O que você vai ler neste artigo:

Recebeu o seu salário, pagou as contas mensais e ainda usou o dinheiro que sobrou para fazer novas compras? Esta pode ser a sua rotina e a de milhares de brasileiros.

Contudo, você tem o hábito de controlar para onde vai cada centavo dos seus ganhos? Se ainda não, vamos mostrar a você a importância de registrar todas as suas despesas e receitas.

POR QUE REGISTRAR AS DESPESAS E RECEITAS?

O hábito de não se preocupar em saber para onde está indo o seu dinheiro pode trazer diversos problemas financeiros como, por exemplo, dívidas que envolvem o seu cartão de crédito.

Com um controle mais rigoroso, você consegue analisar como os seus gastos extras prejudicam as suas finanças pessoais e, ainda, tem a oportunidade de entender como funcionam os seus hábitos de consumo.

Sendo assim, para ter esse controle no seu dia a dia, vale a pena começar a registrar todas as suas despesas e receitas.

Este é um dos primeiros passos para ter uma vida financeira mais equilibrada e saudável. Isso porque ao anotar tudo o que você ganha e gasta, é possível ter uma visão geral das movimentações realizadas e avaliar o que pode ser mudado.

COMO REGISTRAR AS DESPESAS E RECEITAS?

Para começar a fazer o registro das suas despesas e receitas, você pode fazer o seu próprio planejamento financeiro pessoal.

Esse documento — que pode ser feito em um caderno de anotações ou até em forma de planilhas no computador — será uma das principais alternativas para ver com clareza as entradas e saídas do seu dinheiro.

Você consegue fazer essa planilha do jeito que achar melhor. No entanto, o ideal é separar os gastos por categorias como, por exemplo:

  • Aluguel;
  • Energia elétrica;
  • Água;
  • Saúde;
  • Lazer;
  • Transporte;
  • Supermercado.

Tente separar também esses itens entre gastos fixos — ou seja, aqueles que você vai ter todo mês para pagar — e gastos supérfluos, como a compra de um sapato ou camiseta.

Não deixe de fazer um acompanhamento quinzenal e mensal para ter certeza de que o seu planejamento está sendo cumprido. É claro que podem surgir imprevistos no caminho e, é nesta hora, que você também já pode começar a construir uma reserva de emergência.

MELHORE AS SUAS DECISÕES DE CONSUMO

Ao ter uma ideia de quais são os seus hábitos de consumo, chega o momento de pensar em novas formas para controlar e gastar o seu dinheiro. O ideal é fazer isso depois que o seu planejamento financeiro estiver pronto.

Assim que ele for finalizado, você pode começar a se perguntar onde consegue gastar menos, se há a necessidade de renda extra para pagar as dívidas, se será preciso usar o cartão de crédito naquele mês, dentre outras questões.

Com isso, você terá cada vez mais autonomia para lidar com as suas finanças, sempre pensando nos prós e contras de fazer alguma compra que não estava incluída no seu planejamento.

Vale lembrar ainda que fazer esse tipo de controle financeiro com as suas despesas e receitas não é algo fácil. Vai exigir dedicação e comprometimento da sua parte, mas se você incluir o seu planejamento na sua rotina, o processo será mais simples conforme o tempo.

CONTROLE MELHORES SUAS FINANÇAS COM A CONTA DIGITAL PAN

Se você está em busca de uma conta bancária para acompanhar suas receitas e despesas, podemos te ajudar. A conta digital do Banco PAN é totalmente gratuita. Ela ajuda você a ter um melhor controle de tudo o que ganha e gasta, bem como entradas, saídas e futuros lançamentos. 

Através do app da conta digital do Banco PAN, você realiza as principais transações bancárias diretamente pelo celular, não paga taxas e ainda conta com cartão de crédito sem anuidade.

No Banco PAN, a conta digital é aberta em poucos minutos e de forma 100% gratuita. Para isso, basta fazer o download do aplicativo na Google Play Store para quem tem Android, ou na Apple Store para quem utiliza iPhone, e seguir as instruções de cadastro.