O que você vai ler neste artigo:

3 tarifas bancárias de que você está livre na conta digital

Chega de pagar pra ter conta em banco! Livre-se de tarifas com a conta digital

ARTIGOS

 • 

9min. de leitura

 • 

20.08.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

*Atualizado em 12/01/2023

As contas digitais são uma alternativa interessante para quem deseja abrir sua conta no banco, mas não quer pagar uma série de taxas que bancos tradicionais cobram dos correntistas. Isso porque, na maioria dessas instituições, várias tarifas não são cobradas na conta digital.

Ao contrário de outras instituições, os bancos digitais não precisam de agência física e tudo pode acontecer online, pelo aplicativo ou site do banco. Por conta disso, eles, em geral, não cobram tarifas que as instituições tradicionais debitam da conta dos clientes.

O QUE É BANCO DIGITAL

O banco digital é uma instituição que oferece produtos e serviços principalmente por plataformas digitais, como sites e aplicativos. Eles não têm agências.

Seus clientes podem realizar todas as transações — desde a abertura da conta, passando por pagamentos, transferências e investimentos, por exemplo — de forma online.

A diferença dele para um banco tradicional que oferece serviços pela internet é que o último possui agências físicas e há serviços que precisam ser realizados nelas.

Além disso, em geral, as tarifas são mais baixas ou sequer cobradas em bancos digitais.

O QUE É CONTA DIGITAL MESMO?

A conta digital é uma conta corrente que permite abertura, controle e encerramento de forma eletrônica. Tudo acontece pela internet — seja no aplicativo do banco no celular ou no site —, sem precisar ir até uma agência física pra mexer na conta.

As contas digitais permitem pagamento de contas, transferências de recursos e uma série de outras funções de maneira online. Algumas delas também oferecem canais de atendimento que dispensam a necessidade de um gerente para a conta, por exemplo.

QUANDO SURGIRAM BANCOS E CONTAS DIGITAIS

Em 2016, a resolução 4.480/16 do Banco Central (Bacen) autorizou que contas correntes fossem abertas e encerradas de maneira totalmente digital, sem necessidade da presença física do cliente.

Essa norma marcou o início das contas digitais e, com isso, dos bancos digitais no País.

QUAL BANCO DIGITAL NÃO TEM TAXA

Como dissemos, uma das principais vantagens dos bancos digitais é que eles cobram menos taxas do que os tradicionais. E que as tarifas, quando existem, são em geral mais baixas.

Mas isso varia de uma instituição para outra. Então, quando for abrir sua conta, pesquise para encontrar aquela que tem as melhores condições para você.

No PAN, por exemplo, a conta digital é gratuita e dá direito a um pacote de transações mensais sem cobrança.

Assim como no caso das tarifas, saber qual o melhor banco digital depende das suas necessidades e dos produtos e serviços que procura. Cada consumidor tem um perfil diferente e uma instituição que é boa para um pode não ter todos os serviços que outro procura. 

TARIFAS QUE A CONTA DIGITAL PAN NÃO COBRA

Mulher sorri enquanto usa celular sentada em sofá de sala de estar. A mulher é branca, tem cabelo longo ondulado e veste blusa manga comprida amarela.

Veja tarifas que você não paga na conta digital do Banco PAN:

  1. Abertura de conta

Imagina que, além de todo o trabalho para levar papéis para uma agência física, o banco tradicional pode querer cobrar pela abertura da sua conta? Alguns pedem um depósito inicial para liberar a abertura.

Com a conta digital do PAN, não é necessário pagar absolutamente nada para abrir a sua conta. Além disso, tudo é feito à distância, pela internet, usando o aplicativo do banco no seu celular ou pelo site da instituição.

  1. Manutenção de conta

Bancos tradicionais cobram uma tarifa de manutenção de conta de clientes. Isso acontece porque agências, gerentes de contas e outros recursos dessas instituições são parte considerável de seus custos de operação.

No PAN, você não precisa pagar todo mês por uma taxa de manutenção. Ela fica aberta de maneira gratuita, para você movimentar como quiser.

  1. Transações diversas

Instituições tradicionais, em muitos casos, cobram por transações como saques, TEDs e depósitos. Tudo isso pode pesar no bolso e fazer o dinheiro ir embora da conta sem você perceber.

Na conta digital PAN, é possível fazer saques, TEDs, depósitos por boleto, pagamentos, PIX ilimitados e várias outras transações sem pagar nada por isso! 

Mesmo que o Banco Central estabeleça que os bancos devem oferecer um pacote de serviços essenciais gratuito para os clientes, ele é limitado e pode não ser adequado para tudo o que você precisa.

Na conta digital, são muito maiores as possibilidades de fazer transações sem sofrer com tarifas que podem ser cobradas pelos bancos tradicionais.

OUTROS BENEFÍCIOS DA CONTA DIGITAL

A conta digital é segura e você pode deixar o seu dinheiro nela sem medo. Afinal, os bancos digitais também respeitam as mesmas diretrizes que o Bacen estabelece para as instituições tradicionais. 

Além disso, a criptografia é uma tecnologia muito utilizada nas contas digitais justamente para proteger correntistas e impedir que criminosos possam ler ou utilizar dados bancários para fins ilícitos.

Também é possível abrir conta digital mesmo sem emprego. Como não há restrição relacionada à atividade de trabalho para abertura de conta, mesmo quem está desempregado pode abrir sua conta e aproveitar as vantagens desse recurso.

A conta digital ainda permite acessar linhas de crédito que fazem a diferença no orçamento e dão aquele gás para realizar sonhos e objetivos que dependem de dinheiro para acontecer. Muitas contas trazem cartão de crédito pré-aprovado, por exemplo.

No Banco PAN, você pode abrir sua conta digital e acessar uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Cartão de crédito sem anuidade;

  • Descontos em lojas, drogarias e restaurantes parceiros;

  • Limite emergencial.

COMO ABRIR SUA CONTA E SE LIVRAR DE TARIFAS?

Mulher sorri ao usar celular. Ela tem cabelo liso castanho e veste blusa alaranjada. Ao lado esquerdo, uma tela de celular mostra o aplicativo da conta digital do Banco PAN

É muito fácil abrir sua conta digital no Banco PAN. São 3 passos:

  1. Baixe o app no celular (seja pela loja do Google ou Apple, seja pelo QR Code nesta página);

  2. Informe seus dados pessoais e siga as instruções da página;

  3. Acesse seu e-mail, veja o convite para criação da conta e siga as instruções da mensagem para finalizar o processo.

Vale lembrar que só é permitido abrir uma conta digital por CPF e que alguns serviços, como empréstimo pessoal, podem ter cobrança de taxas. Por isso, vale a pena ler todas as condições da conta antes de abrir a sua.

Quer uma conta digital completa, 100% grátis e cheia de vantagens? Abra a sua no Conta Digital gratuita PAN!

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTA DIGITALCONTROLE SEUS GASTOS

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: