O que você vai ler neste artigo:

O cartão por aproximação chegou para facilitar a vida dos consumidores. Com ele, o pagamento pode ser feito ao encostar ou simplesmente aproximar o cartão de crédito ou débito na maquininha

Essa modalidade ganhou muita força, principalmente durante a pandemia de coronavírus, que teve como um dos pilares de combate medidas de higienização, com álcool em gel. 

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o pagamento por aproximação aumentou 540,7% no primeiro semestre de 2021

No entanto, muitos consumidores ainda têm dúvidas com relação às vantagens, riscos e funcionalidades do sistema. 

Se você é uma delas, não se preocupe. No texto a seguir, saiba o que é o cartão por aproximação, como funciona essa tecnologia e outras informações relevantes. 

O QUE É CARTÃO POR APROXIMAÇÃO?

Cartão por aproximação é o meio de pagamento que permite efetivar uma compra por meio da aproximação do cartão com uma máquina. Desta forma, o comprador só precisa tocar ou aproximar o cartão da maquininha para realizar a ação, sem a necessidade de inseri-lo ou deslizá-lo. 

A depender do valor, será solicitada senha ou não. Em geral, valores abaixo de R$ 200 não exigem senha, porém, há algumas instituições financeiras que permitem que você configure um limite máximo para pagamento por aproximação. 

Se essa opção estiver disponível, você pode realizar essa configuração por meio do aplicativo ou site do banco. Se quiser que em qualquer transação por aproximação a senha seja exigida, precisa definir isso com a instituição emissora.

Com isso, ganha-se em agilidade e praticidade. O cartão por aproximação pode ser físico ou digital. Isso quer dizer que é possível utilizar carteiras virtuais, disponíveis nos smartphones, smartwatches e outros dispositivos eletrônicos, dispensando um dos itens antes essenciais para o consumidor: a carteira de dinheiro. 

Essa atividade é alimentada por tecnologias como a NFC (Near Field Communication) e a RFID (Radio Frequency Identification), e é aliada ao movimento cashless, que prevê o fim do dinheiro em espécie

Como saber se o meu cartão é contactless? 

Para saber se o seu cartão é contactless, busque o símbolo de ondas (muito semelhante ao da tecnologia Wi-Fi) na frente ou verso do cartão de crédito. 

COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA CONTACTLESS?

A tecnologia contactless permite o pagamento por aproximação de cartões ou dispositivos eletrônicos. Assim, o consumidor só precisa aproximar o objeto a uma distância aproximada de 4 cm do leitor e a transação é automaticamente realizada. 

Durante a compra, as informações da conta são compartilhadas por meio de ondas de rádio entre o cartão (ou aplicativo) e o terminal. Todas as transações são criptografadas, garantindo a segurança do comprador. 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO CARTÃO CONTACTLESS?

cartão contactless apresenta uma série de vantagens para o consumidor. Algumas elas são: 

  • Praticidade: cartões por aproximação não exigem o uso de senhas para compras dentro do limite estabelecido. No caso dos cartões virtuais, há ainda a dispensa do uso da carteira física e do dinheiro em espécie

  • Agilidade: o pagamento é realizado de maneira mais rápida

  • Facilidade de uso: o consumidor só precisa aproximar o cartão do leitor para realizar o pagamento

  • Segurança: o cartão contactless é protegido pela criptografia

  • Versatilidade: a tecnologia é aceita em quase todas as maquininhas de cartão e outros leitores

  • Planos de fidelidade: em alguns casos, são oferecidos descontos, pontos em planos de fidelidade ou cashback

  • Higiene: como não há contato físico, o cartão por aproximação é mais higiênico e reduz a possibilidade de transmissão de doenças. 

O PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO É SEGURO?

O pagamento por aproximação é tão seguro quanto o pagamento com cartão de chip — ou até mais. Isso porque os dados são protegidos por criptografia, impedindo a clonagem ou acesso às informações do usuário. 

Isso não significa que o cartão por aproximação não apresenta riscos, como você verá a seguir. 

QUAIS SÃO OS RISCOS DO CARTÃO POR APROXIMAÇÃO?

Os golpes do cartão por aproximação não são consequência de uma falha tecnológica. O que acontece são ações criminosas de pessoas que se aproveitam da circunstância ou desconhecimento do titular do cartão. 

É muito comum que os cartões mais atuais venham com modalidade de pagamento por aproximação habilitada de maneira automática. Ou seja, para efetuar transações dentro do limite do cartão contactless, basta que a maquininha seja posicionada à distância exigida. 

Em outros casos, o golpe consiste em aproveitar-se da desatenção do consumidor para passar um valor maior, problema que também ocorre com os cartões tradicionais. 

Em algumas situações, o cliente simplesmente não está ciente da tecnologia e não se preocupa em bloquear o cartão em caso de perda ou roubo, por exemplo, ficando à mercê de quem tem o objeto em mãos. 

Algumas ações recomendadas para evitar as fraudes com o cartão por aproximação são: 

  • Ativação das notificações automáticas dos aplicativos de bancos e carteiras digitais

  • Conferência do valor cobrado no momento do pagamento

  • Acompanhamento regular do extrato

  • Bloqueio imediato do cartão em caso de perda ou roubo

  • Reportar ao banco compras não reconhecidas. 

E, caso seja desejo do consumidor, ele pode solicitar a desativação do pagamento por aproximação, quando o emissor assim o permitir. 

O cartão por aproximação pode trazer muitos benefícios ao consumidor. Apesar disso, é preciso manter-se atento para evitar os golpes e fraudes aplicados por meio dessa tecnologia. 

Se você gostou deste texto, provavelmente também vai gostar de saber o que é a nova fase do Open Banking e como ela pode te beneficiar.