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Conheça 5 formas de como divulgar seu negócio

Para manter as vendas e alcançar mais clientes, é fundamental saber como divulgar sua empresa por aí

ARTIGOS

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8min. de leitura

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05.01.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

Uma dúvida comum de quem acabou de abrir uma empresa ou já empreende tem relação a formas de como divulgar o negócio. Afinal, se ninguém conhecer o que você faz, será bem difícil atrair e manter uma clientela fiel que adquira seus produtos ou contrate serviços.

E não se engane: a divulgação de uma empresa não precisa ser cara nem envolver publicidade em televisão ou outdoor. É possível usar a tecnologia a favor do seu empreendimento e alcançar muito mais pessoas do que antes.

Além disso, muitos tipos de divulgação não custam nada para a empresa, basta fazer um bom planejamento. Ao mesmo tempo, em alguns casos é bom investir um pouco de dinheiro nas soluções de divulgação, mas você escolhe o quanto deseja aplicar.

5 MANEIRAS DE DIVULGAR O SEU NEGÓCIO

  1. Redes sociais

As redes sociais são um ótimo recurso para quem empreende usar como divulgação do negócio. Por isso, criar páginas para a sua empresa nas principais redes é uma maneira de publicar conteúdos em texto, vídeo e foto que tornem a marca conhecida.

Além disso, é possível usar aplicativos de mensagens não só para divulgação de promoções e ofertas de produtos e serviços, como também para atender quem se interessar pelo negócio.

O WhatsApp, por exemplo, pode ser bem útil para essa divulgação e atendimento. Isso porque ele está no celulares de milhões de pessoas no Brasil. Uma pesquisa da empresa Opinion Box indica que:

  • 96% das pessoas com smartphone no país têm o WhatsApp instalado;

  • 88% usam o aplicativo de mensagens instantâneas todos os dias;

  • 76% falam com empresas pelo aplicativo e 52% compram produtos.

  • Loja online

foto de um homem branco de cabelos pretos e camiseta marrom escrevendo em papel sobre mesa clara com papéis, computador, pacotes e máquina de cartão. Ao fundo, paredes brancas e porta cinza

Pode ser que ainda não exista um site ou loja virtual para o seu empreendimento e até dá para começar a vender apenas por páginas em redes sociais ou presencialmente. Porém, vender online pode fazer muita diferença para o sucesso da empresa.

Números não faltam para justificar a criação de uma loja online:

  • Ela ajuda em épocas festivas. No Natal de 2021, por exemplo, 45% tinham intenção de fazer compras pela internet, segundo estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com a Offer Wise Pesquisas;

  • Muita gente compra pela internet. Só no caso de produtos usados, 33% das pessoas entrevistadas em pesquisa da CNDL e do SPC Brasil com o Sebrae disseram que compraram usados entre agosto de 2020 e agosto de 2021;

  • A internet está presente inclusive entre grupos com poder de compra menor. 64% das classes D e E possuem acesso à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios. No total de lares brasileiros, a internet está em 83%.

Por isso, dedique algum tempo para criar sua loja online. Existem algumas ferramentas que ajudam na criação de uma página, como o Wix ou WordPress. Outra possibilidade é usar o marketplace, uma espécie de shopping virtual para conectar seu negócio com clientes.

Mobilizar seguidores de redes sociais ou contatos para divulgar a empresa é uma maneira de tornar a sua marca conhecida. Muitos negócios oferecem cupons de desconto ou sorteiam produtos para quem curte e compartilha publicações nas páginas oficiais.

Por isso, sempre procure engajar amigos, familiares e quem já está seguindo a empresa nas redes sociais para que atraiam mais pessoas para esses canais. Quanto mais seguidores, mais gente visualizando as ofertas. Isso aumenta as chances de fechar vendas.

  1. Faça parceria com outras empresas e marcas

Fechar parcerias com outras empresas é uma alternativa interessante para que o seu negócio seja divulgado. Isso porque pode existir outra loja ou prestadora de serviço que atende a um público parecido com o que você quer atingir.

Imagine que uma oficina mecânica deseja atrair mais clientes. Ela pode fechar uma parceria com uma borracharia que está próxima e tem atividade maior nas redes sociais. Assim, quem trocar o pneu pode aproveitar e fazer uma revisão na oficina, por exemplo.

O inverso também vale: a oficina pode indicar a borracharia para clientes. É possível até fechar descontos exclusivos para quem informar que recebeu indicação na loja parceira. Isso ajuda os 2 estabelecimentos na divulgação do negócio.

  1. Ofereça conteúdos sobre temas de interesse de clientes

Uma tática que pode ajudar na divulgação do seu negócio é a aquisição de leads, tática usada para obter o contato direto de pessoas que se interessaram por algum conteúdo da sua empresa 

Por exemplo: uma loja de venda de roupas pela internet cria um blog em que fala sobre dicas de moda, estilo, vestuário etc. Em vez de atrair apenas pessoas que leem os conteúdos, a loja quer obter o e-mail ou número de telefone desse público em potencial.

Afinal, as pessoas estão interessadas no assunto e podem se interessar também pelos produtos que a loja vende. Para conseguir esse contato, a loja lança em seu blog um e-book com uma lista de dicas de moda.

Para baixar o material, a pessoa precisa informar seus dados de contato e autorizar que a empresa envie comunicações sobre novas ofertas e promoções. Com isso, a loja de roupas poderá falar com clientes por e-mail, SMS ou mensagens em aplicativos de mensagens.

Isso aumenta as chances de tornar um negócio conhecido e, principalmente, de aumentar as vendas.

Outra forma de fazer uma boa propaganda do seu negócio e divulgá-lo para cada vez mais pessoas é aceitar várias formas de pagamento. Para te ajudar nessa, é possível adquirir a maquininha de cartão do Banco PAN. Saiba como a Turbo PAN ajuda seu negócio.

 

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