O que você vai ler neste artigo:

Quem pensa em abrir uma conta digital pode ficar em dúvida se esse recurso é uma conta poupança digital ou conta corrente. Existem diferentes opções no mercado e cada uma delas oferece diversas funcionalidades.

Para escolher aquela que tem os recursos ideais para o que você precisa, é importante entender as diferenças entre as contas bancárias tradicionais e digitais e se a opção digital é uma conta corrente ou poupança.

O QUE É CONTA DIGITAL?

As contas digitais são contas bancárias de pagamento que podem ser abertas e utilizadas para tudo o que é necessário fazer com o nosso dinheiro, só que de maneira totalmente online, ao contrário das contas tradicionais.

Isso significa que dá para abrir, fazer transações e obter recursos financeiros de forma digital. No caso das contas tradicionais, geralmente é necessário ir até uma agência bancária, entregar papéis e assinar presencialmente formulários para a abertura de conta ou para obter recursos como empréstimos.

Pela internet ou aplicativo no celular, é possível fazer depósitos, pagar boletos, realizar transferências, fazer PIX, solicitar cartão de crédito e empréstimos ou mesmo encerrar a conta caso ela seja digital.

E, assim como as contas tradicionais, também é possível usar recursos como a poupança nas contas digitais, caso ela ofereça essa opção.

O QUE É CONTA POUPANÇA?

Uma conta poupança, também chamada de caderneta de poupança, também é uma conta bancária, só que ela tem um objetivo específico: guardar dinheiro. Logo, ela não prevê o mesmo uso que as contas correntes digitais ou tradicionais.

Por isso, geralmente, o uso da conta poupança é restrito e permite apenas aplicações, resgates de valores e visualizações de saldo. Tudo depende do que o banco em que você quer abrir a poupança oferece nessa modalidade de conta.

A caderneta de poupança é um tipo de investimento no qual coloca-se dinheiro e, posteriormente, é pago um rendimento em cima dessa aplicação. Ela é de renda fixa, o que significa que quem coloca dinheiro sabe qual será o rendimento.

O dinheiro colocado em conta poupança é usado pelo banco como um empréstimo e, em troca, são pagos juros para quem investe. Além disso, sua liquidez é diária, então é possível retirar o dinheiro aplicado a qualquer momento.

O aniversário da poupança é de 30 dias. Isso significa que os rendimentos são pagos sempre que o dinheiro permanecer aplicado durante esse período. Logo, quem retira o valor antes do aniversário não receberá os juros.

Por fim, não existem taxas ou impostos como o Imposto de Renda sobre o rendimento dos valores aplicados na poupança.

DIFERENÇAS ENTRE A CONTA CORRENTE E A CONTA POUPANÇA DIGITAL

  1. A conta poupança é mais restrita

A conta poupança não permite pagamento de salário e, geralmente, não conta com a possibilidade de pedir cartão de crédito ou empréstimos. Logo, ela é mais restrita do que uma conta corrente, seja ela digital ou tradicional, que tem mais funções e produtos associados disponíveis.

  1. A conta corrente tem diversas funções

Como vimos, a conta corrente pode ser digital ou não. Em todos os casos, ela oferece mais funções, produtos e serviços do que a conta poupança. É possível pedir portabilidade de salário, solicitar empréstimos, usar cartão de crédito e débito, acessar cheque especial e muito mais com a conta corrente, ao contrário da conta poupança.

Entre os recursos disponíveis nas contas digitais, também está a poupança. Dá para abrir uma conta corrente de maneira digital e, entre os serviços oferecidos, utilizar a caderneta de poupança, caso o banco ofereça essa opção.

Na conta digital do PAN, existe a possibilidade de guardar dinheiro a partir de R$ 5,00 e aproveitar rendimentos superiores ao da poupança tradicional. Esse recurso é chamado PoupaPAN.

CONTA DIGITAL É CONTA CORRENTE OU CONTA POUPANÇA?

Para resumir, a conta digital pode oferecer tanto serviços apenas relacionados a uma conta corrente quanto a uma caderneta de poupança. Por isso, é importante conferir todos os recursos e as vantagens que a conta digital possui.

Nem toda conta digital é poupança e nem toda conta poupança é digital. Logo, é bom sempre observar se a conta corrente que você deseja abrir é tradicional ou digital e, também, se ela oferece a opção de poupança ou não.

 

Depois de entender o que é a conta digital, a conta corrente e a conta poupança digital, que tal aproveitar os benefícios desse tipo de conta de pagamento? Abra a sua conta no Banco PAN!