte do dinheiro de volta

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13min. de leitura

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18.11.2022

 

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PorRedacao | Millena PAN

O consumidor que não gosta de perder dinheiro e nem tempo procurando produtos com descontos, encontra na live commerce, também chamada de live streaming ou live shop, um espaço que reúne itens de diferentes segmentos com preços baixos.

Live Commerce é, basicamente, uma estratégia que alia a transmissão de vídeos ao vivo pela internet (lives) com os canais de compra (e-commerces) para divulgar produtos, promover vendas e gerar interação em tempo real com o público. 

Esse formato de vender on-line ganhou força durante a pandemia de covid-19 e caiu no gosto do consumidor. O evento incentiva o consumo, estimula a curiosidade do público, tira dúvidas, apresenta vantagens, formas de usar, de combinar e até mesmo de limpar e manter. 

A live commerce costuma ser realizada com a presença de especialistas que, como um radar, fazem buscas intensas por bons produtos e descontos imperdíveis e ajudam a dar maior credibilidade para as informações transmitidas. 

Criado na China, esse formato realizou, em média, 50 mil transmissões ao vivo por dia em 2020, acumulando mais de 50 bilhões de visualizações. Representando, em média, movimentação de mais de 1 trilhão de iuanes ao ano, segundo a KPMG e a Ali Research. 

No Brasil, conforme o estudo Usage of live commerce in Brazil 2021, do Statista, oito entre dez consumidores no país usaram novos canais digitais de venda no ano da pesquisa, como WhatsApp e redes sociais. 

Além disso, diz a pesquisa, 10% dos respondentes participaram de uma sessão de live commerce no passado e metade afirmou ter comprado um produto na ocasião. Quando perguntados se iriam comparecer a outro evento do tipo no futuro, 88% dos entrevistados afirmaram que sim.  

QUAL A DIFERENÇA ENTRE E-COMMERCE E LIVE COMMERCE?

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O e-commerce ganhou força no mercado atual com o acesso à internet e, desde então, não para de crescer no mundo todo. Trata-se de lojas virtuais onde é possível comprar e vender diversos produtos nos mais variados canais de vendas on-line. 

Essa modalidade do mercado já é um hábito do consumidor, que aproveita a praticidade de comprar produtos e serviços, confortavelmente, onde e quando quiser, com ofertas de cupons, descontos e cashback

Entretanto, o e-commerce oferece uma experiência de compra solitária. O cliente tem que ir em busca do produto desejado, comparar preços entre sites concorrentes e passar por várias páginas para concluir o pedido, sem ajuda de um profissional da loja para tirar dúvidas. 

Já a live commerce, tendência em crescente expansão no mundo todo, entrega a experiência assistida quando se fala em compra digital. Seu surgimento se dá graças ao e-commerce e seria impossível dissociá-los. 

Nela, o consumidor faz uma compra mais assertiva, com a possibilidade de tirar dúvidas sobre o material, tecnologia, funcionamento, e ainda consegue otimizar seu tempo, já que, na maioria das vezes, é possível faturar suas aquisições durante a live, de qualquer lugar, com apenas um clique. A experiência faz o usuário achar que está a fazer uma compra numa loja física, com os produtos mostrados de todos os ângulos e em tempo real.

QUAL A VANTAGEM DE COMPRAR EM LIVE COMMERCE?

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Cada vez mais, as pequenas, médias e grandes empresas têm investido na live commerce para atrair clientes, diminuir o número de trocas e devoluções, aumentar o número de vendas e fidelizá-los. Conheça outros benefícios dessa estratégia: 

·Envolvimento

Com a live commerce, o cliente e a empresa se conectam de forma mais pessoal, em tempo real, se assemelhando à experiência na loja física. 

·Mais vendas e mais descontos

Quando o cliente se envolve com a marca, mais tempo ele permanece na live, ou seja, tira dúvidas e se interessa a comprar. Em contrapartida, o consumidor também ganha: como os produtos são apresentados por característica, estilo de vida e preço, fica mais fácil levar o produto certo e com bons descontos.

·Vídeos atraem mais que fotos

O conteúdo audiovisual ganha mais espaço a cada dia. Isso é bom tanto para o lojista quanto para o cliente. Vídeos transmitem confiança porque o produto é visto pelo consumidor por diversos ângulos, o que diminui a insatisfação do cliente e taxas de devolução.

·Confiança

A espontaneidade da live ao vivo favorece a construção de confiança com o público. Nela, o consumidor interage em tempo real com os especialistas. Confiante, o cliente finaliza a compra e leva o produto certo para casa.

