O que você vai ler neste artigo:


Comprar o seu carro ou moto é uma conquista importante, mas para evitar que esse sonho vire pesadelo, é fundamental tomar cuidado com o golpe da venda de carro. Um deles é a fraude do boleto de financiamento de veículos.

Esse tipo de fraude pode trazer grandes prejuízos financeiros, especialmente porque as vítimas não só perdem dinheiro com o golpe, mas também porque o financiamento verdadeiro continuará a existir.

Ou seja, quem cai no golpe perde o dinheiro que deveria ser usado para quitar a dívida e ainda deverá arcar com o pagamento da prestação do financiamento. Isso pode impactar o orçamento mensal e prejudicar o planejamento financeiro.

GOLPE NA VENDA DE CARRO: ALGUNS MAIS COMUNS

As práticas de golpe em compra e venda de carro são antigas, mas mesmo assim é importante alertar para que a pessoa evite ser vítima.

Um dos mais comuns é um carro anunciado por um valor muito menor do que seu preço de referência. Em geral, um anúncio como esse traz duas possibilidades de fraude: ou o veículo tem um problema disfarçado ou se trata de um golpe para roubar dinheiro do interessado.

Ao se deparar com um anúncio do tipo, a pessoa pode buscar saber se o carro está em perfeitas condições, pedir para vistoriar e levar um mecânico de confiança junto.

No segundo caso, o vendedor vai tentar convencer a pessoa a fazer um depósito antecipado para “garantir a compra”. Cuidado com esse pedido e não faça transferências antes de averiguar a situação do carro e de fechar o negócio.

Outra possibilidade é o golpe do financiamento de veículo, de que vamos tratar a seguir.

E O QUE É O GOLPE DO FINANCIAMENTO DE VEÍCULO?

Os golpes de financiamento de veículo tentam tomar dinheiro de quem quer financiar ou já possui uma dívida relacionada a essa modalidade de crédito e está pagando as parcelas.

Geralmente, os golpistas procuram roubar valores dos mais diversos jeitos, como por exemplo:

  • Ao pedir pagamentos antecipados ou “sinais” para um financiamento que é falso;
  • Na criação de sites falsos ou usando canais que não são de instituições financeiras verdadeiras;
  • Com anúncios falsos de veículos que estariam à venda;
  • Ao comercializar veículos que não poderiam ser financiados, como automóveis sem baixa no gravame, com restrições jurídicas ou impostos atrasados;
  • Na venda, pelo preço de mercado, de automóveis com defeitos ou avarias sem avisar a quem se interessar pelo veículo, que acaba pagando mais do que o automóvel realmente vale.

Por isso, é essencial entender como não cair em golpes de financiamento de veículos. Outro tipo de fraude é a que usa boletos e tenta desviar valores de quem já financiou um carro ou moto e vai pagar o boleto da prestação.

O canal do Banco PAN no YouTube mostra como não cair no golpe do boleto de veículos falsos:

COMO FUNCIONA O GOLPE DO FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS?

Em golpes com boleto em financiamento de veículos, criminosos criam documentos falsos para tentar se passar pelas instituições financeiras em que as vítimas possuem ou nas quais desejam fazer financiamentos reais.

Isso quer dizer que são emitidos boletos falsos para que a vítima pague o documento e acabe, sem saber que o está fazendo, enviando dinheiro para os fraudadores.

Esse tipo de falsificação pode acontecer após um anúncio falso quanto com quem já fechou negócio com um banco ou instituição verdadeira e recebe, por e-mail por exemplo, um boleto falso criado pelos criminosos.

Existe a chance de tentarem aplicar esse golpe ao oferecer descontos pela quitação antecipada do financiamento de veículos. A vítima, interessada em antecipar o pagamento e conseguir descontos, pode cair no golpe e pagar o boleto falso.

Além de enviar dinheiro para criminosos por engano, a prestação do financiamento de veículo continuará em aberto e, caso não seja paga, pode acarretar juros e multas pelo atraso. Por isso, o prejuízo causado por golpes com boletos é grande e deve ser evitado.

COMO EVITAR CAIR NO GOLPE DO BOLETO DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS?    

Uma medida importante para escapar da fraude do boleto é sempre conferir se o documento pertence, de fato, ao banco no qual o financiamento foi ou será realizado.

No caso do Banco PAN, o documento sempre possui o número 623 no início da sequência numérica do boleto. Esse é o código do Banco PAN e indica que o boleto realmente pertence à instituição e, por isso, o valor do pagamento vai para o banco.

Outra numeração usada pelo Banco PAN no início dos dígitos de boletos é o 104, que é o código da Caixa e também pode ser usado em boletos. Logo, caso receba um em nome do PAN, observe se a sequência de números começa com 623 ou 104.

Também é bom sempre checar o nome da instituição beneficiária ou beneficiário, pois se não for aquela na qual o financiamento de veículo foi feito, provavelmente trata-se de um boleto falso. Essa informação está no boleto ou no comprovante prévio de pagamento.

Se o documento tiver erros de português, manchas ou outras marcas que prejudiquem a leitura de dados, desconfie, pois pode ser um documento fraudulento. Comparar com os boletos anteriores ajuda a encontrar diferenças e, com isso, evitar pagar boletos falsos.

Outra medida que ajuda a evitar fraudes é usar o validador de boletos do PAN, dentro das opções de Serviços Online. Por meio dele, você consegue conferir se um documento foi realmente emitido pelo PAN ou pela Caixa.

Para terminar, sempre desconfie de e-mails, mensagens em redes sociais, mensagens de texto ou outros contatos desconhecidos que enviem links ou anexos com boletos. Se você não reconhecer o remetente, evite abrir a mensagem e mais ainda clicar em algum link.

 

Além da fraude do boleto de financiamento de veículo, é importante tomar cuidado com outros tipos de golpes que podem prejudicar o seu orçamento. Um deles é o phishing. Saiba mais sobre essa fraude eletrônica e entenda como evitar.