O que você vai ler neste artigo:

Quem financia um carro ou moto pode ficar em dúvida sobre a possibilidade de reduzir juros de financiamento de veículos após a assinatura do contrato. Os juros são um fator que influencia no valor da parcela e qualquer economia ajuda o orçamento.

Por isso, é importante pensar em formas de reduzir a taxa de juros de um financiamento de veículo. Alguns fatores que ajudam a estabelecer o percentual de juros podem ser revistos, o que ajuda a aliviar o valor das parcelas no bolso.

Uma das formas de evitar taxas muito altas é pesquisar bastante antes de comprar um veículo por meio do financiamento. Por isso, é importante compreender como funciona o financiamento de veículos e as taxas da operação antes de fechar um contrato.

COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS?

O financiamento de veículos é um tipo de crédito que instituições financeiras concedem para quem deseja adquirir carro, moto ou outro veículo. O banco então repassa o valor concedido ao cliente para a loja ou concessionária. 

Com esse repasse, o carro é quitado e a pessoa que contratou o financiamento e vai usar o automóvel deverá pagar para a instituição financeira, geralmente em parcelas mensais com valor fixo. 

Acontece que, assim como em qualquer operação de crédito, o financiamento de veículo   tem taxas de juros, tarifas, seguros e impostos como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

A taxa é a remuneração que o banco ou instituição financeira ganha por dar crédito para quem queira comprar um veículo, mas não possuía dinheiro suficiente para pagá-lo à vista.

No financiamento, o próprio automóvel é a garantia de que a dívida será paga para o banco ou instituição financeira. Por causa disso, o financiamento possui juros mais baixos do que outros tipos de crédito, como o empréstimo pessoal ou cheque especial.

É possível calcular as taxas por meio da simulação gerada pela Calculadora do Cidadão, ferramenta do Banco Central que permite simular quanto será pago em um financiamento. Essa é uma forma de evitar juros altos demais para caberem no seu orçamento.

COMO REDUZIR OS JUROS DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS?

Uma maneira de conseguir juros mais baixos na hora de financiar carro, moto ou outro veículo é pesquisar bastante e comparar as taxas entre diferentes instituições. Lembre-se de que também é bom considerar o CET (Custo Efetivo Total), e não só a taxa de juros.

Outra medida que pode ajudar é a amortização da dívida, que é o pagamento parcial ou gradual de parte do financiamento. Isso acontece quando parcelas são quitadas antecipadamente para eliminar ou diminuir juros que seriam cobrados ao longo do tempo.

Fazendo isso, você paga o valor do financiamento antes do prazo e pode obter redução de taxas e juros que seriam cobrados. A amortização é feita sobre o valor bruto - ou total e atual - da dívida.

Outra alternativa é procurar uma instituição que faça a portabilidade de crédito para o financiamento de veículos. Essa é uma operação em que, em geral, os juros ficam menores para o consumidor ao transferir o financiamento. 

Depois de entender como reduzir juros de financiamento de veículos, que tal fazer o seu? Saiba como conseguir seu carro ou moto com o financiamento do Banco PAN.