O que você vai ler neste artigo:

A segurança é um aspecto muito importante para quem usa cartões, pois trata-se de um meio de pagamento que, se cair em mãos erradas, pode trazer grandes prejuízos financeiros. Um item que ajuda a deixar esse recurso mais seguro é o CVV do cartão de crédito e de débito.

Entender o que é o CVV, para que ele serve e como localizá-lo em cartões ajuda em diversos momentos, como durante as compras online. Isso porque é comum que o CVV seja solicitado em formulários de sites, por exemplo.

Também é essencial que você nunca compartilhe informações de cartões de crédito ou débito com ninguém, especialmente o CVV e outros números e dados que estão impressos no cartão, pois tudo isso pode ser usado para fazer compras sem sua autorização.

O QUE SIGNIFICA O CVV DO CARTÃO DE CRÉDITO?

CVV é a sigla para card verification value, ou valor de verificação de cartão em tradução livre. Ele é um código de segurança que está em qualquer cartão de crédito e débito. 

Esse código é um recurso adicional de segurança para que uma transação seja feita de maneira segura, sem a exigência de inserir a senha do recurso.

Além de dispensar a necessidade da senha do cartão, que é uma informação pessoal e que não deve ser repassada para ninguém, o código de segurança contribui para que apenas quem está com o cartão em mãos possa efetuar uma compra online, por exemplo.

Algumas empresas de bandeiras de cartões trazem outro nome para esse código, que é CVC, card validation code, ou código de verificação do cartão.

PARA QUE SERVE O CVV DO CARTÃO DE CRÉDITO?

O CVV serve para aumentar a segurança de transações com cartões de crédito ou débito que permitem inserir informações desses meios de pagamento para finalizar compras ou contratação de serviços, ou seja, é um recurso adicional para que as informações do cartão estejam sempre seguras.

Por isso, o CVV é uma maneira de diminuir as chances de fraudes no cartão, pois apenas com o número do código será possível concluir compras em lojas virtuais. Isso porque esse dado sempre é solicitado em formulários ou páginas de compra. 

Além do número do cartão, nome do titular e data de vencimento, é necessário informar o código de segurança do cartão para finalizar a compra. Ele substitui a senha que é usada, por exemplo, em estabelecimentos físicos, nas maquininhas de cartão.

Para que você não precise informar a sua senha para a loja online na qual está fazendo a compra, é utilizado o CVV. Essa numeração não aparece em nenhum outro local além do cartão físico ou no cartão de crédito virtual.

Porém, mesmo com essa camada a mais de segurança, é essencial adotar medidas que protegem os dados dos seus cartões, entre eles o CVV:

  • Jamais empreste o seu cartão para alguém;

  • Não tire fotos nem publique imagens da frente e do verso do cartão;

  • Não anote as informações do cartão em nenhum local;

  • Não informe dados do cartão por redes sociais ou conversas em aplicativos;

  • Quando usar o cartão físico, evite máquinas quebradas, pois pode ser fraude;

  • Observe se o site de compra é realmente seguro;

  • Caso seja vítima de furto ou roubo, bloqueie imediatamente os seus cartões.

ONDE FICA O CVV DO CARTÃO DE CRÉDITO?

Nos cartões físicos, o CVV está, geralmente, localizado no verso do cartão, acompanhado ou não de outros dados como a numeração, nome do titular e data de validade. Além disso, é comum que o código seja composto por 3 dígitos.

Ele não vem em relevo, como a numeração do cartão, mas sim impresso.

E onde fica o CVV do cartão de crédito virtual?

Já no caso de cartões de crédito virtuais, que são gerados de maneira totalmente eletrônica por meio de aplicativos ou sistemas do banco, o CVV costuma estar na mesma tela em que são apresentadas as demais informações do cartão.

É importante destacar que, de forma geral, o CVV do cartão virtual é diferente do cartão físico. Em casos de cartões virtuais temporários, disponíveis em algumas instituições, o código de segurança é alterado a cada geração virtual de cartão.

 

Depois de entender o que é o CVV de um cartão, qual sua utilidade e onde localizar, que tal solicitar um cartão de crédito com limite maior? Essa é uma alternativa para quem precisa de mais crédito para as compras. Descubra como conseguir um cartão com limite alto.