·Praticidade

Uma live é acessível e democrática. O público pode assistir pelo celular, TV ou computador. Além disso, como pode ser vista em qualquer lugar, não há custos com deslocamento nem filas. Essa praticidade permite o cliente comprar em um clique.  

O QUE É VENDIDO EM LIVE COMMERCE?

De utensílios domésticos a artigos esportivos. De higiene pessoal a roupas e acessórios. De eletrônicos a apartamentos. O vasto mundo do varejo on-line é resgatado pela live commerce, que é capaz de ofertar aos clientes múltiplas possibilidades de marcas e modelos com o objetivo de suprir necessidades e desejos de posse.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE PAGAMENTO EM UMA LIVE COMMERCE?

Cada realizador da live commerce define, para o evento, a forma de pagamento que deve ser aceita. A maioria dos realizadores não opina sobre o assunto porque isso cabe a cada loja que será apresentada no vídeo. É comum pagamentos por PIX, cartão de crédito, débito e boleto bancário. Lojas de móveis podem ofertar, ainda, pagamentos por PIX parcelado e carnê ou crediário.

É SEGURO COMPRAR PRODUTOS EM LIVE COMMERCE?

Especialistas em varejo recomendam que, para ter uma experiência sem dor de cabeça, o cliente deve participar de lives das empresas com boa reputação. Essa verificação pode ser vista por meio de feedbacks da marca no site Reclame Aqui ou comentários nas redes sociais. É importante, ainda, que as lives sejam feitas no próprio site ou aplicativo das marcas, que devem ter selo de verificação das redes sociais e CNPJ. O cliente deve observar também as facilidades no atendimento e regras de devolução.   

LIVE COMMERCE BANCO PAN: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA APROVEITAR AS MELHORES OFERTAS?

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Com a chegada do fim de ano, consumidores aproveitam o pagamento do 13º salário para comprar itens como celular, notebook, móveis e eletrodomésticos. O período alavanca as vendas com a Black Friday, evento que os lojistas emplacam, durante todo o mês de novembro, uma série de promoções, descontos e preços mais convidativos aos clientes em relação aos meses anteriores. 

Como é um período com muitas ofertas, há quem se perca no meio do amontoado de promoções e até se esbarre em grandes ciladas. Para ajudar nessa questão, o PAN, em parceria com a Mastercard, realizará no dia 23 de novembro, às 20h, uma live apresentando os itens mais desejados pelos consumidores, incluindo grandes marcas de aparelhos eletrônicos - aposta da Black Friday deste ano, tudo com preços vantajosos.

Acompanhe o evento ao vivo:

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Os especialistas prometem comentar, sobre modelos, funcionalidades, tecnologia, benefícios e utilidades dos itens que o cliente deseja ou precisa comprar. A criadora de conteúdo digital e empresária, Pati Ramos, vai comandar a live; já o especialista em tecnologia, Bruno Lagoela, do canal Escolha Segura, será uma ponte entre produtos e consumidores para tirar dúvidas técnicas sobre equipamentos digitais. Se não souber o ponto de partida e precisar de recomendação para suprir alguma necessidade, o tiktoker Rod Grossi será o norte para o cliente fisgar bons produtos. 

Para não perder a oferta, após a apresentação, comparativo e avaliação das características e preços dos produtos pelos especialistas da live commerce do PAN, o público deve acessar a Loja PAN. Lá o consumidor poderá adquirir itens de dezenas de parceiros, com as ofertas e descontos mencionados na live, direto no aplicativo Banco. Para baixar o app basta acessar a loja de aplicativos do celular e fazer o download gratuitamente. O aplicativo está disponível para Android iOS

Na Loja PAN, o cliente ganha cashback - quando o consumidor recebe parte do dinheiro de volta após uma compra - das lojas parceiras, independente da bandeira do cartão de crédito. A vantagem fica maior ainda para o cliente que fizer transação em alguma loja parceira com o cartão Buscapé Mastercard Gold, modelo sem anuidade que dá proteção de preço e garantia estendida. Nele, além do cashback oferecido pelas varejistas da Loja PAN, é possível receber até mais 1% de cashback.    

O cashback é dado a quem tem conta no Banco PAN, em todas as compras, direto na conta. O dinheiro cai em até 60 dias úteis depois de receber o produto. 

Não tem a conta digital do PAN? É simples! Veja o passo a passo para abri-la, se prepare para fazer suas compras durante a live PAN e ainda ter parte do dinheiro de volta.

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