Posso abrir uma conta digital mesmo sem emprego?

Abrir uma conta digital mesmo desempregado pode ser positivo para as finanças

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

 

É possível abrir uma conta digital mesmo desempregado? Essa dúvida pode ficar mais frequente em uma situação como a atual, em que 14,8 milhões de brasileiros estão à procura de um emprego - segundo dado divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) relativo a abril de 2021.

Isso acontece porque ainda existe aquele medo de que as instituições financeiras não aceitem como clientes quem perdeu renda. Por isso, muitas pessoas até querem abrir a sua conta digital, mas acabam nem tentando quando estão sem emprego.

Porém, vamos mostrar que é possível abrir conta digital mesmo sem emprego e que fazer isso pode ser uma boa opção para colocar as finanças nos trilhos e, principalmente, para fazer um bom planejamento financeiro.

Abrir conta digital sem emprego é possível?

foto de mulher olhando com atenção para cartão de crédito enquanto usa notebook, sentada em sofá. A mulher é branca, tem cabelo liso preso para trás e veste camiseta manga curta cinza, e está em sala de estar.

Sim, é possível abrir a sua conta digital, mesmo que você esteja sem emprego. Afinal, não há nenhum impedimento ou restrição a alguém que está desempregado para abrir qualquer tipo de conta, seja ela digital ou tradicional.

As restrições que podem ocorrer com pessoas desempregadas não são para abrir conta, mas sim para obtenção de crédito. Alguns bancos podem não fornecer cartão de crédito para quem não possui renda. Em outros casos, o cartão é liberado, mas com limite menor.

Além disso, a conta digital para quem está desempregado tem as mesmas funcionalidades da conta de qualquer outro tipo de cliente. Por isso, todos os serviços e vantagens da conta digital também estão disponíveis para desempregados. É possível:

  • Abrir a conta de qualquer lugar, basta usar celular ou computador;

  • Enviar os documentos necessários para abrir a conta de forma online;

  • Aproveitar a gratuidade que as contas digitais oferecem;

  • Fazer saques e depósitos gratuitos todo mês;

  • Falar com o banco por meio de canais digitais, sem precisar de gerente;

  • Realizar transações como pagamento de boletos, compras, transferências ou PIX;

  • Receber dinheiro na sua conta digital, inclusive o salário do seu próximo emprego.

Além disso, também é possível contar com cartões de débito e crédito ao abrir uma conta digital. Para isso, verifique as condições de abertura de conta, principalmente se a instituição libera cartão de crédito para quem não possui emprego formal.

Como abrir uma conta digital

Para abrir uma conta digital, basta baixar no celular o aplicativo do banco no qual você deseja ter conta, ou acessar o site do banco e escolher a opção de abertura de conta. Ou seja, não é preciso ir pessoalmente até uma agência física.

No caso do Banco PAN, você pode acessar a página da conta digital e usar o formulário à direita para a abertura da conta. Lá também está um QR Code para baixar o app do banco no celular, basta apontar a câmera do smartphone ou usar um aplicativo específico.

Ainda é possível procurar pelo app do banco que você deseja abrir a conta nas lojas de aplicativos, como Google Play Store e App Store.

Por que abrir uma conta digital?

homem e mulher olham para papéis de contas com atenção, sentados em mesa de cozinha. O homem é branco, tem cabelos lisos e barba por fazer e veste camiseta cinza. Ela é negra, tem cabelo cacheado preso para trás e veste regata laranja.

A conta digital é uma boa alternativa para quem está sem renda por diferentes motivos. Um deles é que esse tipo de conta possui menos taxas e tarifas quando comparada com o tipo de conta tradicional. Taxa de manutenção, por exemplo, não existe na conta digital.

Essa é uma ótima notícia não apenas para quem não quer gastar, mas principalmente para quem perdeu renda e precisa economizar ao máximo. Por isso, abrir uma conta digital ajuda quem está sem emprego a acessar serviços financeiros sem pagar caro por eles.

Outra vantagem da conta digital é que ela permite controlar melhor a grana que entra e sai do seu bolso. Pelo aplicativo do celular dá para ver todas as entradas e saídas de recursos da sua conta digital. Assim, você saberá quais são suas despesas e suas fontes de ganhos.

O controle de gastos é essencial para quem está desempregado. Isso porque, muitas vezes, quem vive uma situação assim precisa levantar uma renda extra com trabalhos eventuais, como bicos, e controlar esse dinheiro é fundamental para pagar as contas. 

Falando em dinheiro, quem perdeu o emprego pode ter direito ao seguro-desemprego. As parcelas do benefício podem ser depositadas em uma conta bancária indicada pelo beneficiário, caso ele assim deseje.

Por que não indicar a sua conta digital para o recebimento desses recursos? Dessa forma, você não precisa se deslocar até casas lotéricas ou agências da Caixa para receber as parcelas do seguro-desemprego. O dinheiro cai na sua conta digital e você pode usá-lo da forma como desejar!

Caso você tenha perdido o emprego recentemente, pode aproveitar os recursos do seguro-desemprego para aproveitar esse auxílio temporário para quem perdeu a fonte de renda. Veja o passo a passo para dar entrada no seguro-desemprego!