O que você vai ler neste artigo:

Entender como desbloquear o cartão PAN é fundamental para aproveitar todas as vantagens de cartões de crédito, débito ou múltiplos oferecidos pelo Banco PAN. Afinal, só após o desbloqueio é possível utilizar esse meio de pagamento.

Ao contratar os cartões do Banco PAN você pode desbloqueá-los de maneira totalmente online pelo celular. Isso traz mais praticidade na hora de liberar o cartão para uso, pois você consegue desbloqueá-lo em qualquer lugar, basta ter conexão com internet wi-fi ou móvel.

Saiba mais sobre os cartões do Banco PAN e aprenda a realizar o desbloqueio deles por meio de aplicativo ou site oficial do Banco PAN, sem o uso de QR Code.

O que é o cartão PAN?

O cartão é um meio de pagamento que permite fazer transações e compras de produtos ou serviços sem usar dinheiro em espécie. É possível usar, no Banco PAN, cartões com os recursos:

  • Crédito, quando você pode comprar agora, mas fazer o pagamento das compras depois, no envio da fatura do cartão de crédito;

  • Débito, quando o pagamento ocorre na hora e o valor é debitado da conta bancária de quem usa o cartão;

  • Múltiplo, quando tanto a função crédito quanto débito estão disponíveis no mesmo cartão.

Os cartões do Banco PAN são disponibilizados em diversos modelos, como os cartões internacionais, o cartão de crédito consignado,  há, ainda, o cartão de débito de quem abre uma conta digital no Banco PAN, entre outros.

Importante destacar que os cartões de crédito são sujeitos a análise de crédito.

Além disso, a depender do cartão PAN escolhido, dá para aproveitar vantagens diversas. No caso dos modelos de cartão de crédito do PAN, é possível aproveitar benefícios como:

  • Anuidade zero;

  • Descontos em sites de compras online;

  • Descontos em drogarias;

  • Programas de pontos para resgatar por diversos produtos e serviços;

  • Cashback.

Como desbloquear o cartão PAN?

Os cartões de crédito ou débito do PAN podem ser desbloqueados de diferentes maneiras. Vale lembrar que, em todos os casos, é necessário estar com o cartão em mãos, pois ele contém informações essenciais para a liberação do meio de pagamento. Mas não se esqueça, o Banco PAN jamais irá solicitar a senha ou o código de segurança do seu cartão PAN.

No vídeo abaixo do canal do Banco PAN no YouTube, você visualiza o passo a passo para desbloqueio de cartão.

Cartão de débito

Para desbloquear um cartão de débito do Banco PAN, siga as etapas a seguir:

  1. Abra o aplicativo da sua conta digital do Banco PAN;

  2. Entre na aba “Cartões”;

  3. Clique sobre o cartão apresentado como bloqueado;

  4. Clique no botão “Desbloquear meu cartão”;

  5. Agora, a câmera do celular será aberta automaticamente. Posicione o quadrado que aparece na tela no QR Code que está no cartão;

  6. Se o desbloqueio não puder ser feito pelo QR Code, é possível usar a opção “desbloquear com código” e informar o código colado junto ao cartão;

  7. Cadastre uma senha, que deve ter 4 dígitos, com base nas dicas de segurança;

  8. Digite a senha na tela de cadastro e, em seguida, na tela de confirmação.

Os dados serão conferidos pelo Banco PAN e tudo estará certo com o desbloqueio do cartão após a mensagem de validação que o aplicativo apresentar.

Cartão de crédito e múltiplo

Para desbloquear um cartão de crédito ou múltiplo do Banco PAN, é necessário seguir o passo a passo a seguir, similar ao do desbloqueio do cartão de débito:

  1. Abra o aplicativo da conta digital do Banco PAN;

  2. Acesse a aba “Cartões”;

  3. Clique sobre o cartão que aparece como bloqueado;

  4. Clique em “Desbloquear meu cartão”;

  5. Agora, aponte a câmera do celular para o QR Code que está no cartão físico;

  6. Se o desbloqueio não puder ser feito pelo QR Code, é possível usar a opção “desbloquear com código” e informar o código colado junto ao cartão;

  7. Digite a data de vencimento da fatura, que é aquela na qual o documento deve ser pago;

  8. Visualize qual será a melhor data de compra com base no vencimento de fatura escolhido, ou seja, a data em que, a partir desse dia, os valores de compras serão cobrados apenas na fatura do mês seguinte;

  9. Cadastre uma senha de 4 dígitos;

  10. Digite a senha nas telas de cadastro e de confirmação.

Como desbloquear o cartão PAN sem o QR Code?

É possível desbloquear o cartão PAN sem a necessidade de usar o QR Code. Isso acontece quando não é possível fazer a leitura da imagem, por problemas com a câmera do celular, por exemplo.

Nesse caso, basta usar a opção “Desbloquear com código” que aparecerá na mensagem que informa não ter sido possível ler o QR Code. O código de desbloqueio é informado na etiqueta do cartão e deve ser usado para continuar com a liberação do recurso.

Você ainda consegue utilizar o atendimento telefônico da Central de Atendimento PAN e seguir as instruções para o desbloqueio. Mas vale lembrar que, ao ligar, é necessário estar com o cartão em mãos. 

Como desbloquear o cartão PAN pelo site?

Também é possível desbloquear cartões do Banco PAN pelo site. Para isso, basta seguir as instruções a seguir:

  1. Entre na Área do Cliente na página https://www.bancopan.com.br/;

  2. Acesse o menu relacionado a cartões;

  3. Escolha a opção que será desbloqueada;

  4. Preencha as informações solicitadas até a confirmação do desbloqueio.

Depois de entender um pouco mais sobre como desbloquear o cartão PAN e aproveitar todos os benefícios desse meio de pagamento, é hora de aprender a usar esse recurso de pagamentos sem complicar as finanças. Saiba como usar o cartão de crédito sem se complicar!