O que você vai ler neste artigo:

1 milhão ainda estão na malha fina do IR. Saiba o que fazer nesses casos

Ao todo, 600 mil contribuintes precisam sanar pendências referentes a 2021, e outros 400 mil, de anos anteriores

ARTIGOS

 • 

6min. de leitura

 • 

18.02.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

*Texto atualizado em 25.02.2022

A Receita Federal informou que cerca de 1 milhão de contribuintes ainda estão na chamada “malha fina” do Imposto de Renda. Destes, 600 mil ainda precisam regularizar suas declarações do IR de 2021.

Os outros 400 mil são contribuintes que têm pendências na declaração do Imposto de Renda de exercícios anteriores e, da mesma forma, também precisam regularizar a situação com a Receita.

Esses dados sobre as declarações de IR na malha fina ou malha fiscal foram levantados pelo órgão federal a pedido do Blog Amigo do Dinheiro.

No entanto, apesar dessas pendências de exercícios anteriores, esses contribuintes podem fazer normalmente a declaração de Imposto de Renda deste ano, referente ao ano-base de 2021, segundo informou a Receita.

Pelo contrário. Os contribuintes devem declarar o Imposto de Renda em 2022, mesmo com pendências anteriores. Uma coisa não interfere na outra.

prazo de entrega do Imposto de Renda 2022 foi definido pela Receita Federal. Ele vai de 7 de março até 29 de abril. Nos últimos 2 anos, ocorreram prorrogações no prazo de entrega da declaração em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mas não há garantia de que isso vá se repetir neste ano

SAIBA O QUE FAZER SE VOCÊ CAIU NA MALHA FINA

Se você é um desses contribuintes que estão na malha fina, não há motivo para se desesperar.

A Receita pode colocar seu nome nessa malha fiscal por alguns motivos: rendimentos que não foram declarados, dados cadastrais incorretos ou informações erradas sobre valores.

Há 2 caminhos possíveis para resolver esse impasse. Veja abaixo.

1.Se há informações incorretas ou incompletas

Você deve fazer uma retificação da sua declaração de Imposto de Renda. É possível fazer isso no site da Receita Federal, exatamente no mesmo endereço em que enviou a declaração.

2.Outros tipos de pendências 

Há casos em que suas informações podem estar corretas e, mesmo assim, a Receita Federal reteve sua declaração.

Neste caso, você tem que aguardar para receber o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal para mostrar os documentos que comprovem que as informações estão mesmo corretas. Você ainda pode agendar um atendimento na área “Meu Imposto de Renda”.

SAIBA CONSULTAR SE VOCÊ CAIU NA MALHA FINA

Para saber se alguma de suas declarações foram retidas pela Receita Federal, na chamada malha fiscal ou malha fina, ou ainda se ela está em processamento, sem irregularidades, siga o passo a passo, abaixo.

1) Você precisará fazer uma consulta no portal e-CAC, no site da Receita Federal, o centro de atendimento virtual da Receita Federal. É preciso ter senha de acesso;

2) Se você já tiver senha, é só informar. Quem ainda não tem senha e código precisa criá-los. Para criar, é preciso informar os recibos do IR de 2020 e 2021. Quem declarou pela 1ª vez neste ano só precisa informar o recibo deste ano. Outro caminho é usar a senha do portal gov.br;

3) No e-CAC, o contribuinte precisa acessar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, do lado esquerdo da tela. Fica na aba “Serviços em Destaque”;

4) Na próxima página, aparecerão em cima, da esquerda para a direita, os anos e as situações das declarações;

5) Se estiver tudo certo, aparecerá “Em fila de restituição”. Isso quer dizer que o contribuinte não caiu na malha fina e receberá a restituição conforme calendário da Receita;

6) Quando há erros, a Receita informa ao trabalhador qual o motivo de a declaração ter caído na malha fina. Para receber a restituição, é preciso corrigir o erro.

Para já começar a se preparar para prestar contas ao leão neste ano, veja 9 mitos e verdades da declaração do Imposto de Renda.

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSIMPOSTO DE RENDA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: